ColunistasDestaquesFórmula EPost

Di Grassi supera Dennis com boa estratégia e vence Corrida 2 da Fórmula E em Londres

Di Grassi reverte segundo lugar na classificação em vitória, o piloto brasileiro surpreendeu o adversário com uma estratégia

Lucas di Grassi conquistou a vitória no segundo ePrix de Londres disputado neste domingo (31), o piloto brasileiro aproveitou a boa classificação, para conquistar a primeira vitória com a Venturi e terceiro pódio com a equipe monegasca.

A estratégia adotada pelo time funcionou muito bem, Di Grassi fez Jake Dennis gastar o seu Modo Ataque, resistiu a disputa com o piloto da Andretti e conseguiu a vitória. Após conquistar duas poles no fim de semana e uma vitória, Dennis teve que se contentar com a segunda posição.

Após perder o pódio no sábado por uma punição, De Vries repete o feito e consegue o terceiro lugar em Londres.

Sobre o Campeonato, Vandoorne conseguiu ampliar a sua vantagem, o belga pontuou no domingo e agora conta com 185 pontos. Evans abandonou no final da prova, ficando com os seus 149 pontos, contra 144 de Mortara. Vergne segue com os mesmos 128 pontos. Nenhum dos pilotos que está disputando com Vandoorne o título da temporada, pontuou no domingo.

Saiba como foi a 14ª rodada da Fórmula E em Londres

Jake Dennis que conquistou a pole nesta manhã, aproveitou que estava começando a corrida da primeira posição para largar bem e manter a dianteira. Após o início da corrida alguns incidentes aconteceram, os pilotos da Mahindra e Andretti se tocaram. Oliver Askew teve a traseira do carro tocada por Oliver Rowland, o carro do piloto da Mahindra ficou danificada.

Giovinazzi enfrentou Da Costa, os pilotos se tocaram, mas o italiano conseguiu manter a terceira posição. Outras disputas aconteceram pela décima posição. Vandoorne também foi tocado por Bird que tinha recebido um toque de Ticktum, mas conseguiu se livrar da disputa. Na sequência o belga era pressionado por Wehrlein.

Na segunda volta Jean-Éric Vergne abandonou a corrida, completando a quarta prova sem conseguir pontos, bom para Stoffel Vandoorne, mas principalmente para Edoardo Mortara e Mitch Evans. Com problemas Dan Ticktum que tinha batido e arrebentou a suspensão dianteira, abandonando a prova. A prova estava em bandeira amarela, mas na sequência o Safety Car entrou na pista para a remoção do carro de Vergne. O piloto da DS até conseguiu fazer o carro funcionar mais uma vez, mas abandonou na entrada dos boxes.

A prova seguiu, com Jake Dennis na liderança, acompanhado por Di Grassi, Giovinazzi, Felix da Costa, De Vries Buemi, Cassidy, Günther, Askew e Evans.

O Safety Car deixou a pista quando restava cerca de 37 minutos para o final da prova. De Vries foi o primeiro a acionar o Modo Ataque. Buemi e tocou em Günther, mas conseguiu pegar o Modo Ataque.

Na sequência Giovinazzi era atacado pelo piloto da DS Techeetah. O italiano realizou a defesa da posição, mas como os pilotos estavam com o Modo Ataque ativado, Giovinazzi foi ultrapassado por De Vries e depois por Da Costa.

De Vries ainda brigou com Di Grassi pelo segundo lugar, mas o piloto brasileiro foi buscar o buscar o Modo Ataque. Munido pela potência extra, Di Grassi realizou a ultrapassagem e recuperou o segundo lugar. Jake Dennis foi o último a buscar o Modo Ataque e de forma segura buscou a potência extra sem perder a liderança.

A direção de prova aplicou um Drive Through para Giovinazzi, por ele ter usado mais energia do carro do que era permitido. O piloto seguiu para os boxes abandonando a corrida. Rapidamente o piloto holandês ativou pela segunda vez o Modo Ataque, se mantendo na quarta posição.

A disputa entre De Vries e Da Costa ficou ainda mais intensa. O português, passou o piloto holandês, enquanto Dennis e Di Grassi tinham disparado na ponta, travando uma disputa pela vitória entre eles.

Para a segunda etapa, receberam o Fanboost, Di Grassi, Evans, Vandoorne e Mortara.

Restando 25 minutos para o final, os dez primeiros eram: Dennis, Di Grassi, Da Costa, De Vries, Evans, Buemi, Vandoorne, Wehrlein, Bird e Mortara.

O brasileiro tinha se aproximado do piloto da Andretti e andava colado, sem deixar o adversário estabelecer uma distância. A liderança da prova mudou de mãos, Dennis que estava na ponta partiu para a ativação do segundo Modo Ataque, desta forma Di Grassi saltou para a primeira posição – quando restavam 20 minutos para o final.

Dentro do que a Venturi esperava, a liderança voltou para o britânico, mas a vantagem durou pouco, Dennis tentou se defender, mas Di Grassi, pressionava. O piloto da Andretti precisava fazer a sua segunda ativação, pois não queria abandonar a disputa com o brasileiro.

Sette Câmara seguiu na pista representando a Dragon, o brasileiro era o décimo segundo colocado, buscando os primeiros pontos da temporada 2022. O brasileiro foi escalando o pelotão se aproveitando de alguns abandonos para estar mais bem colocado na pista.

Quando restavam cerca de 13 minutos para o final da prova, os dez primeiros eram: Dennis, Di Grassi, De Vries, Evans, Da Costa, Vandoorne, Buemi, Wehrlein, Bird e Frijns. Mortara perdeu a décima posição pois rodou quando se defendia de Bird, o piloto da Venturi retornou no décimo segundo lugar. Sette Câmara era o décimo primeiro colocado.

Askew tinha abandonado. Enquanto Dennis ainda era o líder da prova, mas não conseguia se livrar de Di Grassi.

Restando 8 minutos, Dennis pegou o seu segundo Modo Ataque. Di Grassi assumiu a liderança e teve 4 minutos pela frente tentando fazer o piloto da Andretti desperdiçar a sua potência extra. Por conta do Safety Car no início da prova, os pilotos tiveram um acréscimo de 3 minutos na prova.

De Vries então viu a oportunidade para se aproximar da disputa, pois Dennis estava enfrentando dificuldade para gerenciar o seu carro.

Wehrlein foi ultrapassado por Frijns, mas na sequência o piloto da Porsche começou a ser atacado por Câmara. A prova que se aproximava do final, ainda tinha algumas coisas para serem resolvidas. Evans e Vandoorne estavam bem colocados. O carro do piloto da Jaguar começou a passar por problemas, desta forma ele caiu para o final do pelotão, abandonando a corrida.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo