ColunistasFórmula 1Post

F2: Vips conquista segunda vitória do fim de semana em Baku

As disputas da Fórmula 2 neste fim de semana no Azerbaijão foram eletrizantes, corridas bem disputadas, com diversas ultrapassagens. Na corrida principal realizada neste domingo (06), Jüri Vips obteve a sua segunda vitória do fim de semana, o piloto da Hitech já tinha conquistado uma vitória na segunda prova da Sprint Race do sábado.

Oscar Piastri ficou com a segunda posição e para completar o pódio tivemos Robert Shwartzman que terminou a prova no terceiro lugar, uma dobradinha da Prema.

Com o resultado deste fim de semana Guanyu Zhou permanece na liderança, mas agora conta com 78 pontos, enquanto Oscar Piastri deixa o campeonato mais acirrado com os seus 73 pontos, enquanto Robert Shwartzman surpreende ao assumir o terceiro lugar com os seus 66 pontos, após ter um bom fim de semana e se recuperar no campeonato.

A prova com paradas deu a chance de alguns pilotos se recuperarem. Felipe Drugovich, piloto da UNI-Virtuosi largou da décima primeira posição e terminou a corrida no quarto lugar.

Saiba como foi a corrida Principal da Fórmula 2

Primeiro vamos ao grid, ele foi formado na sexta-feira (04) quando a classificação foi realizada:

Jack Aitken e Matteo Nannini tiveram problemas após a volta de apresentação, desta forma os carros que estavam impossibilitados de largar precisaram retornar para o pit-lane. Aitken conseguiu largar, mas Nannini abandonou a prova. Uma volta da corrida foi discontada por conta da nova volta de apresentação. 

Liam Lawson e Jüri Vips se tocaram na largada e Vips assumiu a liderança. Lawson foi ameaçando por Oscar Piastri e perdeu a segunda posição para o piloto da Prema. Antes do encerramento da primeira volta o Safety Car foi ativo pois Marcus Armstrong bateu no no muro de contenção.

Dan Ticktum tocou Théo Pourchaire que bateu em Armstrong. No segundo giro, por conta da asa danificada, Ticktum precisou passar pelos boxes e realizar a troca, o piloto aproveitou para instalar um novo jogo de pneus e retornar para a pista.

Guilherme Samaria teve o pneu traseiro esquerdo furado e se arrastou para o pit-stop durante a atuação do Safety Car.

A relargada ocorreu na segunda volta, Vips manteve a primeira posição, mas Lawson e Piastri estavam disputando o segundo lugar, o piloto da Hitech conseguiu recuperar a posição perdida. Neste momento Felipe Drugovich foi ultrapassado por Shwartzman, os dois estavam disputando a sétima posição.

Dan Ticktum foi punido pelo incidente com Pourchaire e Armstrong.

Na quinta volta, os dez primeiros eram: Vips, Lawson, Piastri, Boschung, Daruvala, Shwartzman, Zhou, Drugovich, Beckmann e Viscaal.

Lawson também foi punido com dez segundos, mas desta vez por ter fechado Pourchaire em uma manobra de defesa muito complicada na Curva 1.

Dentro da janela de pit-stops Vips foi para os boxes realizar a sua parada obrigatória, enquanto Richard Verschoor tocou na traseira de Viscaal e fez o adversário rodar.

Na volta nove, onde ainda aconteciam paradas, a prova ficou bem intensa, Vips recuperou a posição de Piastri. Zhou também estava disputando espaço na pista, brigando com Beckmann.

Por conta das paradas, algumas ocorrências no pit-lane foram investigadas.

Ticktum tinha realizado uma parada, mas ela não estava na janela e ele teria que parar mais uma vez, desta forma o piloto foi permanecendo na pista. Aitken era o único entre os dez sem parada, mas o que realmente interessava era: Vips na terceira posição, acompanhado por Piastri, Shwartzman, Boschung, Daruvala, Lundgaard e Lawson.

Na volta 14, Piastri foi punido com cinco segundos pelo incidente com Drugovich nos boxes, o piloto da Prema foi liberado quando o brasileiro chegava para realizar a sua parada obrigatória e atrapalhou o piloto da Uni-Virtuosi.

As disputas seguiam e Lawson realizou a ultrapassagem em Jehan Daruvala.

Alessio Deledda estava se arrastando na pista com uma performance bem ruim e ainda tentou dificultar a ultrapassagem de Vips, mas foi punido com um Drive Through por ignorar as bandeiras azuis.

No giro 21, Vips assumiu a segunda posição depois de ultrapassar Aitken que ainda estava devendo a sua parada obrigatória.

Na volta seguinte Ticktum foi para os boxes fazer o seu pit-stop, deixando a liderança da prova e aproveitou para cumprir a punição. O piloto da Carlin retornou na décima primeira posição

Foi na volta 23 que Aitken realizou a sua parada, mas retornou na décima segunda posição, não tendo nenhuma vantagem depois de permanecer tantas voltas entre os primeiros colocados, quando a equipe optou por adiar a sua parada. Mas ele tinha pneus novos e poderia brigar por posições.

Na volta 24, se aproximando do encerramento da prova, os dez primeiros eram: Vips, Piastri, Shwartzman, Drugovich, Boschung, Lawson, Daruvala, Lundgaard, Backmann e Ticktum. O piloto brasileiro assumiu a quarta posição depois de realizar a ultrapassagem em Boschung.

Samaia cometeu um erro e foi para a área de escape, o brasileiro caiu para a décima nona posição – se tornando o último colocado por conta dos abandonos no início da prova.

Durante a volta 26, Ticktum assumiu a oitava posição depois de ultrapassar Lundgaard.

Vips recebeu a bandeira quadriculada, vencendo mais uma prova, acompanhado por Piastri e Shwartzman. Vale dizer que o piloto russo da Prema recuperou bons pontos após está rodada no Azerbaijão e assumiu a terceira posição do campeonato de pilotos. A disputa entre Zhou e Piastri pela liderança do campeonato de pilotos agora fica mais intensa. Vips que era o sétimo colocado, saltou para o quarto lugar no campeonato de construtores.

Drugovich terminou a prova na quarta posição, com a Uni-Virtuosi.

 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo