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Como esperado Max Verstappen sobra na classificação e se estabelece como pole do GP do Japão

Por conta de performance dominante desde o TL1, Max Verstappen não surpreendeu ao ser o pole do GP do Japão. O piloto ficou separado por 0s581 de Oscar Piastri

Max Verstappen conquista a 29ª pole da carreira neste sábado (23) no Circuito de Suzuka, o piloto holandês sobrou ao longo dos treinos livres e começou a sessão como o favorito para conquistar o direito de começar o GP do Japão do primeiro lugar.

Com a marca de 1m28s877, o holandês revelou o quanto a Red Bull, combinada com a sua condução, está sobrando neste circuito japonês. Na largada do GP do Japão, Verstappen terá ao seu lado Oscar Piastri da McLaren.

O australiano que acaba de renovar o seu contrato com a McLaren, demostrou mais uma vez uma performance muito forte no circuito. Piastri fez o possível para ficar próximo da Red Bull, mas com a marca de 1m29s458, ficou separado por 0s581 de Verstappen.

Lando Norris revelou um bom desempenho na pista, o piloto batalhou pelo segundo lugar, mas precisou se contentar com a terceira posição. A McLaren aproveitou a etapa de Suzuka para roubar a cena e tentar fazer oposição ao desempenho da Red Bull.

A Ferrari precisou se concentrar na corrida, que promete ser dura para a equipe italiana, afinal, a taxa de degradação dos pneus é alta. Charles Leclerc se estabeleceu como o quarto colocado, enquanto Carlos Sainz foi o sexto – separando a dupla, tiveram entre eles Sergio Pérez. O mexicano não se aproximou em nenhum momento do fim de semana do companheiro de equipe e com o carro que tem, faz mais parte do pelotão ‘comum’ do que do companheiro de carro.

Definitivamente Max Verstappen sobrou em Suzuka. O piloto holandês tem chances de fazer uma corrida sozinho na frente, pela performance forte apresentada até aqui.

Lewis Hamilton se estabeleceu na sétima posição, seguido por George Russell. A dupla de pilotos do time alemão, andou extremamente próximo durante toda a atividade, com direito de registrar o mesmo tempo no Q1.

Yuki Tsunoda completou a sessão na nona posição, representando a AlphaTauri no Q3. Fernando Alonso completou o top-10, com a décima posição, sendo praticamente uma vitória para a equipe que não tinha muitas chances neste traçado, por conta do ritmo apresentado.

A sessão contou com apenas uma bandeira vermelha, provocada por Logan Sargeant que novamente estampou a barreira na última curva do circuito.

A Fórmula 1 retorna nesta madrugada de domingo (24) às 2h (pelo horário de Brasília) para a disputa do GP do Japão.

Saiba como foi a classificação do GP do Japão

Os três treinos livres que antecederam a classificação foram liderados por Max Verstappen, o piloto holandês retornou com tudo no Japão, depois de uma atuação ruim em Singapura.

Com o carro da Red Bull acertado e mais preparado para o circuito de Suzuka, Verstappen imprimiu um ritmo sólido ao longo de todo o fim de semana.

Quando a sessão classificatória teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 39°C, com 28°C no ambiente. Os ventos reduziram para 4 km/h. Com a alta temperatura aferida no asfalto, os pilotos precisavam ter ainda mais cuidado para manejar os pneus e não estar o composto. Além disso, a desafiadora curva 9 também era um ponto de atenção para os pilotos nesta sessão, ao longo dos treinos livres, vários pilotos extravasaram os limites de pista nesta parte do traçado e precisaram verificar o assoalho do carro para identificar algum dano.

Por ser um circuito fluído, cometer algum erro em qualquer parte da volta, pode comprometer todo o giro na pista.

Q1

Com o início da sessão, Lian Lawson e Lance Stroll foram rapidamente liberados para o traçado, usando um conjunto de pneus macios novos. O canadense abriu a tabela de tempos com a marca de 1m32s246, superado na sequência pelo neozelandês que cravou 1m31s729.

Aos poucos outros competidores ganhavam o traçado. Não demorou para Max Verstappen liderar a sessão, após anotar 1m29s878, seguido por Sergio Pérez que tinha estabelecido 1m30s652, separado por 0s774 do companheiro de equipe.

Lando Norris surgiu entre os pilotos da Red Bull, com o tempo de 1m30s063, enquanto Oscar Piastri tinha a marca de 1m30s439.

Foi neste momento da sessão, quando restavam cerca de 9 minutos para o encerramento do Q1, Logan Sargeant estampou o muro de contenção da última curva do circuito. O carro do piloto norte-americano destracionou na última curva do circuito, na tentativa de salvar o carro o piloto complicou ainda mais a situação e foi para a barreira.

Sargeant justificou a sua batida pelo superaquecimento dos compostos, desta forma o norte-americano perdeu o controle do seu equipamento.

Neste momento da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Pérez, Russell, Hamilton, Alonso, Ocon, Tsunoda e Zhou. Apenas treze pilotos tinham alguma marca estabelecida na tabela de tempos. Continuavam fora a dupla da Ferrari e Williams, além de Nico Hülkenberg e Pierre Gasly. Alexander Albon teve a sua volta deletada por ter extravasado os limites de pista na curva 8.

Com o carro de Sargeant retirado da pista, a sessão pode ser retomada. Todos os pilotos que tiveram a sua volta prejudicada pela batida do piloto da Williams, contavam com um jogo novo de pneus macios instalados no carro. Na primeira volta rápida, com a pista praticamente vazia, Charles Leclerc ocupou a terceira posição com o tempo de 1m30s393, enquanto Carlos Sainz era o quinto colocado com a marca de 1m30s651.

Um incidente envolvendo Leclerc, Bottas e Zhou fora notado pelos comissários.

Nos últimos três minutos de atividade, o tráfego na pista ficou intenso, pois os pilotos retornavam para a pista. Sergio Pérez obteve a sexta posição com a marca de 1m30s652, ficando logo atrás de Sainz.

Com a bandeira quadriculada, Pierre Gasly assumiu a nona posição com a Alpine, mas depois foi empurrado para o décimo primeiro lugar. Liam Lawson surpreendeu ao ocupar a quarta posição com a AlphaTauri, superando a marca de Piastri com o tempo de 1m30s425.

Zhou cometeu um erro na sua última volta no circuito, portanto, ficou apenas com a décima nona posição. Ocupando a nona e a décima posição, Russell e Hamilton tinham o mesmo tempo na tabela 1m30s811.

ELIMINADOS

16) Valtteri Bottas – 1m30s049
17) Lance Stroll – 1m31s181
18) Nico Hülkenberg – 1m31s299
19) Zhou Guanyu – 1m31s398
20) Logan Sargeant – Sem tempo – bateu

Q2

Com o início do Q2, os pilotos eram encaminhados para a pista novamente com os pneus macios acoplados em seus carros. No entanto, alguns pilotos optavam pelos pneus macios usados durante a primeira volta rápida do Q2.

Não demorou outra vez para Verstappen surgiu na liderança da tabela, com a marca de 1m29s964.

Assim que todos os pilotos, com exceção de Kevin Magnussen, completaram ao menos uma volta rápida no circuito, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Norris, Pérez, Tsunoda, Leclerc, Sainz, Russell, Hamilton e Lawson. Nesta primeira tentativa, usaram um jogo novo de pneus macios, Piastri, Norris, Pérez e Tsunoda.

Piastri ficou separado por apenas 0s158 de Verstappen, usando pneus macios novos. Lando Norris cravou 1m30s296, superando Pérez (1m30s334).

Restando menos de quatro minutos para o final, os pilotos que estavam na zona de eliminação ou se sentiam ameaçados, retornaram para a pista. Alexander Albon melhorou o seu tempo para 1m30s537, surgindo na sétima posição, mas do 4° ao 15° colocado, todos os pilotos retornaram para o traçado.

Momentos antes do cronômetro zerar, Leclerc assumiu a ponta com o tempo de 1m29s940. Com a dupla da McLaren nos boxes, Sergio Pérez ficou com o terceiro lugar, seguido por Hamilton e Sainz. Com Russell se salvando da eliminação, Lawson foi empurrado para a zona de corte.

ELIMINADOS

11) Liam Lawson – 1m30508
12) Pierre Gasly – 1m30s509
13) Alexander Albon – 1m30s537
14) Esteban Ocon – 1m30s537
15) Kevin Magnussen – 1m30s665

Q3

Assim que a pista foi liberada para o Q3, as temperaturas da pista tinham caído um pouco, com 35°C no traçado e 25°C no ambiente.

Verstappen, Piastri e Norris usavam pneus macios novos, enquanto outros competidores precisavam fazer a sua primeira volta rápida com pneus macios usados. Com era esperado, o holandês que comandou todos os treinos livres desde o começo do fim de semana, cravou 1m29s012. No entanto, Piastri que era o segundo colocado, estava separado por 0s446 do holandês.

Norris se estabeleceu na terceira posição, seguido por Pérez, Hamilton e Tsunoda. O mexicano tinha mais de 1s4 de diferença para o companheiro de equipe. A dupla da Ferrari, além de Russel e Alonso aproveitaram para pegar a pista livre, enquanto os outros competidores retornavam para os boxes.

Russell fez o que era possível para superar Pérez e ser o quarto colocado com o tempo de 1m30s219.  Os oito primeiros colocados era:  Verstappen, Piastri, Norris, Russell, Pérez, Alonso, Hamilton e Tsunoda. Sainz e Leclerc completavam ao menos um giro rápido no traçado.

Antes do cronômetro zerar, Max Verstappen cravou 1m28s877, se estabelecendo como o pole do GP do Japão. A dupla de pilotos da McLaren completou as suas voltas, mas elas eram mais altas do que o primeiro giro no circuito. Charles Leclerc foi o quarto colocado, seguido por Pérez e Sainz. Hamilton ficou com a sétima posição, acompanhado por George Russell.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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