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Austin Dillon sobrevive e garante a última vaga nos Playoffs da NASCAR Cup Series

A corrida em Daytona foi marcada pela chuva e pelos acidentes, com o piloto da Richard Childress assumindo a ponta com uma manobra para cima de Austin Cindric no final . Martin Truex Jr acaba eliminado

A definição das últimas vagas para os playoffs da NASCAR Cup Series tiveram toda a dose de drama e de emoção que os fãs poderiam esperar e muito mais. O desfecho da temporada regular no superspeedway de Daytona trouxe muitas emoções e reviravoltas. Numa prova em que poucos conseguiram terminar, Austin Dillon surpreendeu e levou a vitória, levando uma das últimas vagas disponíveis.

Na briga pelos pontos, tanto Ryan Blaney como Martin Truex Jr tiveram vários problemas e, com a vitória de Dillon, tiveram que brigar pelo último posto da pós-temporada. O campeão de 2017 lutou como pôde, com o carro bem remendado, mas perdeu rendimento, mas o piloto da Penske, mesmo com seis voltas em atraso, conseguiu galgar posições com os abandonos e conseguiu manter três pontos de vantagem para o rival, ficando com a última vaga.

A corrida já teve dificuldades antes mesmo do início da prova, devido às fortes chuvas que caíam na região do autódromo. A etapa que deveria ter sido realizada na noite de sábado foi adiada para a manhã do domingo, mas a disputa não conseguiu escapar do tempo carregado, tendo até influência em um momento-chave da prova.

Blaney começou a disputa com 25 pontos de vantagem para Truex, com ambos andando relativamente próximos no pelotão que seguia bem equilibrado. A classificação parecia tranquila para ambos, após a desistência de Kurt Busch anunciada nesta semana e um deles só perderia a vaga em caso de uma vitória inédita de alguém atrás deles. Na corrida, com exceção de Kyle Larson, que abandonou por problemas de motor, e de Austin Cindric, que perdeu tempo ao passar o piloto da Hendrick, todo o restante do grid se mantinha próximo.

Então, na volta 30 das 160 programadas, tivemos o primeiro acidente do dia. Denny Hamlin e Christopher Bell rodaram, com o carro 20 acertando o bólido de Blaney, que teve bastante danos, que também eliminou Brad Keselowski da disputa. O piloto da Penske conseguiu chegar aos boxes, mas perdeu voltas, ficando em situação dramática.

 

Na conclusão do primeiro estágio e durante um morno segundo segmento, Truex fez o dever de casa e pontuou de forma consistente na posição final e descontou a diferença para Blaney de 25 para 10 pontos. Bastava ao piloto da Joe Gibbs terminar dez posições acima do rival para ultrapassá-lo na classificação e não ficar na dependência de uma vitória de algum piloto atrás na disputa.

A partir do terceiro estágio e, com o risco da chuva voltar a cair a qualquer instante, os pilotos ficaram mais agressivos, e a confusão começou a se formar. Na 100 volta, Michael McDowell rodou e iniciou uma confusão que afetou mais seis carros, incluindo o de Truex, que também sofria atraso para os líderes, embora ainda permanecesse à frente de Blaney.

 

A corrida continuou tensa ao longo do pelotão. Na volta 124, Chase Briscoe e Alex Bowman se enroscaram e levaram outros na confusão, como Chris Buescher e Bubba Wallace. Austin Dillon chegou a ter alguns toques e rodou na entrada dos boxes, mas conseguiu sobreviver na disputa. 

 

Após a bandeira amarela, a corrida recomeçou, com a tensão de uma possível chuva que chegaria em breve. Alguns pilotos, como Justin Haley, arriscaram em estratégia para se posicionar à frente e buscar a vitória.

Entretanto, um momento decisivo na corrida aconteceu no início da volta 137. Alguns pilotos falavam que começava a chover e, ao entrarem na curva 1, muitos deles perderam o controle com o chuvisco e bateram no muro. No meio da destruição dos carros, Dillon conseguiu escapar e assumir a liderança.

 

Então, a chuva apertou e, com 24 voltas para o fim, a prova foi paralisada. A NASCAR poderia ter encerrado a prova por força de regulamento, já que mais da metade da prova havia sido completada. Todavia, a decisão teria um impacto na disputa pelos playoffs, pois Dillon, que era o líder, garantiria uma das vagas e deixaria a disputa por pontos entre Blaney e logano.

Naquele momento, Truex estava levando a vaga, pois estava em sétimo, enquanto Blaney era o 29ª. No entanto, se a corrida continuasse, o piloto da Penske poderia ultrapassar os pilotos envolvidos no último acidente e somar mais pontos.

Após mais de três horas de espera e de secagem da pista, a prova pôde recomeçar. E então, Austin Cindric conseguiu se aproveitar e tomar a liderança na relargada. O vencedor das 500 Milhas de Daytona neste ano buscava vencer pela segunda vez no ano e na mesma pista, além de ajudar o companheiro de Penske na disputa.

Na briga pelos pontos, Truex conseguiu avançar e chegar a ficar em terceiro, mas o seu carro, já avariado de outras confusões, perdeu rendimento e permitiu a reação de Blaney, que, mesmo com seis voltas em atraso, conseguiu recuperar posições com os abandonos de rivais e tomou a posição do piloto da Joe.

Assim, Blaney se classificava por pontos e Truex torcia para que Dillon (que, naquele momento, era o único piloto que tinha condições de avançar de fase por vitória e que estava forte na disputa) não vencesse. Cindric mantinha a liderança e parecia em plenas condições de repetir o triunfo do começo do ano.

Mas, com quatro voltas para o fim, Dillon deu um toque leve em Cindric e o tirou da frente, quase causando um acidente, mas o piloto da Penske conseguiu se manter na pista e pôde reagrupar no pelotão principal.

 

Dillon ainda contou com a ajuda do seu companheiro de equipe, Tyler Reddick, que o ajudou a manter um ritmo e não ser ameaçado por outros pilotos até a bandeirada final. Com o resultado, o neto de Richard Childress se tornou o 15ª vencedor diferente no ano e assegurou a última vaga nos playoffs, deixando Truex de fora da briga pelo título

Os dezesseis pilotos que brigam pelo título iniciam os playoffs no próximo domingo, com a etapa de Darlington, iniciando a fase Round of 16, nos quais os quatro piores das próximas três corridas serão eliminados.

Top-10 da etapa de Daytona:

1 – Austin Dillon (Richard Childress/Chevrolet)
2 – Tyler Reddick (Richard Childress/Chevrolet)
3 – Austin CIndric (Penske/Ford)
4 – Landon Cassill (Spire Motorsports/Chevrolet)
5 – Noah Gragson (Beard Motorsports/Chevrolet)
6 – Cody Ware (Rick Ware Racing/Ford)
7 – BJ McLeod (Live Fast Motorsports/Ford)
8 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
9 – David Ragan (Rick Ware Racing/Ford)
10 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)

Classificação dos playoffs para o Round of 16:

Chase Elliott – 2040
Joey Logano – 2025
Ross Chastain – 2020
Kyle Larson -2019
William Byron – 2014
Denny Hamlin – 2013
Ryan Blaney – 2013
Tyler Reddick – 2012
Kevin Harvick – 2012
Christopher Bell – 2011
Kyle Busch – 2010
Chase Briscoe – 2009
Daniel Suarez – 2007
Austin Cindric – 2006
Alex Bowman – 2006
Austin Dillon – 2005

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