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Decisão de virar 100% elétrica pode impulsionar o futuro da Jaguar na Fórmula E

A Jaguar Land Rover revelou hoje (15) o programa chamado de “estratégia Reimagine” terá ênfase na “verdadeira sustentabilidade” e todos os futuros modelos Jaguar serão construídos exclusivamente como veículos elétricos.

Essa mudança faz com que a Jaguar Land Rover se posiciona no mercado de luxo com modelos 100% eletrificados. Seis Land Rovers elétricos puros foram anunciados depois que o novo CEO Thierry Bollore mapeou o futuro para o negócio JLR esta manhã. As variantes elétricas são de modelos tradicionais que fazem parte das linhas Range Rover, Discovery e Defender. O primeiro veículo totalmente elétrico da Land Rover será vendido a partir de 2024. Mas até 2025, eles esperam transformar os modelos da Jaguar Land Rover em totalmente elétricos.

A Jaguar entrou na Fórmula E em 2016 especificamente para comercializar futuros projetos elétricos, incluindo o produto de sucesso I-Type, e também para promover o objetivo “destino zero” da empresa de trabalhar em direção a “emissões zero, zero acidentes e zero congestionamento”.

A JLR, que é uma subsidiária integral da Tata Motors desde 2008, agora tem o objetivo de alcançar emissões líquidas de carbono zero “em toda a sua cadeia de suprimentos, produtos e operações” até 2039. A marca também está planejando projetos de energia limpa com células de combustível “em consonância com o amadurecimento da economia de hidrogênio”.

Mitch Evans, Panasonic Jaguar Racing, Jaguar I-Type 5, na garagem durantes os testes em Valência. Foto: cortesia da Fórmula E.

A Jaguar Racing mergulhou fortemente dentro e ao redor do que tem sido seu primeiro programa de corrida global desde o malfadado projeto de F1, que funcionou entre 2000 e 2004 depois que comprou a equipe Stewart F1.

O projeto da Fórmula E tem tido um certo nível de sucesso com duas vitórias no E-Prix em Roma em 2019 e na Cidade do México em 2020.

A equipe recentemente fez um investimento de alto nível quando contratou Sam Bird da Envision Virgin Racing para se juntar a Mitch Evans, piloto da equipe desde a sua criação.

Especulações sobre se a Jaguar se comprometerá com a era Gen3 da Fórmula E se começaram desde que Mahindra e DS se tornaram as duas primeiras marcas a confirmar o futuro no novo campeonato mundial nos últimos dois meses.

“Estamos muito focados na sétima e oitava temporada e maximizando nosso desempenho, mas obviamente ao mesmo tempo estamos olhando para o futuro”, disse o diretor da equipe Jaguar, James Barclay, no podcast da Fórmula E do site The-Race.com.

“Não posso dizer hoje exatamente o que estamos planejando, mas estou ansioso para anunciar planos em um futuro próximo. Mas, no geral, há discussões positivas.”

Além do posicionamento da marca de hoje e da confirmação do produto, o anúncio também esboçou mudanças nos planos de fabricação e gerenciamento no Reino Unido.

Foto: reprodução

“A Jaguar Land Rover é única na indústria automotiva global”, disse Bolloré, “Designs de modelos inigualáveis, uma compreensão inigualável das necessidades futuras de luxo de seus clientes, equidade de marca emocionalmente rica, um espírito britânico e acesso inigualável aos principais players globais em tecnologia e sustentabilidade dentro do Grupo Tata.

“Estamos aproveitando esses ingredientes hoje para reimaginar o negócio, as duas marcas e a experiência do cliente do futuro. A estratégia do Reimagine nos permite melhorar e celebrar essa singularidade como nunca antes. Juntos, podemos projetar um impacto ainda mais sustentável e positivo no mundo ao nosso redor.”

A substituição inicialmente planejada do Jaguar XJ, que estava programada para ser elétrica, agora não acontecerá.

Este projeto foi destinado à fábrica de Castle Bromwich, no Reino Unido, que agora está programada para ser “re-proposital”, de acordo com Bolloré – que estava respondendo a uma pergunta em uma coletiva de imprensa do correspondente global da indústria automobilística do The Financial Times, Peter Campbell.

A JLR confirmou que oferecerá “energia elétrica pura, placa de identificação por placa de identificação, até 2030”, e pretende ter vendas “quase zero de ICE” até 2036″, segundo Bolloré.

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