AutomobilismoColunistasDestaquesEsportesFórmula EPost
Tendência

Fatos e Estatísticas do e-Prix inaugural de Tóquio

Explorando o e-Prix inaugural de Tóquio: fatos e números relevantes

Tóquio está prestes a entrar no calendário da Fórmula E, trazendo consigo uma nova corrida emocionante. Neste sábado, 30 de março, a Fórmula E fará sua primeira visita ao Japão, marcando a 121ª corrida da história do campeonato. Vamos conferir alguns dos principais números e fatos sobre o E-Prix de Tóquio:

Primeira Corrida no Japão

Esta será a primeira vez que a Fórmula E realiza uma corrida no Japão, tornando-se o 24º país soberano a receber o campeonato mundial da ABB FIA. Além disso, Tóquio será o 34º local diferente a sediar uma corrida da Fórmula E (em breve seguido pelo 35º em Misano). Vale ressaltar que esta será a 27ª corrida da Fórmula E realizada na Ásia.

Tóquio: Uma Cidade de Destaque

Tóquio é a cidade mais a leste onde a Fórmula E já correu, estando 16 fusos horários à frente de Portland, onde a categoria correrá em junho. Com uma população estimada em mais de 39 milhões de pessoas, Tóquio é a maior cidade metropolitana do mundo. Curiosamente, quatro das cinco cidades mais populosas do mundo estão presentes no calendário da 10ª temporada da Fórmula E: Tóquio, Xangai, São Paulo e Cidade do México.

Fonte: Fórmula E

Pilotos Japoneses na Fórmula E

Três pilotos japoneses já competiram na Fórmula E. Takuma Sato e Sakon Yamamoto correram na 1ª temporada, enquanto Kamui Kobayashi competiu na 4ª temporada (embora tenha corrido com licença monegasca). Até o momento, nenhum dos pilotos japoneses conseguiu terminar um E-Prix entre os dez primeiros. No entanto, Takuma Sato marcou dois pontos na Fórmula E como resultado da volta mais rápida no E-Prix de Pequim, na 1ª temporada.

Takuma Sato no ePrix de Beijing – Fonte: Fórmula E

Os pilotos japoneses largaram em cinco corridas da Fórmula E, mas só conseguiram terminar a primeira volta uma vez, com Kobayashi na corrida 1 da temporada 4 em Hong Kong. Takuma Sato e Sakon Yamamoto têm as carreiras mais curtas na Fórmula E, tendo completado apenas 21 voltas cada um, sendo os pilotos que completaram menos voltas na história da categoria.

A Fórmula E na Ásia

O E-Prix de Tóquio será a 27ª corrida da Fórmula E realizada na Ásia, ultrapassando a América do Norte como o segundo continente mais visitado pela categoria. A Europa lidera com 51 corridas realizadas até o momento. Desde o DNS (não largada) de Sebastien Buemi em Diriyah, Lucas di Grassi é o único piloto a ter largado em todas as corridas da Fórmula E na Ásia.

Sam Bird é o piloto que obteve o maior número de vitórias na Ásia, com quatro no total. Já Lucas di Grassi conquistou nove pódios na Ásia, o maior número entre todos os pilotos. No entanto, ele não conquistou um pódio na Ásia desde a visita a Seul na 8ª temporada.

Um total de 14 pilotos conquistaram a pole position na Ásia, com Sebastien Buemi, Jean-Éric Vergne e Oliver Rowland cada um conquistando três poles na região. António Félix da Costa e Sebastien Buemi têm os melhores registros de pontuação nas cidades asiáticas visitadas pela Fórmula E. Da Costa pontuou em sete das oito cidades, enquanto Buemi só não pontuou em Hyderabad na última temporada.

Jaguar na Fórmula E

O E-Prix de Tóquio marcará a 100ª corrida da equipe Jaguar na Fórmula E desde que ingressou no campeonato na temporada 3. Até o momento, a equipe conquistou 13 vitórias, 36 pódios e acumulou 1.139 pontos.

Mitch Evans, que está na Jaguar desde a primeira corrida da equipe na Fórmula E, disputará sua 100ª corrida pela equipe em Tóquio, tornando-se o primeiro piloto a alcançar essa marca por uma única equipe. Nas últimas seis novas corridas da Fórmula E em uma cidade, Nick Cassidy ou Mitch Evans venceram quatro vezes. Será que a dupla da Jaguar conseguirá manter essa sequência em Tóquio?

A Quinta Corrida da Temporada

A quinta corrida da temporada tem sido um ponto de partida forte para Jean-Éric Vergne, que subiu ao pódio em três das últimas quatro temporadas nesta corrida. Ao longo das 10 temporadas da Fórmula E, a rodada 5 foi realizada em nove cidades diferentes. A Cidade do México é a única cidade que sediou a quinta corrida da temporada duas vezes, nas temporadas 2 e 4.

Com esses fatos e estatísticas, estamos ansiosos para ver como será o E-Prix inaugural de Tóquio e quem se sairá bem nessa nova corrida emocionante da Fórmula E.

Programação da Fórmula E – Horários do e-Prix de Tóquio – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo