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Carlos Sainz conquista a pole para o GP de Singapura, enquanto Red Bull lida com apagão no Q2

Demonstrando um bom desempenho desde a sexta-feira, Carlos Sainz repediu a boa performance e conquistou a pole do GP de Singapura. Com diversos problemas, dupla da Red Bull é eliminada no Q2

Demonstrando mais uma boa performance desde Monza, Carlos Sainz conquistou a pole em Singapura. O espanhol obtém a 5ª pole da carreira, mas desta vez em um circuito que a Red Bull está completamente apagada. Sainz anotou 1m30s984, depois de liderar dois treinos livres em Marina Bay.

O espanhol não terá ao seu lado o companheiro de equipe, pois George Russell faturou a segunda posição com a Mercedes, separado por apenas 0s072 de Sainz. Os tempos obtidos por Russell e Leclerc neste traçado foram bem semelhantes, pois o piloto da Ferrari anotou 1m31s063, contra o 1m31s056 do adversário.

Lando Norris tentou batalhar pelas primeiras posições, em um fim de semana que desfruta de um carro atualizado. O britânico se estabeleceu na quarta posição com a marca de 1m31s270. Oscar Piastri foi eliminado no Q1, após Lance Stroll bater no final da sessão e prejudicar os competidores que estavam atrás.

Nesta classificação, nenhum dos pilotos da Red Bull chegou ao Q3, Max Verstappen foi superado por Liam Lawson. O holandês ficou apenas com a décima primeira posição, enquanto Sergio Pérez foi o décimo terceiro colocado. Os carros da Red Bull não responderam muito bem nesta pista, o time não conseguiu encontrar uma configuração ideal, enquanto Verstappen ainda tinha um problema com embreagem para lidar.

A dupla da Red Bull terá um grande desafio pela frente, principalmente por esse ser um circuito que é necessário realizar uma boa classificação, pois é um traçado de difícil ultrapassagem. Para completar o problema de Verstappen, o piloto pode contar com alguma punição, pois está sendo investigado por ter atrapalhado outros competidores ao longo da classificação.

Lewis Hamilton encerrou a atividade na quinta posição, seguido por Kevin Magnussen. Fernando Alonso ficou com a sétima posição, seguido de perto por Esteban Ocon e Liam Lawson. O piloto neozelandês da AlphaTauri foi o responsável pela eliminação de Verstappen, pois conseguiu o décimo lugar para avançar ao Q3, posição que era ocupada pelo holandês.

Lawson está fazendo um bom trabalho para a equipe italiana e tem a sua performance avaliada constantemente, desde o momento que substituiu Daniel Ricciardo após o acidente do piloto australiano na Holanda.

O GP de Singapura é uma corrida estratégica e desafiadora fisicamente. Uma parte do trabalho a Ferrari realizou, mas precisa fazer um trabalho de conservação do carro para concluir a corrida no domingo, além de trabalhar de forma excepcional nos boxes.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 09h (pelo horário de Brasília) para a realização do GP de Singapura.

Saiba como foi a Classificação do GP de Singapura

A Red Bull não era a favorita nesta classificação, os pilotos passaram o fim de semana todo reclamando do desempenho dos carros. Max Verstappen em especial, enfrentava um problema na embreagem, prejudicando as trocas de marcha.

A Ferrari liderou as três sessões de treinos livres, duas delas comandadas por Calor Sainz.

Quando a classificação teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 34°C, com 31°C no ambiente.

Q1

Com a pista liberada, rapidamente os competidores foram liberados para a pista usando os pneus macios. Uma fila se formou no pit-lane para tentar fazer uma volta limpa o máximo possível.

Logan Sargeant abriu a tabela de tempos com a marca de 1m35s098, mas a marca rapidamente foi superada. Lando Norris surgiu na ponta com o tempo de 1m32s556, seguido de perto por Sergio Pérez que registrou 1m32s563, com Max Verstappen que anotou 1m32s862.

Não demorou muito para a Ferrari surgir na pista, Charles Leclerc estava na liderança com 1m32s523, enquanto Sainz ficou apenas na sexta posição em sua primeira volta rápida. Com a rápida evolução da pista, George Russell surgiu na ponta anotando 1m32s478, em mais uma boa exibição do piloto da Mercedes desde o TL3.

A Ferrari e a Red Bull com Verstappen permaneceram na pista para mais uma volta rápida com o mesmo jogo de pneus. Sainz anotou 1m32s339, enquanto Verstappen ficou separado por 0s059 do novo líder da sessão. Leclerc ficou na terceira posição, com a marca de 1m32s406. Neste momento da sessão os dez primeiros eram: Sainz, Verstappen, Leclerc, Russell, Norris, Pérez, Alonso, Hamilton, Gasly e Lawson.

Na zona de eliminação estavam: Stroll, Sargeant, Albon, Bottas e Zhou.

Restando menos de três minutos para o encerrando da sessão, vários competidores retornaram ao circuito usando os pneus macios. Com o cronômetro zerado, Tsunoda assumiu a liderança com o tempo de 1m31s991. Lawson era o quarto colocado com a marca de 1m32s215. Com pilotos ainda precisando completar a sua volta, Lance Stroll bateu na reta principal dando por encerrada a sessão.

O piloto canadense destruiu a frente do carro, além da lateral esquerda, com a roda se soltando completamente do carro. A asa traseira do carro da Aston Martin ambém ficou completamente danificada, a equipe teria muito trabalho para recuperar o equipamento do canadense que era o último colocado da tabela de tempos.

Com a atividade encerrada, Tsunoda era o líder. Alexander Albon conseguiu se livrar da eliminação para representar a Williams no Q2.

Eliminação

16) Valtteri Bottas – 1m32s809
17) Oscar Piastri – 1m32s902
18) Logan Sargeant – 1m33s252
19) Zhou Guanyu – 1m33s258
20) Lance Stroll – 1m33s397

Q2

O Q2 começou com atraso por conta da batida de Stroll, pois os auxíliares de pista precisaram realizar a limpeza do traçado e reconstrução da barreira de contenção. A direção de prova aproveitou a pausa para investigar alguns pilotos que estavam mais lentos no traçado quando estavam abrindo a última volta do Q1. Max Verstappen também ficou parado no pit-lane, pois o piloto estava aguardando a movimentação na pista, mas com isso o holandês ainda reteu a saída da Mercedes.

Fernando Alonso assumiu a ponta superando Carlos Sainz com a marca de 1m31s835, ficando separado do piloto da Ferrari por 0s058. Quando todos os pilotos tinham uma volta rápida, com exceção de Tsunoda, os dez primeiros eram: Russell, Alonso, Sainz, Norris, Hamilton, Leclerc, Magnussen, Ocon, Gasly e Verstappen. Pérez estava na zona de eliminação. Tsunoda foi atrapalhado por Verstappen, portanto optou por recolher o carro para os boxes e ainda precisou passar pela pesagem.

Nos últimos dois minutos de sessão, os pilotos retornaram para a pista com os pneus macios instalados. Verstappen foi eliminado após Liam Lawson se dirigir para o Q3, obtendo a décima posição, a volta rápida do piloto holandês foi muito ruim e ele seguia reclamando do desempenho do carro em Singapura. Tsunoda ficou sem nenhuma marca no Q2.

Sainz se manteve na liderança com 1m31s439. Os dois pilotos da Red Bull não eram eliminados desde o GP da Rússia de 2018. Pérez também ficou decepcionado com o equipamento, o piloto mexicano rodou, após perder o controle da traseira.

Eliminação


11) Max Verstappen – 1m32s173
12) Pierre Gasly – 1m32s274
13) Sergio Pérez – 1m32s310
14) Alexander Albon – 1m33s719
15) Yuki Tsunoda – sem tempo

Q3

No início do Q3, alguns pilotos usavam um conjunto ‘velho’ de pneus macios, como Alonso, Magnussen, Norris, Hülkenberg, Hamilton, Ocon e Lawson.

O dinamarquês da Haas abriu a tabela de tempos com a marca de 1m32s537. Não demorou para Carlos Sainz pintar na ponta com o tempo de 1m31s170, separado por 0s251 de Leclerc que era o segundo colocado. Lando Norris ocupava a terceira posição com a marca de 1m31s539.

Com todos os pilotos completando uma volta rápida no traçado, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Norris, Russell, Hamilton, Alonso, Magnussen, Hülkenberg, Ocon e Lawson.

Restando menos de 4 minutos para o final da sessão, os competidores foram encaminhados outra vez para o traçado, agora usando um novo conjunto de pneus macios. A dupla da Mercedes foi a última a ser liberada.

Carlos Sainz conquistou a 5º pole da carreira em Singapura, cravando 1m30s984. George Russell se estabeleceu na segunda posição, com a marca de 1m31s056. Charles Leclerc precisou se contentar com o terceiro lugar, anotando 1m31s063, para superar Lando Norris que foi empurrado para a quarta posição.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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