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Após férias de verão, Verstappen retorna na ponta e lidera o TL1 do GP da Holanda

Max Verstappen instalou os pneus macios no final da atividade e retornou para a ponta, registrando o melhor tempo da sessão

Neste fim de semana a Fórmula 1 marca o seu retorno das férias de verão, a categoria está na Holanda para a realização da 13ª etapa.

A sessão foi liderada por Max Verstappen, o piloto holandês trabalhou com os pneus macios apenas nos últimos minutos de atividade e com isso, foi inevitável recuperar a ponta. Verstappen anotou 1m11s852 com o carro da Red Bull.

A atividade foi bem dinâmica, com os pilotos completando diversas voltas pelo traçado para avaliar os pneus disponíveis para o fim de semana.

Fernando Alonso se estabeleceu na segunda posição, separado por 0s278 de Verstappen. Lewis Hamilton foi o terceiro colocado com a Mercedes. A equipe alemã fez uma boa atividade e aproveitou o tempo disponível para fazer as suas avaliações, já que levaram algumas atualizações para este traçado.

Sergio Pérez liderou a atividade brevemente, mas encerrou a sessão na quarta posição, seguido por Alexander Albon. O piloto da Williams esteve andando entre os primeiros colocados e aproveitou o benefício de usar os pneus macios para se aproximar mais dois líderes. Logan Sargeant também pintou na ponta da tabela em seu uso dos pneus macios, mas encerrou a sessão ocupando o sétimo lugar.

A dupla da McLaren demorou para estar no Top-10, mas Lando Norris foi o sexto colocado, com Oscar Piastri no oitavo lugar, a dupla deu preferência para a avaliação dos pneus médios no começo da sessão, antes de completar um stint longo com os pneus macios. Yuki Tsunoda e Esteban Ocon completaram o Top-10.

A sessão foi focada nas verificações dos carros, principalmente por conta de algumas atualizações que foram levadas para o traçado. Os times fizeram a simulação de corrida, com stints mais longos, aproveitando para verificar os pneus do fim de semana.

A chuva pode atrapalhar as sessões e por conta dessa instabilidade climática, aproveitaram esse período de pista seca para fazer várias análises dos equipamentos.

A Fórmula 1 retorna às 11h pelo horário de Brasília para a realização do TL2 em Zandvoort.

Saiba como foi o TL1 da Fórmula 1 na Holanda

A sexta-feira marca o retorno da Fórmula 1, a categoria está no circuito se Zandvoort para a realização da primeira etapa depois das férias de verão.

Assim que o traçado foi liberado para a utilização dos pilotos, os competidores foram invadindo o circuito. Os pneus duros e médios foram instalados nos carros para a primeira saída dos boxes. No asfalto a temperatura estava na casa dos 31°C, com 21°C no ambiente.

Rapidamente os primeiros tempos foram surgindo na tabela de tempos. Max Verstappen logo surgiu na ponta ao anotar 1m15s393 com os pneus duros (C1). No carro do holandês era possível observar um pouco de flow-vis espalhados na entrada de ar do carro.

Na Ferrari existia uma alteração, o time italiano deu a oportunidade de Robert Shwartzman realizar testes com o SF-23, o piloto ocupava o lugar de Carlos Sainz.

Alexander Albon que ocupava a sexta posição, saltou para o segundo lugar após anotar 1m14s525. Com dez minutos de atividade os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Russell, Albon, Ocon, Pérez, Sargeant, Gasly, Hülkenberg e Leclerc. Por ser uma pista curta e fluída, rapidamente os tempos foram melhorando.

Por conta das novidades levadas para esse traçado, alguns competidores realizavam testes aerodinâmicos para as suas equipes. No carro de Yuki Tsunoda era visível os aero-rakes na parte dianteira do carro.

Com quase 20 minutos de sessão, Tsunoda, Norris, Piastri, Zhou, Alonso e Stroll estavam sem tempo aferido no traçado. Lando Norris foi liberado pela equipe, mas também estava focado na realização dos testes aerodinâmicos para a equipe.

A Red Bull estava com uma pequena alteração na parte traseira do carro, enquanto a Mercedes fez alterações no sidepod, na asa traseira que fica localizada na parte superior do difusor, além de uma mudança no assoalho. A McLaren aproveitou para instalar uma nova asa traseira, tentando resolver as questões que surgiram antes das férias de verão, quando a equipe tinha apresentado um salto de desempenho.

A Aston Martin por sua vez, optou por levar um pacote de atualizações mais amplo, com mudanças concentradas no assoalho do carro. A Haas também fez as suas alterações no carro, com mudanças significativas para o seu equipamento, enquanto a AlphaTauri proporcionou apenas um ajuste na asa traseira do carro.

Com quase 30 minutos de atividade, assim que Lance Stroll foi liberado a Aston Martin identificou um problema em seu carro, o piloto canadense precisou retornar aos boxes para a equipe trabalhar em seu carro.

Em pista, a Mercedes seguia realizando um trabalho intenso para a coleta de dados, principalmente por conta das novidades que foram instaladas no carro. Hamilton ocupava a segunda posição, acompanhado por George Russell.

Foi nesse momento da atividade, que Logan Sargeant instalou os pneus macios e pulou para a ponta anotando 1m12s814, superando a marca de Verstappen em 0s377. Aos poucos outros competidores também instalavam os pneus macios, para mais uma porção de verificações no circuito.

Restando meia hora para o encerramento, os dez primeiros colocados eram: Pérez, Sargeant, Verstappen, Hamilton, Russell, Bottas, Ricciardo, Gasly, Albon e Ocon. Por conta dos pneus macios (C3) que eram a escolha nesta parte da sessão, os tempos foram melhorando gradualmente. Pérez conseguiu superar a marca de Sargeant ao anotar 1m12s439, enquanto Albon passou a ocupar o segundo lugar registrando 1m12s447.

Valtteri Bottas foi encaminhado para a pista com os pneus médios novos, optando por um composto diferente. O mesmo era visto no carro de Charles Leclerc da Ferrari, enquanto Piastri e Norris foram insistindo em seus pneus médios usados, no entanto, o piloto britânico ainda não tinha tempo registrado na tabela.

Com menos 18 minutos para o encerramento da sessão, Nico Hülkenberg trouxe a bandeira vermelha para o traçado. O piloto alemão perdeu o controle do carro na pnúltima curva do circuito e com isso o competidor ficou atolado na brita. O carro não apresentava danos após o piloto alemão perder o controle da traseira.

Quando a sessão foi interrompida, os dez primeiros eram: Pérez, Albon, Sargeant, Ocon, Gasly, Ricciardo, Verstappen, Magnussen, Bottas e Leclerc. 

A sessão foi reestabelecida, restando cerca de 11 minutos para o encerramento da atividade. Os competidores não perderam tempo para ocupar o traçado mais um vez. Verstappen foi liberado pela Red Bull usando os pneus macios pela primeira vez no fim de semana. No entanto, Bottas, Leclerc, Norris, Zhou e Shwartzman usavam os pneus médios.

Max Verstappen voltou a ocupar a ponta da tabela de tempos ao anotar 1m11s852, seguido por Fernando Alonso que apareceu na sessão ao registrar 1m12s130, seguido por Hamilton que registrou 1m12s130. A dupla da McLaren abandonou os pneus médios e ao instalar os compostos macios, viu Piastri e Norris ocuparem o sétimo e oitavo lugar, respectivamente. Stroll não retornaria para a pista, pois apresentou um problema na unidade de potência.

Mesmo ocupando a última posição da tabela, Shwartzman teve a oportunidade de guiar o caro mais recente da Ferrari. O piloto tentava controlar a traseira do carro da Ferrari, enquanto buscava o traçado ideal na pista. Para o jovem piloto, guiar nesse circuito tinha um desafio ainda maior, por ser uma pista que a direção do vento muda relativamente rápido, além de ser um circuito com curvas inclinadas e que tem a areia presente pelo traçado, prejudicando a aderência.

A sessão foi encerrada com Verstappen na ponta, seguido por Alonso e Hamilton. Boa parte do grid expermentou os pneus macios. O piloto holandês cometeu um erro no traçado, passando pela brita, antes de colocar o carro no asfalto outra vez. Os pilotos que permaneceram na pista tiveram a chance de treinar a largada, pouco depois da direção de prova fazer o teste do Virtual Safety Car.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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