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Charles Leclerc aproveita volta deletada de Max Verstappen e se estabelece como pole do GP dos EUA

Em disputa acirrada, Charles Leclerc faturou a ponta. As duas primeiras filas estão sem nenhum carro da Red Bull, Max Verstappen precisou se contentar com o sexto lugar após marca deletada

Nesta sexta-feira (20) a Fórmula 1 retornou ao Circuito das Américas para definir o grid de largada da corrida principal que será disputada como GP dos Estados Unidos. Nesta sessão que foi bem movimentada, Charles Leclerc faturou a pole com a marca de 1m34s723, aproveitando que a última volta rápida de Max Verstappen no circuito foi deletada.

As duas primeiras filas na largada do domingo vão ficar sem nenhum carro da Red Bull, pois Verstappen faturou apenas a sexta posição. Sergio Pérez se classificou apenas na nona posição.

Lewis Hamilton que mostrou um ritmo forte nesta atividade, repetindo a sua trajetória nos Estados Unidos, ficou com o terceiro lugar. O piloto da Mercedes vai dividir a segunda fila com Carlos Sainz.

George Russel se estabeleceu na quinta posição, após ter a sua primeira volta rápida no Q3 sendo deletada. A dupla da Alpine merece o destaque por ter chegado ao Q3, Pierre Gasly ficou com o sétimo lugar, seguido de perto por Esteban Ocon. Oscar Piastri não teve a mesma sorte que o companheiro de equipe de obter uma volta boa no Q3, desta forma precisou se contentar com a décima posição.

No domingo o GP dos Estados Unidos está programado para começar às 16h (pelo horário de Brasília). No entanto, a Fórmula 1 retorna neste sábado para a realização da Sprint Shootout e a prova de 100 km.

Saiba como foi a classificação para o GP dos Estados Unidos

Após o TL1 realizado nesta tarde no Circuito das Américas, os competidores retornaram ao traçado para definir o grid da corrida principal que será disputada no domingo. Lembrando que pelo formato Sprint ser adotado neste fim de semana, o sábado será dedicado exclusivamente para a Sprint, desta forma os competidores vão precisar realizar uma outra classificação antes da prova de 100 km.

A classificação acontece no formato normal, Q1, Q2 e Q3. Quando a atividade teve início a temperatura na pista estava na casa dos 42°C, com 35°C no ambiente.

Q1

Quando a sessão teve início, os competidores foram se lançando para a pista usando os pneus macios. No carro de Pierre Gasly e Esteban Ocon estavam com compostos macios usados instalados em seus carros; assim como a dupla da Ferrari que optava pela mesma estratégia.

A dupla da McLaren experimentava pela primeira vez os pneus macios, pois não avaliaram os compostos no único treino livre do fim de semana. Logan Sargeant foi um dos primeiros pilotos a abrir volta no circuito, mas seguiu para os boxes abortando seu giro antes de cruzar a linha de chegada.

Valtteri Bottas rapidamente anotou a marca de 1m36s843, mas o tempo do piloto finlandês não demorou para ser batido. Charles Leclerc surgiu na liderança com 1m36s622, seguido de perto por Lando Norris que estabeleceu o tempo de 1m36s640 em sua primeira volta rápida no Circuito das Américas.

Max Verstappen e Sergio Pérez também foram competidores que usaram os pneus macios do TL1 e rapidamente o holandês tomou a ponta com a marca de 1m36s470. Sergio Pérez por sua vez era apenas o quinto colocado, com a marca de 1m36s625.

A última curva do circuito era complicada, gerando alguns erros. Restando apenas sete minutos para o final da sessão, Nico Hülkenberg surgiu na ponta com a marca de 1m36s235 com pneus macios novos. A Haas está com um carro completamente atualizado, com a equipe agora seguindo a filosofia da Red Bull.

Restando apenas seis minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Gasly, Hülkenberg, Verstappen, Ocon, Leclerc, Stroll, Russell, Norris, Piastri e Pérez. O piloto da Alpine obteve 1m36s158, antes de ser superado por Carlos Sainz que estabeleceu a marca de 1m35s824, separado por 0s295 de Leclerc.

Logan Sargeant seguia sem tempo, ocupando a zona de eliminação. Lance Stroll que não tinha andado no TL1 com problemas no sistema de freios dianteiro, surgia na sétima posição, à frente de Fernando Alonso que era apenas o 14º colocado.

Antes do cronômetro zerar, Verstappen apareceu mais uma vez na ponta com a marca de 1m35s346, mas Lewis Hamilton teve tempo para superar o holandês ao registrar 1m35s091. Com o cronômetro zerado, vários competidores conseguiram melhorar as suas marcas.

Daniel Ricciardo que marca o seu retorno à Fórmula 1 depois do período de recuperação, avançou ao Q2. A dupla da Aston Martin foi eliminada, após a evolução da pista e dos tempos.

A surpresa foi a eliminação de Nico Hülkenberg, um piloto que costuma ser bem veloz, principalmente em classificação. Sargeant conseguiu ao menos uma marca, mas foi eliminado da mesma forma.

Eliminados

16) Nico Hülkenberg – 1m36s235
17) Fernando Alonso – 1m36s268
18) Alexander Albon – 1m36s315
19) Lance Stroll – 1m36s589
20) Logan Sargeant – 1m36s827

Q2

O Q2 mais uma vez era marcado pela utilização dos pneus macios. Lewis Hamilton, Max Verstappen, Charles Leclerc e Carlo Sainz registraram as suas primeiras marcas com os pneus macios usados.

Os tempos começaram a surgir na tabela de tempos, Verstappen anotou 1m36s491, superando a marca de 1m35s576 de Oscar Piastri com a McLaren. Restando 8 minutos para o final do Q2, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Ocon, Gasly, Pérez, Russell, Hamilton, Tsunoda, Leclerc e Bottas. Norris não tinha tempo, pois a sua marca foi deletada, o piloto seguiu para os boxes para preparar o carro para mais uma saída.

Carlos Sainz estava na zona de eliminação, ocupando apenas a décima quarta posição. O espanhol foi liberado ao traçado com um jogo novo de pneus para tentar fugir da eliminação.

Quando Charles Leclerc completou a sua volta rápida usando o segundo jogo de compostos macios – pois o monegasco também estava correndo o risco de ser eliminado, cravou 1m35s004 para liderar a atividade. Sainz ocupou a segunda posição momentaneamente com o tempo de 1m35s302, pois Verstappen obteve 1m35s008, uma diferença de apenas 0s004 para o piloto da Ferrari.

Por conta de uma sessão bem dinâmica, a dupla da Mercedes foi empurrada para a zona de eliminação com as mudanças na tabela de tempos, mas Lewis Hamilton e George Russell se salvaram, com o cronômetro já zerado. O dono do carro #44 ficou com a terceira posição, enquanto o competidor do carro #63 ficou com o nono lugar.

Eliminados

11) Yuki Tsunoda – 1m35s697
12) Zhou Guanyu – 1m35s697
13) Valtteri Bottas – 1m35s858
14) Kevin Magnussen – 1m35s880
15) Daniel Ricciardo – 1m35s974

Q3

No Q3 mais uma vez os competidores usavam os pneus macios, mas alguns pilotos ainda arriscaram um jogo de pneus usados, buscando poupar compostos para o restante do fim de semana. Leclerc surgiu na liderança com a marca de 1m34s829, separado de Verstappen por 0s252.

Assim que todos os pilotos registraram uma volta rápida, Lewis Hamilton ocupava a segunda posição, superando Verstappen e reduzindo a distância para Leclerc em 0s056. Russell por sua vez teve a sua volta deletada.

Nos últimos minutos os pilotos retornaram ao traçado para disputar uma posição melhor para a pole. Com o cronômetro zerado, Leclerc melhorou ainda mais a sua marca com o tempo de 1m34s723. Mesmo sem melhorar o primeiro setor, Verstappen assumiu a posição de pole, mas a sua marca foi deletada por extravasar os limites na curva 19.

A pole retornou para a mão de Leclerc, com a primeira fila ficando com o piloto da Ferrari e McLaren, pois Lando Norris conquistou o segundo lugar. Lewis Hamilton faturou a terceira posição, seguido por Carlos Sainz. Max Verstappen por sua vez precisou se contentar com o sexto lugar.

O monegasco chega a marca de 21 poles.

Programação / Horários do GP dos Estados Unidos – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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