ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Em disputa acirrada com dupla da Ferrari, Verstappen conquista a pole para o GP do Japão

Verstappen conquistou a pole neste sábado, mas Leclerc ficou separado por apenas 0s010 do holandês. A Red Bull espera faturar o título com Verstappen neste domingo

Max Verstappen cravou a pole neste sábado (08) em Suzuka, ao anotar 1m29s304, conquistando então a 18ª pole da carreira. A disputa foi intensa entre Verstappen e a dupla da Ferrari, mas o piloto da Red Bull garantiu a liderança ainda com a sua primeira volta rápida do Q3.

Charles Leclerc tentou ameaçar o holandês, a Ferrari era a equipe com mais chances de fazer frente à Red Bull no Japão. Charles Leclerc ficou separado por apenas 0s010 de Verstappen, enquanto Carlos Sainz se estabeleceu no terceiro lugar, separado por 0s057 do piloto da Red Bull.

Ainda é importante lembrar que Verstappen será investigado depois da classificação por um incidente no Q3 com Lando Norris. O holandês assim como a Red Bull esperam conquistar o título neste domingo, aproveitando que estão correndo na casa da Honda.

Sergio Pérez precisou se contentar com o 4º lugar, um pouco mais distante dos competidores que estavam à sua frente. Esteban Ocon obteve o quinto lugar, seguido por Lewis Hamilton. A dupla da Mercedes não apresentou o mesmo desempenho que demonstraram na pista molhada. O time também pode ter apostado em uma configuração mais voltada para a chuva, pois ela é esperada para o domingo.

Fernando Alonso começa o GP do Japão do sétimo lugar, seguido por George Russell com o outro carro da Mercedes. Destaque para Sebastian Vettel que apareceu no Q3 com a Aston Martin e começará a corrida do nono lugar, feliz por ter a oportunidade de correr mais uma vez em Suzuka antes de sua aposentadoria. Lando Norris foi o décimo colocado, completando então o top-10.

A Fórmula 1 retorna às 02h (pelo horário de Brasília) neste domingo, para a disputa do GP do Japão.

Saiba como foi a classificação da Fórmula 1 para o GP do Japão

A pista se mantinha seca quando a sessão teve início, a temperatura no asfalto estava na casa dos 27°C, com 20°C no ambiente.

Q1

Assim que o pit-lane foi aberto, Latifi deixou os boxes usando os pneus macios, acompanhado por Tsunoda e Gasly. A Ferrari terminava de realizar as modificações no carro de Leclerc, antes de liberar o monegasco ao traçado.

Tsunoda abriu a tabela de tempos ao anotar 1m31s631, acompanhado por Gasly que registrou 1m32s049. Latifi retornou aos boxes, sem completar a sua volta rápida. George Russell e Lewis Hamilton foram liberados para o traçado usando os pneus médios, diferente dos outros competidores que estavam de compostos macios.

Norris apareceu na ponta com 1m31s431, enquanto os outros competidores trabalhavam os seus pneus pelo traçado, antes de concluir as suas voltas. Russell aferiu 1m31s713, seguido de perto por Hamilton que obteve 1m31s891. Quando Verstappen concluiu a sua volta rápida, o holandês registrou 1m30s224, tomando a ponta que era de Pérez com 1m30s622.

Restando sete minutos para o encerramento do Q1, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Leclerc, Alonso, Pérez, Ricciardo, Ocon, Bottas, Gasly e Tsunoda.  Leclerc que estava no traçado anotou 1m30s402, para ocupar a terceira posição. Gasly e Tsunoda reclamavam de problemas nos freios e pouco depois foi a vez do piloto japonês passar reto, perdendo o ponto de freada.

Na zona de eliminação estavam: Magnussen, Vettel, Hamilton, Latifi e Albon. Os pilotos da Mercedes não conseguiram tempo com os pneus médios para avançar ao Q2, desta forma fizeram uma breve passagem pelos boxes e instalaram os pneus macios, aproveitando a pista livre para completar as suas voltas. Russell então saltou para o sexto lugar, enquanto Hamilton se estabeleceu em oitavo.

Para os últimos três minutos de atividade, diversos pilotos retornaram ao traçado. Vettel se salvou da eliminação, avançando para o Q2 no limite. Ocon saltou para o sexto lugar. Schumacher representava a Haas no Q2, depois da eliminação de Magnussen.

Eliminados

16) Alexander Albon – 1m31s311
17) Pierre Gasly – 1m31s322
18) Kevin Magnussen – 1m31s352
19) Lance Stroll – 1m31s419
20) Nicholas Latifi – 1m31s511

Q2

Novamente os carros foram retornando ao traçado, o sol começava a se expor em algumas partes do circuito, modificando as referências dos pilotos. A dupla da Ferrari foi a primeira a seguir para a pista, com pneus macios usados instalados nos F1-75. Sainz abriu a tabela de tempos ao anotar 1m30s444, seguido por Leclerc que obteve 1m30s486.

Aos poucos os competidores eram liberados ao traçado, buscando uma pista mais livre para aferir os seus tempos. Norris tinha um bom primeiro setor na pista, não conseguia repetir o mesmo pelo restante do traçado, desta forma o piloto britânico caiu para a décima primeira posição, ficando dentro da zona de eliminação.

Quando todos os pilotos completaram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Leclerc, Ocon, Ricciardo, Hamilton, Alonso, Pérez, Russell e Bottas. O holandês era o líder depois de anotar 1m30s346, superando Sainz em 0s098.

Os pilotos foram retornando ao traçado quando restavam cerca de quatro minutos para o final da atividade, usando um novo jogo de pneus macios. Vettel surpreendeu ao anotar 1m30s656, se estabelecendo na sexta posição, pois na sequência Ocon obteve 1m30s357, ficando com o terceiro lugar. Pérez liderou tabela com 1m29s925.

Com o cronômetro zerado Alonso saltou para o segundo lugar com 1m30s343. Hamilton passou em P5 e Russell ficou com o P7. Ricciardo que estava fazendo uma boa classificação, foi eliminado no Q2, ocupando a décima primeira posição, separado por apenas 0s003 de Vettel.

A próximidade entre alguns competidores era notada.

Eliminação

11) Daniel Ricciardo – 1m30s659
12) Valtteri Bottas – 1m30s709
13) Yuki Tsunoda – 1m30s808
14) Zhou Guanyu – 1m30s953
15) Mick Schumacher – 1m31s439

Q3

Os carros foram retornando ao traçado usando pneus macios novos, porém, Vettel aguardou um pouco mais de tempo nos boxes, antes de ser liberado pela Aston Martin. Verstappen foi liberado de forma perigosa no pit-lane, enquanto Leclerc estava na faixa de rolagem.

Verstappen saltou para a ponta com 1m29s304, superando Leclerc em 0s253. Sainz se estabeleceu na terceira posição ao anotar 1m29s702. Norris apareceu apenas na oitava posição quando anotou 1m31s003, o piloto britânico precisou escapar de Verstappen no traçado, quando o competidor estava aquecendo os compostos. O incidente será investigado depois da classificação.

Depois que todos os competidores aferiram ao menos uma volta rápida no traçado, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Sainz, Pérez, Alonso, Vettel, Russell, Hamilton, Norris e Ocon. O alemão apareceu no sexto lugar, depois de completar a sua volta em pista livre.

Nos últimos 4 minutos os competidores retornaram mais uma vez ao traçado, usando os pneus macios. Leclerc melhorou a sua marca para 1m29s314, ficando atrás de Verstappen separado por 0s010. Sainz então se manteve no terceiro lugar, atrás por 0s057. O holandês conquistou a 18ª pole da carreira e dá mais um passo em direção a conquista do título no Japão.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo