ColunistasDestaquesFórmula 2Post
Tendência

F2 – Doohan fatura a pole em Abu Dhabi e obtém resultado melhor que os postulantes ao título

O duelo pelo título será acirrado, Vesti conquistou apenas o 9° lugar, enquanto Pourchaire foi o 14° colocado

A batalha pela pole nesta sexta-feira (24) em Abu Dhabi não foi protagonizada pelos postulantes ao título. Jack Doohan foi o mais rápido da classificação e ao anotar 1m35s567 cravou a pole.

Théo Pourchaire, líder do campeonato, não conseguiu se classificar entre os dez primeiros, enquanto o companheiro de equipe, Victor Martins, faturou a segunda posição. Théo começará as provas de sábado e domingo ocupando a décima quarta posição, depois de apresentar um baixo desempenho na atividade que define o grid das duas provas do final de semana.

Frederik Vesti se estabeleceu na nona posição, mas terá o direito de participar da inversão de grid na prova Sprint, desta forma o competidor larga neste sábado ocupando o segundo lugar. Vesti tem um bom caminho para percorrer se desejar o título da temporada, afinal, são 25 pontos separando-o de Théo Pourchaire.

Ayumu Iwasa chegou em Abu Dhabi com a chance de ainda disputar o título, mas precisava faturar todos os pontos do fim de semana, sem conquistar a pole, já está fora do duelo de 2023.

O brasileiro Enzo Fittipaldi foi o décimo colocado, desta forma ganha o direito de começar a corrida do sábado da primeira posição, por conta da inversão do grid.

Victor Martins liderou boa parte da classificação, mas precisou se contentar com o segundo lugar. Kush Maini por sua vez superou Zane Maloney para faturar a terceira posição. Iwasa completou o top-5, acompanhado por Dennis Hauger, Richard Verschoor, Isack Hadjar, Vesti e Fittipaldi.

A Fórmula 2 retorna neste sábado às 9h20 para a disputa da prova Sprint, a última da temporada 2023.

Saiba como foi a classificação da Fórmula 2 em Abu Dhabi

A Fórmula 2 retorna neste fim de semana, depois de uma pausa que foi iniciada em Monza, quando a categoria de base se separou da F1 em decorrência da organização do calendário. Agora os competidores vão mais uma vez estabelecer o duelo pelo título da temporada 2023.

Com a pista quente, os competidores passavam a ocupar o traçado, trabalhando no aquecimento dos seus compostos para estabelecer as melhores voltas no traçado. Os primeiros tempos começaram a surgiu na tabela, Iwasa liderava com a marca de 1m37s181, pouco tempo depois Martins saltou para a ponta com a marca de 1m36s692.

Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Martins, Doohan, Boschung, Maini, Iwasa, Verschoor, Cordeel, Vesti, Stanek e Crawford. Pourchaire que duela pelo título da temporada 2023 era apenas o décimo quarto colocado. Os pilotos permaneceram no traçado para mais uma tentativa de volta rápida com o mesmo conjunto de pneus.

Martins melhorou ainda mais a sua marca, estabelecendo 1m36s351, o competidor da ART Grand Prix era acompanhado por Doohan da Invicta Virtuosi (1m36s402). Kush Maini ficou com a terceira posição ao anotar 1m36s442. Neste momento da sessão, Pourchaire era o décimo terceiro colocado, distante do companheiro de equipe. Vesti por sua vez era o sexto colocado.

Restando 15 minutos para o final, os competidores retornaram aos boxes, para preparar os seus carros antes de uma nova saída. Neste momento os dez primeiros eram: Martins, Doohan, Maini, Verschoor, Iwasa, Vesti, Stanek, Boschung, Hadjar e Crawford.

Nos últimos dez minutos de atividade os competidores retornavam ao traçado com um novo jogo de pneu macios instalados. Iwasa surgiu na ponta com o tempo de 1m36s085, mas não demorou para alguns pilotos entrarem na casa de 1m35s.

Doohan surpreendeu com 1m35s703, contra 1m35s976 de Maini. Versti era o oitavo colocado, seguido de perto por Pourchaire que ocupava o nono lugar. Restavam cerca de cinco minutos para o encerramento da sessão, desta forma os pilotos se preparavam para mais uma volta rápida no traçado de Yas Marina.

Com o cronômetro zerado, Doohan faturou a pole, com a marca de 1m35s567. Com a classificação concluída, Vesti obteve a nona posição e participará a inversão do grid na prova Sprint. Pourchaire não conseguiu se estabelecer entre os dez primeiros e precisou se contentar com a décima quarta posição.

O brasileiro Enzo Fittipaldi ficou com o décimo lugar e será o líder da Sprint por conta da inversão de grid no sábado.

Resultado dos 18 primeiros colocados – Fórmula 2 em Abu Dhabi – Foto: reprodução do resultado da classificação
Programação / Horários da Fórmula 2 Abu Dhabi – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo