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Carlos Sainz supera Max Verstappen e lidera último treino livre na Itália

No final da sessão, Sainz encontra uma boa volta rápida no traçado para superar a marca estabelecida por Verstappen no final da atividade

Neste sábado (02) os times e pilotos da Fórmula 1 se encontraram mais uma vez no Autódromo Nacional de Monza para realizar o TL3. A atividade proporcionou mais uma oportunidade para a verificação dos carros e a preparação para a classificação.

Carlos Sainz encerrou a sessão na primeira posição, depois de anotar 1m20s912, superando a marca de 1m20s998 de Max Verstappen em 0s086. As melhores voltas surgiram apenas nos últimos dez minutos de atividade, pois ao longo da sessão algumas equipes deram atenção para a simulação de corrida.

Próximo do encerramento da atividade, os times liberaram alguns dos seus competidores não apenas com os pneus macios novos, mas com conjuntos de pneus médios e duros novos. Aproveitaram para fazer alguma volta rápida com esses compostos, pois a classificação deste sábado terá um formato diferente e tem como obrigação a utilização de todos os pilotos da gama.

Lewis Hamilton surpreendeu com a terceira posição, registrando 1m21s453, depois de reclamar do desempenho da Mercedes na sexta-feira. Charles Leclerc cometeu um erro na sua primeira volta rápida com os pneus macios e no segundo giro rápido na pista, não conseguiu um bom primeiro setor, desta forma teve que se contentar com o quarto lugar e o tempo de 1m21s486.

Fernando Alonso foi o quinto colocado, superando George Russell com o outro carro da Mercedes. Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg ocuparam a sétima e a oitava posição respectivamente, mas a classificação será mais complicada para os pilotos com carros de equipes menores, em decorrência da necessidade de trabalhar com pneus duros no Q1.

Alexander Albon obteve a nona posição com a Williams, seguido por Sergio Pérez. O piloto mexicano da Red Bull não teve a oportunidade de trabalhar com um novo jogo de pneus no final da sessão, pois o seu carro precisou passar por uma verificação da equipe ao apresentar um problema de vazamento de óleo.

A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para a definição do grid de largada do GP da Itália.

Saiba como foi o TL3 do GP da Itália

Quando a sessão teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 38°C, com 26°C no ambiente. Assim que os boxes foram liberados, os times foram encaminhando os seus pilotos para a pista para voltas de verificação.

A salada de pneus fazia parte da sessão, Stroll e Alonso foram liberados com os pneus duros, Hülkenberg, Tsunoda, Lawson, Bottas, Zhou e Magnussen estavam com os compostos médios, enquanto no carro de outros competidores, as equipes optaram pneus macios.

Sergio Pérez liderou a sessão ao anotar 1m22s662 momentaneamente. Na sequência Lewis Hamilton se encaixou na segunda posição com a marca de 1m22s955. A atividade começava bem movimentada, pois os times contavam com apenas essa sessão para mais verificações, antes do início do TL3.

Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Norris, Sainz, Gasly, Alonso, Hamilton, Russell, Leclerc e Magnussen. Na liderança, Verstappen contava com a marca de 1m21s838 com os pneus macios. Neste momento ainda estavam nos boxes Alexander Albon e Oscar Piastri.

A Williams liberou o seu competidor, antes dos primeiros 15 minutos serem completados. Hamilton retornou para a terceira posição com a marca de 1m22e279, seguido por Norris que tinha a marca de 1m22s515 e optou por trabalhar com os pneus duros novos.

Os tempos estavam altos ainda, comparado com a sessão realizada na sexta-feira. Norris aproveitou a manhã ainda para realizar um pouco mais de testes com a asa traseira trabalhada pela McLaren – o flow-vis foi espalhado outra vez na peça.

Oscar Piastri foi liberado próximo da conclusão dos 20 minutos, o australiano surgiu na 11ª posição com o tempo de 1m23s108 usando os pneus macios. Os times já estavam trabalhando com stints longos, ainda dando uma verificação no ritmo de corrida.

Ocon era visto na décima segunda posição com a marca de 1m22s903, depois de instalar um jogo de pneus macios novos. Sargeant começou a trabalhar com um composto médio novo, enquanto Tsunoda e Lawson tinham em seus carros pneus duros – mas assim como outros competidores, eram pneus novos. Piastri saltou para o sexto lugar com a marca de 1m22s617, antes de recolher aos boxes mais uma vez.

Os pilotos tinham os cronogramas mais diferentes para trabalhar, antes desta classificação. Lance Stroll aproveitava a sessão, depois de não ter treinado na sexta-feira. O piloto canadense emprestou o seu carro para Felipe Drugovich no TL1, enquanto no TL2 o seu carro apresentou um problema no sistema de combustível.

Com meia hora de sessão concluída, os tempos começaram a melhorar outra vez, principalmente dos pilotos que estavam no extremo inferior da tabela, mas ainda na casa de 1m22s e 1m23s. Neste momento, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Magnussen, Hamilton, Sainz, Norris, Piastri, Alonso, Russell e Leclerc.

Com o seu jogo novo de pneus médio, Albon que ocupava a décima terceira posição, retornou ao Top-10 com a marca de 1m22s114, para ficar separado por 0s427 da marca de Max Verstappen. Magnussen já tinha ‘pegado o elevador’ com o tempo de 1m22s258, com o jogo de pneus macios, para então ser o quarto colocado, atrás de Pérez.

Nico Hülkenberg cometeu um erro pelo traçado. Mesmo com a pista não muito cheia, os competidores se atrapalhavam e a questão da redução de velocidade gerava reclamações. Usando os pneus médios novos, Piastri perdeu o controle do carro, extravasando os limites de pista na curva 5 e por sua vez, acabou pegando a brita.

Nos últimos quinze minutos de sessão, a dupla da Mercedes foi liberada ao traçado com um jogo de pneus novos. Não demorou para Hamilton surgiu na ponta com a marca de 1m21s453, enquanto Russell tinha 1m21s730 para ficar com a terceira posição. Sargeant melhorou a sua marca para 1m22s583 com os compostos duros novos. A dupla da Alfa Romeo investiu no trabalho com os pneus duros novos no final da sessão.

A Red Bull liberou Verstappen com um jogo de pneus macios novos, assim como Lance Stroll. Foi desta forma que o canadense da Aston Martin saltou para a oitava posição com a marca de 1m22s245. O holandês da Red Bull então obteve 1m20s998 retornando mais uma vez para a ponta.

Os pilotos estavam nos mais diferentes programas e surgiu a oportunidade de usar todos os pneus da gama nesta fase final da sessão, já que a classificação tem um sistema diferente neste fim de semana. No Q1 os pilotos estão limitados ao uso dos pneus duros, no Q2 é necessário trabalhar com os pneus médios e no Q3 os compostos macios. Desta forma os tempos caíram um pouco quando comparados com o começo da atividade.

Carlos Sainz encontrou uma boa volta rápida neste traçado, restando pouco mais de cinco minutos para o término da sessão. O espanhol estabeleceu 1m20s912 para ocupar a ponta, separado por 0s086 de Verstappen. Charles Leclerc também estava em volta rápida, mas cometeu um erro no segundo trecho do traçado, enquanto passou por uma zebra.

Pérez não estava na pista participando da avaliação em volta rápida, pois o seu carro apresentou um problema. A equipe realizava uma verificação e identificação um vazamento de óleo.

Leclerc acertou um giro rápido pelo traçado e da décima sexta posição, o monegasco passou a ocupar o quarto lugar com a marca de 1m21s486.

Na tabela de tempos, Liam Lawson e Yuki Tsunoda estavam andando bem próximos, os dois pilotos trabalhavam com os pneus médios. O neozelandês obteve a marca de 1m22s296, enquanto o japonês tinha a marca de 1m22s297, separados por apenas 0s001, e, um trabalho muito equilibrado entre os competidores da AlphaTauri.

Com o cronômetro zerado, Carlos Sainz e Oscar Piastri se tocaram, o piloto da Ferrari foi advertido pela direção de prova pela atitude de impedir outro competidor.

Mais uma vez, diante da torcida em grande parte ferrarista, Sainz encerrou a sessão ocupando o primeiro lugar.

https://twitter.com/F1/status/1697936611596747164

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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