ColunistasNascarPost

Bubba Wallace desencanta na temporada e leva etapa do Kansas

Piloto da 23Xi segura o “patrão” Denny Hamlin e se torna o 18o vencedor diferente em 2022

Pela segunda prova dos playoffs da NASCAR Cup Series,  mais uma vez, um piloto de fora dos playoffs conquistou a vitória e deixou a disputa pelas vagas ainda incerta. Na etapa realizada no oval do Kansas, quem se destacou foi Bubba Wallace, que tomou a liderança na parte final da prova e conseguiu evitar os avanços de Denny Hamlin para ser o 18o vencedor diferente na temporada 2022.

Wallace venceu pela segunda vez na carreira e conquistou o segundo triunfo na 23Xi nesta temporada, curiosamente, na mesma pista em que a equipe foi vitoriosa, com o triunfo de Kurt Busch. Como Bubba assumiu o carro de Buschão, após o campeão da Cup Series em 2004 não ser liberado pelos médicos para correr desde o acidente sofrido em Pocono, a vitória foi fundamental para a escuderia de Denny Hamlin e Michael Jordan , que mantém o carro 45 na disputa do campeonato de equipes, pois o time conquistou a vaga para a sequência dos playoffs.

A corrida teve um bom desempenho dos carros da Toyota, que dominaram a disputa a partir do segundo estágio, depois que o pole position e vencedor do primeiro estágio, Tyler Reddick, teve um pneu furado e bateu no muro. Kyle Busch foi o vencedor do segundo estágio, enquanto os demais representantes da Joe Gibbs mostraram um bom desempenho.

Quem também teve um bom ritmo, pelo menos nos ciclos iniciais de bandeiras amarelas, foi Alex Bowman, que conseguiu aproveitar os trabalhos de boxes e as relargadas para liderar, mas os competidores da Toyota estavam com um desempenho competitivo.

Alex Bowman chegou a liderar, mas foi superado pelos Toyota na parte final (Meg Oliphant/Getty Images)

Então, faltando cerca de 60 voltas para o fim, Wallace aproveitou o momento e tomou a liderança. Mesmo com o último ciclo de paradas nos boxes, o piloto da 23Xi manteve a dianteira, com uma vantagem bem confortável.

Nas voltas finais, Denny Hamlin conseguiu reagir e alcançou o segundo posto. O piloto da Joe Gibbs até conseguiu se aproximar do seu empregado, mas Wallace conseguiu manter um ritmo competitivo e conseguiu manter a vantagem suficiente para não ser ameaçado no fim.

Apesar do segundo lugar, Hamin segue em uma situação confortável para se garantir na sequência da pós-temporada e se juntar a Christopher Bell, que foi o primeiro a se garantir no Round of 12 pela matemática, com uma vantagem de 58 pontos da zona de corte.

Por outro lado, Kyle Busch está em situação difícil. O bicampeão da categoria teve problemas com os pneus e chegou a rodar, terminando a prova apenas em 26o. Agora Buschinho (que deve ser anunciado nesta terça-feira como piloto da Richard Childress Racing) está na zona de eliminação, com dois pontos de desvantagem para Austin Cindric.

Alex Bowman chegou a liderar, mas foi superado pelos Toyota na parte final (Meg Oliphant/Getty Images)

Quem está em pior situação é Kevin Harvick. O piloto da Stewart-Haas bateu no começo da corrida e abandonou, sendo classificado em último. Com dois abandonos nas duas primeiras provas nos playoffs, o campeão da Cup de 2014 está a 35 pontos da zona de classificação e só terá a chance de avançar de fase se vencer a próxima corrida.

A terceira e última corrida do Round of 16 será na noite do próximo sábado em prova realizada no oval de Bristol.

Top-10 da etapa do Kansas:

1 – Bubba Wallace (23XI/Toyota)
2 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
3 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
5 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
6 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
7 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
8 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
9 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
10 – Daniel Suarez (Trackhouse/Chevrolet)

Classificação do Round of 16 após 2 de 3 etapas (diferença em relação à zona de corte)

Christopher Bell +58 (classificado)
William Byron +48
Denny Hamlin +47
Joey Logano +40
Ryan Blaney +36
Alex Bowman +30
Chase Elliott +28
Kyle Larson +27
Ross Chastain +26
Daniel Suarez +6
Tyler Reddick +2
Austin Cindric +2

Kyle Busch -2
Austin Dillon -3
Chase Briscoe -9
Kevin Harvick -35

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo