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F2 – Em corrida marcada por reviravoltas, Jehan Daruvala vence na Itália

Por conta da ação do Safety Car e diversas confusões, Jehan Daruvala surpreende ao encontrar os caminhos para uma vitória na prova principal da Fórmula 2

A corrida da Fórmula 2 foi disputada neste domingo (11) Jehan Daruvala, piloto da Prema Racing conquistou a sua primeira vitória em 2022, se aproveitando de uma corrida maluca e reviravoltas para cruzar a linha de chegada na primeira posição.

A prova foi marcada por uma porção de incidentes, a presença do Safety Car e também a necessidade de uma ativação de bandeira vermelha, para deixar a pista em ordem. Foram essas reviravoltas que contribuíram para o para Daruvala ganhar algumas posições, fazer ultrapassagens e ter a oportunidade de vencer uma prova em 2022.

Frederik Vesti ficou com a segunda posição, acompanhado por Ayumu Iwasa que passou um sufoco nas últimas voltas, se defendendo constantemente das investidas de Enzo Fittipaldi. Dennis Hauger obteve o quinto lugar. David Beckmann foi o sexto colocado, seguido por Felipe Drugovich que precisou realizar uma prova de recuperação e resistir com os pneus macios até o final para conquistar mais uma porção de pontos, agora como Campeão da Fórmula 2.

Amaury Cordeel concluiu a prova como oitavo colocado, acompanhado por Clément Novalak que também fez uma prova tentando salvar alguns pontos, depois de algumas disputas intensas. Richard Verschoor que liderou parte da corrida, fez a sua troca de pneus nas últimas voltas, mas ainda conseguiu o décimo lugar, um ponto pela posição e outro por ter registrado a melhor volta da prova no giro 29.

A Fórmula 2 agora realiza uma pausa, retornando apenas em Abu Dhabi, para a conclusão do Campeonato 2022.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2 

Mesmo com Felipe Drugovich declarado Campeão da temporada 2022 da Fórmula 2 no sábado, a categoria ainda tinha pela frente a prova principal deste domingo para concluir o evento na Itália. Ainda existem outras disputas pelo pelotão que tem até Abu Dhabi para se resolver. Drugovich não terminou a prova do sábado, pois se envolveu em um incidente com Amaury Cordeel, o brasileiro ficou no pit-lane com a equipe, aguardando a conclusão da prova para saber se conquistaria o título no sábado.

Théo Pourchaire precisava quase de um milagre para conquistar os pontos necessários e como não atingiu, não pode atrasar a comemoração dos brasileiros.

Valendo a classificação realizada na sexta-feira, Jack Doohan ganhou o direito de começar a prova da primeira posição, dividindo a primeira fila com Liam Lawson. Marcus Armstrong e Felipe Drugovich dividiram a segunda fila para a largada.

A prova da Fórmula 2 começou com atraso, em decorrência dos problemas enfrentados para o encerramento da corrida principal da Fórmula 3 e decisão do título.

Valendo a classificação realizada na sexta-feira, Jack Doohan ganhou o direito de começar a prova da primeira posição, dividindo a primeira fila com Liam Lawson. Marcus Armstrong e Felipe Drugovich estavam na segunda fila para a largada.

Doohan e Lawson começaram a prova usando os pneus macios, enquanto Drugovich largou com os pneus médios. Doohan que enfrentou problemas antes da volta de formação, largou mal e caiu para a oitava posição. Antes do encerramento da primeira volta, o Safety Car foi acionado por conta de incidentes que ocorreram na largada.

Pourchaire, Guiotto, Boschung e Caldwell se envolveram em um incidente. Pourchaire estava realizando a sua trajetória normal, mas foi tocado por Boschung, que tinha perdido a tangente da curva e estava retornando ao traçado.

Doohan também protagonizou um incidente com Sargeant, os pilotos se tocaram e abandonaram a prova. Hauger foi punido com um drive-through por não ter os pneus instalados em seu carro três minutos antes da largada.

Os dez primeiros eram: Lawson, Drugovich, Armstrong, Verschoor, Iwasa, Vips, Daruvala, Vesti, Sato e Fittipaldi. Beckmann seguiu para os boxes abandonando a décima segunda posição para realizar a substituição dos seus pneus que estavam furados desde a largada.

A limpeza de pista demorou um pouco por conta de todos os carros que precisaram ser removidos. Lawson comandou a relargada ao final da quinta volta, conseguindo defender a ponta. Armstrong se beneficiou da relargada e do uso do vácuo para ultrapassar Drugovich e assumir a segunda posição. Iwasa surpreendeu Vips, mas por ter passado reto devolveu a posição, mas na sequência o piloto da Dams foi ultrapassado por Daruvala.

Tatiana Canderón não participou da prova por conta de ordens médicas, a pilota lidou com um acidente na corrida do sábado.

Na sétima volta o Safety Car foi acionado mais uma vez, pois Williams perdeu o controle do carro depois de ser tocado por Beckmann. Pilotos como Armstrong, Daruvala, Iwasa, Vesti, Fittipaldi, Cordeel, Novalak e Hauger seguiram aos boxes para substituir os pneus, enquanto o carro de segurança cumpria o seu papel na pista.

Lawson permaneceu na liderança, acompanhado por Drugovich e Vips. No giro seguinte Lawson, Drugovich, Vips e Beckmann foram aos boxes na volta seguinte para substituir os pneus e concluir a parada obrigatória, mesmo ainda sendo apenas a nona volta de trinta giros. A direção de prova recuperava a imagem de Armstrong cruzando a pista para entrar nos boxes em uma manobra que não é permitida.

Ainda no nono giro a direção de prova optou pela bandeira vermelha para a remoção do carro de Williams e a necessidade de arrumar a barreira de contenção. Os dez primeiros eram: Verschoor, Sato, Daruvala, Iwasa, Armstrong, Vesti, Novalak, Cordeel, Fittipaldi e Lawson. Drugovich caiu para a décima terceira posição.

O reestabelecimento da prova aconteceu atrás do Safety Car na décima primeira volta, para manter a segurança de todos. Armstrong foi punido com 10 segundos pela forma como entrou nos boxes e ainda foi punido com um stop and go pelo excesso de velocidade no pit-lane.

Vesti e Iwasa trocaram toques, na disputa pela quarta posição, com o piloto da ART levando a melhor. Fittipaldi perseguia Novalak ainda na décima terceira volta, com a briga valendo o sexto lugar. Na sequência Vips tocou em Lawson, fazendo o piloto da Carlin rodar e cair para o décimo terceiro lugar. Neste momento apenas catorze pilotos disputavam a prova.

No giro seguinte, Novalak cometeu um erro e perdeu a posição para Fittipaldi e Iwasa. O piloto da MP Motorsport então passou a se defender as investidas de Vips e mandou o piloto da Hitech para fora da pista. Instantes depois, ainda na décima quinta volta, Vips concluiu a ultrapassagem em Novalak e assumiu o sétimo lugar. Lawson seguiu para os boxes para substituir a asa dianteira.

Os dez primeiros eram: Verschoor, Sato, Daruvala, Vesti, Iwasa, Fittipaldi, Vips, Hauger, Novalak e Beckmann. Diante de todas as confusões, os pilotos ainda permaneciam muito perto, para se manter na batalha com o uso do DRS.  Vips foi punido recebendo também um stop and go pelo incidente com Lawson.

Na volta dezenove, Vesti concluiu a ultrapassagem em Sato, depois do piloto da Virtuosi perder a posição para Daruvala. Iwasa era o quinto colocado, com Fittipaldi colocando pressão no adversário, enquanto também era ameaçado por Hauger. O piloto da Dams tentava se defender como podia, pois não tinha o auxílio do DRS, como os outros competidores.

Os pilotos adentraram nas últimas 10 voltas para o encerramento da prova. Sato precisou realizar mais uma parada, para substituir os seus pneus. O piloto retornou na décima primeira posição.

Iwasa seguia em seu traçado defensivo, fazendo o possível para evitar os ataques do brasileiro. Uma fila se formou atrás do piloto da Dams, que segurava além de Fittipaldi, também Hauger, Beckmann e Cordeel.

Verschoor seguiu para os boxes na volta 25, para substituir os pneus e cumprir a parada obrigatória, o piloto da Trident abandonou a liderança da prova. Daruvala então se tornou o líder da prova. Fittipaldi precisou tomar distância de Iwasa, mas pouco tempo depois recuperou a distância perdida.

Na volta 27 Drugovich realizou a ultrapassagem em Cordeel para assumir a sétima posição, a manobra aconteceu pouco depois do piloto da Van Amersfoort Racing extravasar os limites de pista e sujar os pneus. A equipe negociava Beckmann para o piloto dar passagem à Cordeel, antes de toda essa sequência que prejudicou a inversão de posições entre os companheiros de equipe.

Daruvala recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, com o piloto da Prema conquistando a sua primeira vitória na temporada 2022. Daruvala salvou um terceiro lugar na prova Sprint do sábado, conseguindo um bom resultado em Monza. Vesti e Iwasa dividiram o pódio com o piloto indiano.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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