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Dupla da Red Bull domina TL3 em Mônaco, Verstappen é o líder da atividade

A Red Bull encerra a última sessão de treinos livres à frente. A sessão foi bem dinâmica, ainda mostrando uma proximidade e talvez um ataque de oportunidade para a Aston Martin

Os pilotos da Fórmula 1 retornaram ao circuito de Mônaco neste sábado (27) para realizar o último treino livre antes da classificação, a dupla da Red Bull terminou na liderança da atividade, Max Verstappen obteve o melhor tempo depois de anotar 1m12s776, separado de Sergio Pérez por apenas 0s073.

A Red Bull demonstrou uma performance muito melhor neste início de sábado, indicando que eles encontraram um melhor ajuste para o traçado e se posicionam para o duelo da pole. Enquanto Fernando Alonso completou poucas voltas no traçado, ficando apenas com a 14ª posição, Lance Stroll foi o 3º colocado com a Aston Martin.

Carlos Sainz representou a Ferrari no 4º lugar, acompanhado por Lando Norris, que encontrou uma boa volta com a McLaren no traçado antes da atividade ser interrompida. Pierre Gasly ficou com a 6ª posição, representando a Alpine. Charles Leclerc completou a atividade na sétima posição. Lewis Hamilton foi o 8º colocado, mas bateu nos últimos instantes do TL3, provocando o acionamento da bandeira vermelha e interrupção da atividade.

Esteban Ocon conseguiu se recuperar depois dos problemas enfrentados no começo da atividade e terminou a sessão ocupando o 9º lugar. Valtteri Bottas foi o 10º depois de passar boa parte da atividade entre os dez primeiros.

No momento que a atividade prometia um agito, com as voltas rápidas sendo realizadas no traçado, a atividade foi interrompida. No entanto, mesmo com um conjunto de pneus novos e algumas voltas completadas, vários competidores não estavam conseguindo encaixar uma volta melhor. Apenas os três primeiros colocados completaram voltas na casa de 1m12s.

A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) no Band Sports para a realização a definição do grid do GP de Mônaco. A classificação não será transmitida pela Band.

Saiba como foi o TL3 da Fórmula 1 em Mônaco

Depois de uma sexta-feira agitada realizando várias verificações nos carros, os times passaram a noite analisando os dados que foram coletados tentando encontrar a melhor configuração para usar no traçado. Vários times trabalharam em simulação de corrida, para nesta manhã concentrar os esforços na simulação de classificação.

Como a Mercedes tinha levado várias mudanças para o W14, a sexta-feira foi o dia ideal para verificar as novas peças. Lewis Hamilton sentiu que as mudanças foram bem-vindas e tinha gostado das alterações que o pessoal da fábrica preparou para serem usadas a partir de Mônaco.

Nesta manhã, a temperatura na pista estava na casa dos 45°C, com 27°C no ambiente.

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Quando o pit-lane foi liberado, Lance Stroll e Fernando Alonso foram enviados ao traçado, os pilotos completaram apenas voltas de verificação, usando os pneus duros e médios. O mesmo aconteceu com a dupla da AlphaTauri.

Após nove minutos de atividade, Esteban Ocon teve um problema e quase ficou parado dentro do túnel, na sequência o competidor retornou aos boxes para verificações. Neste momento estavam no traçado a dupla da Alpine, De Vries e Sergio Pérez. O piloto mexicano da Red Bull anotou 1m15s641, usando os pneus macios.

Por ser uma atividade pré-classificação, os pneus macios ganhavam destaque no TL3. Rapidamente os tempos começaram a aparecer, mas as marcas ainda eram distantes das obtidas na sexta-feira. Pérez melhorou a sua marca para 1m14s990, superando o tempo de Pierre Gasly em 0s602.

A dupla da Ferrari também surgiu na tabela de tempos, com Carlos Sainz anotando 1m15s056, acompanhado por Bottas da Alfa Romeo (1m15s287) e Chales Leclerc com 1m15s423. Lance Stroll por sua vez superou Bottas para ocupar o terceiro lugar com 1m15s068.

A pista foi evoluindo e na quarta volta do pneu, Norris anotou 1m14s905, sendo superado apenas por Stroll que obteve 1m14s763. Após 20 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Pérez, Stroll, Norris, Leclerc, Sainz, Gasly, Hülkenberg, De Vries, Tsunoda e Bottas.

Alonso e Verstappen chegaram na casa de 1m13s e partilharam as primeiras posições da tabela de tempos. Os pilotos estavam trabalhando com um stint mais longo com os pneus macios, Pérez tinha completado 10 giros com o mesmo composto, enquanto Gasly tinha 11 voltas no pneu de faixa vermelha.

Nos boxes da Alpine, o time fez verificações no freio do A523 e identificaram que o fluído estava abaixando. Depois de fazerem as alterações, Ocon foi liberado ao traçado para completar algumas voltas.

Os pilotos estavam passando mais próximos dos muros, tentando buscar os melhores resultados. O desafio aumentava conforme a classificação vai se aproximando.

Após meia hora de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sainz, Leclerc, Alonso, Russell, Ocon, Stroll, Bottas e De Vries. A pista estava mais vazia, pois os pilotos estavam se preparando para uma nova saída para a pista. O holandês da Red Bull foi o primeiro a entrar na casa de 1m12s898.

Antes da pista ficar ainda mais vazia, Verstappen melhorou a sua marca com 1m12s776. Aos poucos os pilotos estavam instalando novos pneus macios para mais uma porção de voltas, Stroll, Bottas, Sargeant e Zhou foram os primeiros. Os últimos 20 minutos de atividade foram iniciados, desta forma o piloto chinês da Alfa Romeo melhorou a sua marca para 1m14s575, mas permanecia distante do seu companheiro de equipe, ocupando apenas a 16ª posição.

O finlandês da Alfa Romeo, obteve 1m13s861, mas Sargeant conseguiu 1m13s851, para ocupar o décimo lugar e superar o tempo de Bottas. A dupla da McLaren estava no final da tabela, o time também tinha levado uma porção de atualizações para Mônaco, tentando melhorar os seus resultados.

Adentrando aos últimos 10 minutos de atividade, Magnussen cometeu um erro na Sainte Devote, extravasando os limites de pista. O piloto conseguiu retornar ao traçado, mas instantes depois a Haas pediu para o piloto parar o carro. O Virtual Safety Car foi ativo, apenas para os competidores reduzirem a sua velocidade no traçado. Para evitar a paralisação da prova, conseguiram remover o carro de Magnussen rapidamente.

Os pilotos estavam com novos conjuntos de pneus, mas os tempos não estavam melhorando.

Restando cerca de cinco minutos para o encerramento da sessão, Lewis Hamilton perdeu o controle do carro na Mirabeu, danificando a dianteira do W14. Imediatamente a direção de prova encaminhou a sessão para a bandeira vermelha.

A remoção do carro aconteceu com a grua, diferente das outras remoções que aconteceram durante o fim de semana. Com o carro sendo içado, além de ser o W14 com várias modificações aerodinâmicas, o pessoal já se posicionou para registrar o assoalho usado pela equipe Mercedes.

O time vai trabalhar no carro de Hamilton para devolver o carro do piloto ao traçado até a classificação. O equipamento balançou bastante depois de ser içado.

A Red Bull encerra a atividade na liderança, Max Verstappen obteve o tempo de 1m12s776 com os pneus do começo da atividade. Uma marca melhor não foi registrada com os novos pneus macios instalados. Os times se concentraram em fazer stints longos com os pneus macios.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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