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Felipe Drugovich coloca nome na história conquistando título da F2 em 2022, durante prova Sprint na Itália

Mesmo não completando a corrida, Felipe Drugovich celebra título com três provas de antecedência, em uma temporada irretocável na Itália

Felipe Drugovich conquistou o título da Fórmula 2 neste sábado (10) em Monza, em uma das pistas mais icônicas do calendário. O início do fim de semana começou de forma dramática, o piloto brasileiro foi punido após a classificação e começando do meio do pelotão, abandonou a prova ainda na primeira prova após um toque com Amaury Cordeel.

A prova seguiu, pois era necessário saber em qual posição Théo Pourchaire finalizaria a prova, o francês começou escalando o pelotão, mas por conta de alguns incidentes, não chegou na marca necessária para conquistar os pontos que eram necessários para atrasar a festa do Brasil até amanhã.

Drugovich conquista o título com cinco vitórias, 233 pontos e três provas de antecedência para o encerramento do Campeonato. O piloto brasileiro fez um bom uso da rodada tripla para somar pontos importantes e antecipar a celebração para o fim de semana na Itália, antes da Fórmula 2 realizar uma pausa.

A prova deste sábado contou com vitória de Jüri Vips, dividindo o pódio com Frederik Vesti e Jehan Daruvala.

Ainda na zona de pontuação tivemos Logan Sargeant ocupando a quarta posição, acompanhado por Richard Verschoor. Liam Lawson foi o sexto colocado, com Jehan Daruvala e David Beckmann.

A corrida neste sábado foi intensa, com boas disputas, principalmente pelos pilotos não fugirem da zona do DRS e por conta da proximidade, as lutas ocorreram até a linha de chegada.

Saiba como foi a corrida Sprint da Fórmula 2 em Monza

Felipe Drugovich largou neste sábado com a possibilidade de se tornar campeão na primeira prova deste fim de semana. O brasileiro perdeu cinco posições no grid de largada, por ter ignorado as bandeiras amarelas pouco depois de Ayumu Iwasa bater no final da classificação em Monza. Drugovich então foi forçado a começar a corrida da décima segunda posição, com Théo Pourchaire logo atrás.

A máxima é que Drugovich não precisava fazer absolutamente nada, mas Théo Pourchaire precisava chegar a zona de pontuação para adiar a comemoração do Brasil.

Na ponta Frederik Vesti, começou a prova da primeira posição, acompanhado por Logan Sargeant, em decorrência da inversão do grid de largada para a disputa da prova Sprint.

Instantes antes da largada, a temperatura na pista estava na casa dos 37.7°C com 27°C no ambiente.

Largada autorizada, Vesti tracionou bem e manter a ponta, mas Sargeant foi engolido pelos adversários, caindo então para a quinta posição. Drugovich saltou para a décima primeira posição, mas instantes depois o brasileiro foi tocado por Amaury Cordeel da Van Amersfoort Racing, depois de uma disputa intensa entre os competidores. Na sequência Caldewell e Calderón provocaram a entrada do Safety Car por conta do incidente desses dois pilotos.

Antes da corrida ser reestabelecida os dez primeiros eram: Vesti, Vips, Iwasa, Daruvala, Sargeant, Verschoor, Armstrong, Doohan, Beckmann e Cordeel. Pourchaire ainda precisava pontuar, por enquanto o título estava indo para o brasileiro, mesmo com Drugovich fora da pista.

Na relargada na volta 4, Vips tratou de assumir a liderança da prova, ultrapassando Vesti. Pourchaire ganhou uma posição ao ultrapassar Sato, mas na sequência o francês se encontrou com Boschung e passou a ser o décimo segundo colocado.

Por conta da proximidade do grid, as disputas eram intensas. Pourchaire ultrapassou Cordeel, mas antes foi tocado pelo adversário. Enzo Fittipaldi aproveitou os mergulhos de Pourchaire para escalar o pelotão, para também conquistar algumas posições no pós-largada.

A prova seguiu e na sétima volta Novalak ficou com a asa dianteira danificada, após um toque com Boschung. Os pilotos retornaram aos boxes para abandonar a corrida na sequência.

Nesta configuração de pista os pilotos não conseguiam fugir da zona de abertura do DRS, desta forma Daruvala realizou a ultrapassagem em Iwasa para assumir a quarta posição. Ainda na décima primeira volta, Iwasa também foi ultrapassado por Sargeant, caindo então para o quinto lugar.

Restando dez voltas para o final, os dez primeiros eram: Vips, Vesti, Daruvala, Sargeant, Iwasa, Armstrong, Verschoor, Doohan, Beckmann e Lawson.

Na décima quarta volta, Iwasa e Verschoor disputavam o quinto lugar, com o piloto da Dams perdendo o controle do carro. No mesmo giro, Pourchaire perdeu algumas posições na pista depois de um duelo travado com Lawson, o incidente foi investigado e o francês foi considerado culpado, recebendo então cinco segundos de punição.

A brigada era intensa, Doohan, Iwasa e Lawson passaram a brigar pela sétima posição. O piloto da Dams caiu para o nono lugar.

Com dezoito volta de 21, os dez primeiros eram: Vips, Vesti, Daruvala, Sargeant, Verschoor, Amstrong, Doohan, Lawson, Iwasa e Beckmann.

Vários pilotos cometeram erro nessa fase final da prova. Armstrong contornou fora do traçado depois de fritar os pneus, mas não devolveu a posição para Doohan, pouco depois Lawson ultrapassou o piloto da UNI-Virtuosi.

Para completar a fase final da corrida, Pourchaire foi ultrapassado por Williams, perdendo mais desempenho do carro ao sujar os pneus.

A prova se encerrou com Vips recebendo a bandeirada na primeira posição depois de começar a corrida do terceiro lugar, superando Logan Sargeant na largada e pouco depois Frederik Vesti.

22 anos depois do título conquistado por Bruno Junqueira na Fórmula 3000, Felipe Drugovich conquista o título na Fórmula 2.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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