ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Em disputa acirrada em Mônaco, Verstappen supera Alonso e fatura pole ‘no detalhe’

A disputa entre Red Bull e Aston Martin foi bem acirrada como o esperado. Alonso quase faturou a pole, mas o detalhe favoreceu Verstappen

A Fórmula 1 entrou na pista mais uma vez neste sábado (27) para a definição do grid de largada do domingo. A disputa pela pole foi muito dinâmica e alucinante, Esteban Ocon até apareceu na ponta, adicionando mais drama ao duelo. Max Verstappen anotou 1m11s365 em sua última tentativa no circuito, superando o tempo de Fernando Alonso por 0s084.

Parecia que o holandês não conseguiria tirar mais nada, mas o piloto da Red Bull mostrou mais uma vez o seu domínio e controle. A Red Bull vai começar mais uma corrida da primeira posição, com o holandês conquistando a sua 23ª pole da carreira. Verstappen terá ao seu lado Alonso, o piloto da Aston Martin quer aproveitar a chance de vencer uma prova neste ano e por Mônaco ser um circuito travado, essa é uma das melhores oportunidades.

Charles Leclerc ficou com a 3ª posição, mas será investigado pelo lance com Lando Norris, depois de ter atrapalhado o piloto da McLaren na última tentativa de volta rápida no traçado. O incidente entre eles aconteceu dentro do túnel.

Esteban Ocon surpreendeu com a Alpine, não apenas por estar no top-10, mas também por ter obtido o quarto lugar e entrar na disputa da pole. O francês superou Carlos Sainz da Ferrari que começará a prova do 5º lugar.

Era esperado um pouco mais da Mercedes, mas eles repetiram o desempenho apresentado a partir do TL2, diferente do que encontraram no primeiro treino livre realizado no circuito. Lewis Hamilton foi o 6º colocado, enquanto George Russell faturou a 8ª posição. Em alguns momentos da sessão, ficou até difícil afirmar se os dois carros da Mercedes estariam no Q3.

Pierre Gasly vai começar a corrida da 7ª posição, com a Alpine, enquanto Yuki Tsunoda foi o 9º colocado, enquanto Lando Norris completou o Top-10, depois de bater próximo do final do Q2.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h (pelo horário de Brasília) para a disputa do GP de Mônaco. A prova pode ser disputada com chuva.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 1 em Mônaco

Depois de um terceiro treino livre dominado pela Red Bull em Mônaco, os seus pilotos eram os favoritos para conquistar a pole. Embora nos treinos livres, Red Bull, Ferrari e Aston Martin tenham andado bem próximo.

A temperatura na pista estava na casa dos 48°C, com 25°C no ambiente.

Q1

Assim que os boxes foram liberados, a dupla da Williams e AlphaTauri invadiram a pista, usando os pneus macios. Rapidamente os outros competidores foram se encaminhando ao traçado, tentando buscar uma volta rápida logo, tentando fugir de uma possível paralisação. Porém o tráfego era intenso no traçado, com os 20 competidores liberados juntos.

Albon obteve 1m15s232 em sua primeira volta rápida, Sargeant foi superado por ter 1m15s987. Tempos na casa de 1m14s já eram obtidos, como foi o caso de Ocon que anotou 1m04s083 com o carro da Alpine, liderando momentaneamente a sessão. Na sequência Max Verstappen obteve 1m13s784, separado por apenas 0s066 de Pérez.

Assim que todos os pilotos completaram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Zhou, Verstappen, Pérez, Alonso, Stroll, Gasly, Bottas e Leclerc. Foi neste momento que a bandeira vermelha foi chamada, depois de Pérez perder o controle do carro na Sainte Devote. O equipamento ficou bem danificado e dessa forma tiveram que içar o equipamento da Red Bull, gerando uma certa curiosidade com o assoalho usado pela equipe.

A barreira precisou ser arrumada e a sessão demorou um pouco para ser reestabelecida. Mas assim que a pista estava próxima de ser liberada, o pit-lane começou a ser ocupado pelos competidores.

Albon apareceu na ponta superando Norris com o tempo de 1m13s327, mas na sequência Verstappen anotou 1m13s038. As posições estavam alternando rapidamente, desta forma Alonso foi o primeiro competidor a entrar na casa de 1m12s886 na classificação.

Restando quatro minutos para o encerramento do Q1, estavam na zona de eliminação: Zhou, Sargeant, Pérez, Magnussen e Hülkenberg.

Com a evolução do traçado, Tsunoda saltou para a ponta ao anotar 1m12s642, surpreendendo todos. Com a evolução da pista, as posições se alternavam rapidamente. Sainz que figurou na zona de eliminação obteve 1m12s722 para ocupar o quarto lugar. Hamilton também se garantiu no Q2 com 1m12s872, assim como Piastri que anotou 1m13s006 com a McLaren.

Eliminados

16) Logan Sargeant – 1m13s113
17) Kevin Magnussen – 1m13s270
18) Nico Hülkenberg – 1m13s279
19) Zhou Guanyu – 1m13s523
20) Sergio Pérez – 1m13s850

Q2

Com o pneu macio usado do Q1, Hamilton foi liberado para a pista. Verstappen era o líder da atividade com 1m12s038, acompanhado por Gasly e Alonso. Sainz e Leclerc apareciam apenas na 5ª e 6ª posições, respectivamente.

Tsunoda fritou um jogo de pneus ao cometer um erro, o piloto seguiu para os boxes e ainda não tinha nenhuma volta registrada no Q2. Enquanto os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Gasly, Ocon, Sainz, Leclerc, Norris, Piastri, Hamilton e Bottas.

Nos últimos quatro minutos de atividade, Hamilton lutava para não ser eliminado, enquanto Russell tinha saltado para o terceiro lugar com 1m12s151.

Restando dois minutos para o final da atividade, Norris tocou no muro de contenção na Tabac e precisou abortar a sua volta. O piloto seguiu para os boxes na sequência. Piastri foi eliminado, não conseguindo superar o companheiro de equipe. Como Hamilton fugiu da eliminação, um dos carros da McLaren não pode progredir.

Lance Stroll da Aston Martin não conseguiu colocar o segundo carro da equipe no Top-10 e precisou se contentar com o 14º lugar.

Eliminados

11) Oscar Piastri – 1m12s377
12) Nyck de Vries – 1m12s395
13) Alexander Albon – 1m12s527
14) Lance Stroll – 1m12s623
15) Valtteri Bottas – 1m12s625

Q3

Sem perder tempo, os pilotos foram para a pista, na busca de disputar a pole. Os pneus macios eram trabalhados em mais uma atividade. Apenas Gasly, Ocon e Tsunoda usavam pneus macios usados, os outros estavam trabalhando com compostos novos.

Em sua primeira volta cronometrada, Verstappen obteve 1m12s102, mas Alonso superou o holandês com a marca de 1m11s706. Assim que a primeira tentativa foi concluída, os dez primeiros eram: Alonso, Sainz, Leclerc, Verstappen, Ocon, Gasly, Hamilton, Tsunoda, Russell e Norris. A McLaren tentava arrumar o carro do seu piloto para devolvê-lo para a pista.

Na sua segunda volta, Verstappen voltou para a ponta com 1m11s654, mas instantes depois Ocon encontrou uma grande volta no traçado, cravando 1m11s553.

O final da atividade foi bem movimentado, Leclerc obteve 1m11s471, Sainz conseguiu apenas 1m11s630. Alonso quase faturou a pole ao anotar 1m11s449, mas na sequência Verstappen encontrou um pouco mais para tirar do carro e anotou 1m11s365, superando o espanhol por 0s084.

Próximo do final da classificação, Leclerc atrapalhou Norris. O piloto da McLaren ficou apenas com a décima posição.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo