ColunistasDestaquesFórmula EPost

Buemi encerra sexta-feira em São Paulo liderando primeiro treino livre da Fórmula E

Após a McLaren começar o dia na frente, Buemi encontra uma boa volta no traçado para liderar o TL1 nesta primeira passagem da Fórmula E no Brasil

O primeiro treino livre da Fórmula E em São Paulo foi realizado nesta sexta-feira (24) o Sambódromo do Anhembi. O traçado escolhido é bem desafiador, principalmente por conta da velocidade. Ao longo da atividade os pilotos testaram os limites dos carros e realizaram o reconhecimento do traçado. A sessão foi liderada por Sébastien Buemi da Envision.

O piloto suíço apareceu na liderança da atividade próximo do encerramento, enquanto Jake Hughes da McLaren experimentou o topo da tabela de tempos por boa parte dos 30 minutos que corresponderam ao TL1.

Sacha Fenestraz concluiu a sessão com a Nissan como segundo colocado. O piloto foi seguido de perto por Dan Ticktum da NIO 333. Stoffel Vandoorne ficou com a quarta posição, mesmo após ter batido o carro durante a sessão. Mitch Evans ficou com o quinto lugar com a Jaguar.

René Rast concluiu a primeira sessão em São Paulo no sexto lugar com a McLaren, enquanto Hughes que liderou boa parte da sessão foi o sétimo colocado. Máximilian Günther foi o oitavo colocado com a Maserati, enquanto Lucas Di Grassi representou a Mahindra em novo, enquanto o Sergio Sette Câmara completou o Top-10.

A Fórmula E retorna neste sábado para dar continuidade ao evento, realizando a classificação e a corrida em São Paulo.

Saiba como foi o TL1 da Fórmula E

Quando os boxes foram liberados a temperatura na pista com 49°C e 33°C no ambiente. A sexta-feira foi marcada pelas altas temperaturas. Mesmo a tarde quando os pilotos foram liberados para realizar o TL1, o calor marcou a atividade e esteve presente durante todo o dia. As chuvas de março que são uma grande preocupação nesta época do ano ficou distante do Sambódromo.

Com cerca de três minutos de atividade, a direção de prova testou o sistema de bandeira amarela por toda a pista. Pouco depois a atividade seguiu normalmente com os competidores registrando os seus primeiros tempos na pista na casa de 1m38s.

Hughes rapidamente aferiu 1m15s177, mas na sequência foi superado por Vandoorne que obteve 1m15s156. Instantes depois Hughes estava mais uma vez no topo com 1m14s716. O tráfego estava bem intenso, afinal, está era a primeira vez que os pilotos experimentaram o traçado montado no Sambódromo do Anhembi. A atividade  para realizar a sua coleta de dados e preparar os seus carros para o sábado.

Jean-Éric Vergne atacou a zebra de forma mais forte, fazendo o carro balançar. Na sequência Stoffel Vandoorne provocou a primeira bandeira amarela no traçado, pois errou o ponto de freada da curva 1 e tocou a barreira de pneus ao extravasar os limites de pista. Com dez minutos de atividade os dez primeiros eram: Da Costa, Hughes, Vergne, Buemi, Fenestraz, Nato, Evans, Cassidy, Ticktum e Wehrlein.

Hughes foi o primeiro piloto a conseguir um tempo na casa de 1m13s, mas rapidamente Evans e Da Costa evoluíram as suas marcas. Hughes saltou mais uma vez para a ponta, anotando 1m13s816. Entre os brasileiros, Câmara ocupava apenas a vigésima posição, enquanto Di Grassi era o décimo terceiro colocado.

Vandoorne retornou aos boxes para que a equipe realizasse uma avaliação dos danos. O bico da asa dianteira ficou quebrada, precisando de uma nova substituição.

Como parte da preparação os pilotos precisavam testar os carros em diferentes potências, simulando o restante do fim de semana.

Os tempos evoluíram, assim como a pista. Com a aproximação do final da atividade, a temperatura estava caindo e existiam menos áreas com a presença do sol pelo traçado.

Restando cerca de três minutos para o final, Rowland e Di Grassi extravasaram os limites da curva 1, mas rapidamente retornaram ao traçado regular. Neste momento Buemi liderava a sessão com 1m12s341, enquanto Hughes estava separado por 0s238 do líder da atividade.

Vários pilotos testaram os limites da curva 1 e cometeram erros. A atividade foi encerrada com uma bandeira amarela no traçado. Buemi e Cassidy eram investigados por uma infração técnica.

Após o encerramento da atividade os pilotos tiveram a oportunidade de testar a largada.

Agenda com os horários do e-Prix de São Paulo – Foto: Ale Ranieri – BP
Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo