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Confirmando o favoritismo Cassidy encerra e-Prix de Diriyah com vitória

Com grande performance, Cassidy supera Frijns e Rowland para faturar vitória na Arábia Saudita e ditar o ritmo da temporada

Nick Cassidy era o favorito para a vitória quando o e-Prix de Diriyah foi disputado neste sábado (27). Mesmo largando da terceira posição, Cassidy fez ótimas escolhas ao longo da prova e deixou Robin Frijns e Oliver Rowland pelo caminho.

A Jaguar segue com uma performance absurda em 2024, além disso, Cassidy volta a repetir um bom trabalho, mesmo trocando a Envision pela Jaguar neste ano. O piloto neozelandês faturou o seu terceiro pódio da temporada, além da primeira vitória, com isso deixa a etapa de Diriyah na liderança.

Robin Frijns teve a equipe trabalhando exclusivamente para ele neste sábado, mas faltou um pouco de performance para desafiar Cassidy. No entanto, o piloto merece destaque pela largada realizada, afinal, surpreendeu Oliver Rowland logo depois da largada. Frijns percorreu algumas voltas na liderança, mas por conta do Modo Ataque foi surpreendido por Cassidy; com a corrida se aproximando do final o piloto da Envisin precisou ficar um pouco mais ligado na performance de Rowland.

Infelizmente o piloto da Nissan não teve nenhuma chance de vencer a corrida neste sábado. Mesmo com uma surpreendente pole, falta um pouco de equipamento para ser páreo para bater os equipamentos da Jaguar e Envision.

A McLaren repetiu o P4 com Jake Hughes, o time bateu mais uma vez na porta do pódio. Sam Bird estava realizando uma excelente corrida até o carro enfrentar um problema na suspensão, provocando o abandono do competidor.

Stoffel Vandoorn foi o quinto colocado com a DS Penske, enquanto Sasha Fenestraz faturou o sexto lugar e foi brilhante no duelo com Bird, impressionando o veterano.

Pascal Wehrlein foi o sétimo colocado com a Porsche, seguido por Jean-Eric Vergne com o segundo carro da DS Penske. Max Günther faturou pontos com a Maserati, obtendo o nono lugar, enquanto Jehan Daruvala ficou pelo caminho, após realizar uma excelente classificação.

Jake Dennis que não repetiu a mesma performance da sexta-feira, precisou se contentar com o décimo lugar nesta prova.

Agora a Fórmula E passa por uma longa pausa, mas retorna no dia 16 de março para a realização do e-Prix de São Paulo no Anhembi.

Saiba como foi o e-Prix de Diriyah disputado neste sábado

Oliver Rowland conquistou a pole para a prova deste sábado, superando Robin Frijns no último duelo. O grid está bem misturado após a classificação, vários pilotos que tiveram um bom desempenho no sábado não conseguiram repetir o ritmo nesta segunda classificação.

Jean-Eric Vergne que faturou a pole e terminou a prova na segunda posição, hoje vai largar apenas do oitavo lugar. Mitch Evans que duelou pelo pódio na sexta-feira, mas cometeu uma sequência de erros, faturou apenas a décima terceira posição para a largada. Jake Dennis vencedor da corrida, foi apenas o décimo quarto colocado.

A prova contará apenas com 21 participantes, pois Sébastien Buemi bateu durante a classificação e acabou com o carro danificado. A Envision não teria tempo para recuperar o equipamento e optaram por correr apenas com o carro de Frijns.

Para a corrida deste sábado, a prova contará com 36 volta, além de duas ativações de Modo Ataque, totalizando 8 minutos, eles podem ser trabalhados desta forma: 2+6, 4+4 ou 6+2.

Largada autorizada, Rowland logo perdeu a dianteira para Frijns que teve uma melhor reação. Cassidy também pressionou o piloto da Nissan, mas não conseguiu espaço para a ultrapassagem. Na sequência Jehan Daruvala e Jake Hughes se tocavam, o piloto da McLaren faturou a quinta posição, deixando o competidor da Maserati em sexto.

Devido aos toques no final do pelotão, Dan Ticktum precisou seguir para os boxes e realizar a troca da asa dianteira do seu carro. O piloto da ERT foi devolvido na última posição. Vale lembrar que o carro de Ticktum apresentou um problema nos freios, rendendo toda uma mudança no equipamento.

A corrida seguiu, Sam Bird repetiu a boa largada para assumir a décima posição. O piloto do time britânico era pressionado por Pascal Wehrlein com o carro da Porsche. Os competidores estavam se mantendo bem próximos, mesmo Frijns na liderança não conseguia se distanciar do segundo colocado.

Stoffel Vandoorne e Lucas di Grassi foram os primeiros competidores a contar com o Modo Ataque, na sequência outros competidores também realizavam as suas ativações.

Frijns abandonou a liderança da prova no sexto giro, pois partiu para a ativação do Modo Ataque. Cassidy saltou para a ponta, enquanto Rowland era o terceiro colocado, pois a potência extra não colaborou muito com o piloto da Nissan.

No giro seguinte, Rowland partiu para a segunda ativação do Modo Ataque, desta vez trabalhando com a potência extra por seis minutos. O piloto da Nissan conseguiu evitar uma ultrapassagem de Vandoorne. O piloto da DS Penske estava envolvido com Jake Hughes no duelo pela quarta posição.

Durante a oitava volta, Cassidy e Frijns se lançaram para a ativação do Modo Ataque. O piloto da Jaguar ainda tinha uma ativação de dois minutos no bolso. Boa parte do grid ainda precisava iniciar a utilização do Modo Ataque.

Chegando na décima volta, os dez primeiros eram: Cassidy, Frijns, Rowland, Vandoorne, Hughes, Daruvala, Fenestraz, Vergne, Bird e Câmara. Neste momento da prova, Cassidy tinha mais de 1s6 de vantagem para Frijns, enquanto Rowland perdeu contato com os primeiros colocados. Vandoorne por sua vez ainda era pressionado por Hughes e Fenestraz.

Bird que já tinha ultrapassado Sette Câmara e levou com ele Vergne, aproveitavam o momento para duelar com Daruvala pela sétima posição.

Diferente da corrida que aconteceu na sexta-feira, Sette Câmara experimentou uma queda livre no grid por conta do desempenho da ERT.

Com dezesseis voltas, Frijns voltou a se aproximar de Cassidy, mostrando que ainda estava na disputa para a vitória, buscando um resultado melhor para a Envision no fim de semana.

A prova seguia movimentada, principalmente com as ativações de Modo Ataque que ficaram para o final. Desta forma, Daruvala perdeu espaço no grid, caindo para a décima posição, enquanto Sam Bird tinha saltado para o sétimo lugar.

Durante o giro 22, os dez primeiros eram: Cassidy, Frijns, Rowland, Hughes, Vandoorne, Fenestraz, Wehrlein, Bird, Vergne e Günther. Foi neste momento que Bird foi surpreendido por Wehrlein, após cometer um erro quando Fenestraz defendia a posição.

Infelizmente foi na volta 23 que o carro de Bird apresentou um problema e depois de duelar por pontos, o piloto acabou seguindo para os boxes para abandonar a corrida. Após algum contato, a suspensão do carro de Bird acabou danificada.

Com a prova se aproximando do final, Hughes representava a McLaren ocupando a quarta posição. Cassidy, Frijns, Rowland e Vandoorne estavam extremamente próximos, aproveitando os duelos no final da corrida.

Na volta 27 a bandeira amarela surgiu agitada na curva 18, pois Daruvala enfrentou problemas nos freios. O piloto encostou o carro em uma área de escape tentando evitar a entrada do Safety Car.

Adentrando na 30 volta, os dez primeiros eram: Cassidy, Frijns, Rowland, Hughes, Vandoorn, Fenestraz, Wehrlein, Vergne, Günther e Dennis. Restavam apenas seis voltas para o final, Rowland era instruído para não correr riscos, mesmo andando bem próximo de Frijns, pois a equipe estava satisfeita com a conquista do pódio.

Rowland permanecia na ameaça, mas ainda sem arriscar uma ultrapassagem. A proximidade dos dez primeiros colocados era muito mais acirrada do que aconteceu na prova do dia anterior.

Dan Ticktum entrou nos boxes abandonando a prova.

Os competidores entraram na última volta em um duelo acirrado. Nick Cassidy venceu a corrida, abrindo uma distância um pouco maior para Frijns no final, enquanto o piloto da Envision estava mais preocupado com a performance de Rowland.

As posições foram mantidas, pois nenhum piloto cometeu erros ou arriscou algo diferente como Mitch Evans fez na sexta-feira.

Após a conclusão da terceira rodada, Nick Cassidy que faturou três pódios e já conta com uma vitória, assume a liderança da tabela de pontos.

Resultado do e-Prix de Diriyah, prova disputada no sábado – Foto: reprodução Fórmula E
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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