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Di Grassi derrota Dennis e conquista primeira pole da 9ª temporada da Fórmula E

No último duelo, Di Grassi enfrentou Dennis, mas um erro do britânico comprometeu a sua volta, o brasileiro seguiu firme na pista e conquistou a pole

De casa nova Lucas Di Grassi faturou a pole sua primeira pole com a Mahindra neste sábado (14) no México. O brasileiro foi avançando na classificação até chegar a última fase da classificação onde enfrentou Jake Dennis. O piloto da Andretti se mostrava seguro no traçado, mas cometeu um erro durante a sua volta rápida e comprometeu o tempo que poderia conquistar no traçado. Desta forma o caminho ficou aberto para Lucas Di Grassi que anotou 1m13s575 e faturou a pole.

O brasileiro destacou que é um novo desafio, afinal com o Gen3 os competidores precisam encontrar uma outra forma de guiar o carro. A dificuldade aumenta para um piloto que mudou de equipe, está com um novo equipamento e agora a categoria utiliza pneus de outra marca. Essa é a primeira disputa oficial da temporada, desta forma os competidores estão lidando com várias novidades ao mesmo tempo.

A batalha no Autódromo Hermanos Rodríguez foi voraz, alguns pilotos cometeram erros e como as voltas são definidas no detalhe, perderam a chance de avançar para as últimas fases da classificação. O experiente Jean-Éric Vergne não conseguiu uma vaga para os duelos mata-mata, o mesmo aconteceu com o Campeão da temporada 2021/22 da Fórmula E, Stoffel Vandoorne.

Di Grassi começará a prova da primeira posição, acompanhado por Jake Dennis e Jake Hughes da McLaren. O piloto da equipe Papaya tem surpreendido desde a primeira vez que entrou na pista com o carro da McLaren. André Lotterer começará a prova da quarta posição, acompanhado por Dan Ticktum e Pascal Wehrlein. Sebastien Buemi, Sacha Fenestraz, Antonio Felix da Costa e Mitch Evans completaram o Top-10.

TL2

O dia no México começou com a segunda sessão de treinos livres da Fórmula E. Os pilotos enfrentaram uma pista com baixa temperatura, algo que não é muito comum nos finais de semana da categoria. Pascal Wehrlein que mostrou um bom desempenho durante o TL1, conseguiu liderar o TL2 ao anotar 1m13s496.

Wehrlein é um dos pilotos que sempre surpreende no México, desta forma se tornou um competidor para ser observado durante a classificação. Os competidores estiveram mais próximos nesta atividade, os 18 primeiros colocados estavam dentro de um segundo, mostrando que as coisas poderiam ser bem apertadas durante a definição do grid.

Saiba como foi a Classificação

Quando a atividade teve início, as temperaturas não estavam tão elevadas, no traçado era aferido 16°C, com 13°C no ambiente.

Divididos em dois grupos os competidores foram para a pista para buscar as suas voltas rápidas. O Grupo A contou com Robin Frijns, André Lotterer, Jean-Éric Vergne, Sebastien Buemi, Sam Bird, Lucas di Grassi, Maximilian Guenther, René Rast, Sérgio Sette Câmara, Sacha Fenestraz e Antônio Felix da Costa.

Assim que o traçado foi liberado, as equipes liberaram os seus pilotos para a pista para que eles tivessem como aproveitar a evolução do traçado e buscar os melhores tempos. Os competidores estavam lutando pelas quatro primeiras posições para disputar as quartas de final.

Bird abriu a tabela de tempos com 1m16s909, sendo um tempo ainda bem longe do que conquistaram nas sessões de treinos livres. Quando os próximos tempos foram aferidos, Buemi apareceu na primeira posição com 1m13s864, acompanhado por Guenther, Câmara e Rast.

As posições seguiam se alterando, desta forma Lotterer obteve 1m13s509, enquanto Di Grassi estava separado por 0s92 do piloto da Andretti. Buemi foi empurrado para o terceiro lugar, enquanto Guenther era o quarto colocado. Jean-Éric que foi liberado por último do pit-lane teve a oportunidade de saltar para o segundo lugar, com 1m13s563, separado por 0s158 do líder da atividade, pois Lotterer melhorou a sua marca para 1m13s405.

Alguns pilotos passaram rapidamente pelos boxes para preparar os seus carros para uma nova saída. A disputa seguia intensa no traçado, enquanto os competidores lutavam por um espaço na pista, pois o trânsito estava intenso.

Câmara e Vergne quase se chocaram na classificação, pois o brasileiro buscava um espaço para ultrapassar o piloto da DS Penske durante a sua volta rápida. Com o cronômetro zerado as posições nas tabelas de tempos voltaram a se alternar. Lotterer seguiu na ponta, acompanhado por Buemi, Di Grassi e Fenestraz. A entrada do piloto da Envision entre os quatro primeiros colocados determinou a eliminação de Da Costa. Sette Câmara obteve o sétimo melhor tempo, seguido por Rast com o carro da McLaren.

Quando o segundo grupo foi liberado ao traçado, Nico Müller, Jake Dennis, Stoffel Vandoorne, Nick Cassidy, Mitch Evans, Oliver Rowland, Edoardo Mortara, Jake Hughes, Dan Ticktum, Normam Nato e Pascal Wehrlein disputaram as posições.

Com o que aprenderam durante os treinos livres, os competidores tentavam passar o mais próximo dos muros de contenção para obter os seus melhores tempos. Cassidy foi o primeiro competidor a entrar na casa de 1m13s805, liderando a sessão momentaneamente.

A atividade seguiu e Hughes que tem sido um destaque com a McLaren anotou 1m13s366 para ocupar o primeiro lugar. Restando seis minutos para o encerramento da sessão, os quatro primeiros colocados eram: Tictum, Hughes, Evans e Vandoorne, enquanto Wehrlein e Mortara foram empurrados para a zona de eliminação. Alguns competidores seguiram para os boxes, como o piloto da McLaren, se preparando para uma segunda saída antes do encerramento da primeira fase da classificação.

Em uma atividade bem dinâmica, Dennis anotou 1m13s074 para se colocar na ponta, com 0s213 de vantagem para Ticktum. Mas ainda restavam cerca de três minutos para o encerramento da atividade, desta forma os competidores começaram a negociar espaço no traçado, na busca por ficar entre os quatro primeiros colocados.

Avançaram para a segunda fase da classificação, Dennis que obteve 1m13s074, Ticktum, Hughes e Wehrlein.

Quartas de Final

A Andretti surpreendeu enviando os dois carros para a segunda batalha da classificação.

O primeiro duelo foi formado por Di Grassi e Buemi, com cada piloto podendo aferir apenas uma volta rápida no circuito do México. O brasileiro obteve 1m13s081, contra 1m13s100 por conta de um pequeno erro, desta forma o Mahindra 11 seguiu para a próxima fase da classificação.

Fenestraz e Lotterer foram liberados para o traçado na sequência. O estreante começou na frente e obteve 1m13s220, mas o piloto da Andretti mostrou experiência ao obteve 1m13s176.

O terceiro duelo desta fase contou com dois pilotos jovens, Hughes que está realizando a sua estreia na Fórmula E e Ticktum que está correndo pelo segundo ano com a NIO. Hughes abriu a tabela com 1m12s788, derrotando Ticktum que obteve 1m12s922.

Para completar as quartas de final, Wehrlein e Dennis se enfrentaram no último duelo. O piloto alemão obteve 1m13s031, mas o adversário com o segundo carro da Andretti anotou 1m13s002, conseguindo seguir para a próxima fase da atividade.

Semifinal

A semifinal consiste com dois duelos, com dois pilotos cada para determinar os pilotos que vão poder brigar pela pole. Novamente os dois pilotos da Andretti avançaram.

A primeira batalha ocorreu entre Lucas Di Grassi e André Lotterer. A disputa entre os pilotos começou muito próxima, mas Lotterer cometeu um errinho. O piloto da Andretti anotou 1m14s551 e por consequência do erro foi superado por Di Grassi que anotou 1m13s012.

Dennis e Hughes foram liberados mais uma vez para o traçado, o piloto da Andretti obteve 1m12s595, enquanto Hughes obteve 1m12s721 com o carro da McLaren. A volta foi definida nos últimos metros da volta.

Disputa da Pole

Di Grassi e Dennis foram os pilotos que conseguiram uma vaga para brigar pela pole. Um dos carros da Andretti chegou a fase final da classificação, para duelar com o equipamento da Mahindra. O inglês perdeu o controle do carro e com isso extravasou os limites de pista, obtendo apenas 1m16s516, enquanto o brasileiro conquistou a primeira pole da temporada 2023 da Fórmula E anotando 1m13s575.

Grid de largada estabelecido para o ePrix do México – Foto: reprodução Fórmula E
Grid de largada estabelecido para o ePrix do México – Foto: reprodução Fórmula E
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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