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Avaliando os pneus macios, Max Verstappen encerra TL1 em Austin na liderança

Por conta do formato Sprint, os competidores aproveitaram o único treino livre do fim de semana para dar uma atenção maior ao ritmo de corrida

Nesta sexta-feira (20) os pilotos da Fórmula 1 invadiram o Circuito das Américas para realizar o único treino livre do fim de semana. A atividade foi usada pelos times principalmente para recolher dados, pensando no restante do fim de semana, afinal, com o formato Sprint em vigor é necessário principalmente poupar os pneus.

Os pilotos deram atenção aos pneus médios e duros no começo da sessão, trabalhando com o ritmo de corrida. Apenas nos últimos quinze minutos do treino livre, uma parcela do grid invadiu a pista com os pneus macios. Max Verstappen aproveitou a oportunidade para retornar a ponta, após registrar a marca de 1m35s912. Charles Leclerc foi o segundo colocado, seguido por Lewis Hamilton ocupando a terceira posição. Sergio Pérez conseguiu fechar a sessão com a quarta marca, separado por apenas 0s300 do companheiro de equipe.

Kevin Magnussen completou o top-5 com o carro da Haas. O único time norte-americano do grid apresentou atualizações nesta pista, buscando um desempenho melhor, além de coletar dados visando o próximo campeonato.

A dupla da McLaren, assim como Fernando Alonso não experimentaram os pneus macios no final da atividade, optando desta forma por conservar os compostos para o restante das atividades.

A Fórmula 1 retorna às 18h para a realização da classificação que definirá o grid de largada do GP dos Estados Unidos.

Saiba como foi o TL1 do GP dos Estados Unidos

O GP dos Estados Unidos dá o start para uma rodada tripla, formada ainda pelos GPs do México e Brasil.

Por conta do formato Sprint, na tarde desta sexta-feira os competidores retornam ao Circuito das Américas para definir o grid de largada do GP dos Estados Unidos.

A Haas é o destaque do fim de semana, por conta da quantidade de atualizações que a equipe levou para o COTA. Além do time norte-americana, a Mercedes optou por realizar mudanças no assoalho, avaliando uma nova peça pensada para 2024. A Alfa Romeo também realizou uma alteração no seu assoalho. A Aston Martin por sua vez, realizou mais algumas modificações na parte traseira do seu equipamento, enquanto a AlphaTauri também preparou mais um conjunto de mudanças para o carro.

Com apenas um treino livre para preparar os carros para o restante do fim de semana, os competidores invadiram a pista buscando as suas primeiras voltas.

No início da atividade, Max Verstappen comandava a tabela de tempos com a marca de 1m39s736, usando os pneus duros. Acompanhando o piloto da Red Bull, estava Nico Hülkenberg que utilizava os pneus médios, seguido por Valtteri Bottas que também tinha os compostos médios instalados em seu carro.

Ainda primeiros minutos de atividade, analisavam os pneus médios, Oscar Piastri, Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen, Logan Sargeant, Yuki Tsunoda, Zhou Guanyu, Lando Norris e Alexander Albon. O restante do grid usava os pneus duros. Nestes primeiros minutos o foco estava na simulação de corrida.

Aos poucos o tempo foi melhorando, Verstappen entrou na casa de 1m37s687 de pneus duros, ainda nos dez primeiros minutos de atividade.

Com menos de quinze minutos de atividade, Lance Stroll retornou aos boxes com problemas de superaquecimento dos freios. Alguns pilotos cometiam erros ao longo do traçado, além de ser possível ver alguns pilotos reclamando dos bumps pelo traçado – algo comum no Circuito das Américas.

Após 20 minutos de atividade os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Norris, Tsunoda, Magnussen, Leclerc, Pérez, Ricciardo, Zhou e Piastri. Neste momento da sessão os competidores retornavam aos boxes, após completar cerca de 8 giros com os pneus, para poder preparar os carros antes de uma nova saída para o traçado. A pista ficou mais vazia, mesmo em uma sessão crítica para os times.

Além da Haas que estava com uma nova pintura, Red Bull e Williams também apresentaram pinturas especiais para essa etapa. As equipes, assim como a Fórmula 1, tentam valorizar esse evento ao máximo.

Após 20 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Norris, Tsunoda, Magnussen, Leclerc, Pérez, Ricciardo, Zhou e Piastri.

A temperatura da pista continuava subindo, neste momento da sessão estava na casa dos 40°C no asfalto, com 33°C no ambiente.

Com a sessão em andamento, os times ainda estavam focados na simulação de corrida. Oscar Piastri foi mais um competidor a extravasar os limites de pista. Diferente do Catar que grande parte do grid substituiu os pneus do início da sessão, para avaliar outro composto, os times estavam demonstrando uma cautela maior para o GP dos Estados Unidos.

A pista é um tanto abrasiva e cobra dos compostos. Por conta do fim de semana Sprint, os competidores têm pela frente duas classificações e duas corridas. Na classificação Sprint os competidores têm a obrigatoriedade de usar os pneus médios novos no Q1 e Q2, além do Q3 com os compostos macios novos.

Com a sessão se aproximando do final, Lando Norris saltou para a ponta anotando 1m37s256, usando os compostos médios do começo da sessão, enquanto Carlos Sainz passou a ocupar a quarta posição com a marca de 1m37s942, com os compostos duros, também do início da atividade.

Nos últimos quinze minutos, Logan Sargeant e Alexander Albon foram encaminhados para o traçado usando os pneus macios novos. O piloto norte-americano saltou para a quinta posição anotando 1m37s642, enquanto o competidor tailandês passou a ocupar o primeiro lugar anotando 1m36s535.

Aos poucos o restante do pelotão também deu uma oportunidade para experimentar os pneus macios se preparando para a classificação. Max Verstappen retornou para a ponta, cravando 1m35s912, ficando separado por 0s623 do piloto tailandês. Sargeant conseguiu avançar no grid para ocupar a terceira posição, anotando 1m36s987.

Restando apenas 4 minutos para a finalização da atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Magnussen, Russell, Albon, Sainz, Hülkenberg, Sargeant e Ocon. Lewis Hamilton encontrou uma boa volta no traçado, saltando para a terceira posição, logo atrás do piloto da Ferrari com o tempo de 1m36s193.

Lance Stroll não retornou mais para a pista, com a equipe tentando resolver os problemas relacionados aos freios dianteiros do carro.

A McLaren optou por não experimentar os pneus macios, guardando o jogo para as próximas sessões. O mesmo aconteceu com Fernando Alonso. Lewis Hamilton completou a sessão com o flow-vis espalhodo em parte do assoalho do lado esquerdo.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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