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Wayne Taylor Racing brilha na estratégia e vence as 24 Horas de Daytona

Equipe do Acura número 10 esteve com a melhor estratégia e conquistou a vitória em Daytona (Jake Galstad/IMSA)

Em uma corrida bastante disputada e cheia de alternativas, a experiência e a melhor estratégia do quarteto da Wayne Taylor Racing fizeram a diferença para o Acura número 10 cruzar a linha de chegada na frente na 59ª edição das 24 Horas de Daytona.

Da quadra vencedora, o americano Ricky Taylor e o português Filipe Albuquerque conquistaram a prova pela segunda vez, enquanto o brasileiro Hélio Castroneves e o estadunidense Alexander Rossi celebraram seu primeiro triunfo na tradicional disputa, incluindo mais um troféu importante em suas coleções, já que ambos são vencedores de 500 Milhas de Indianápolis.

A conquista foi bastante celebrada entre os pilotos da escuderia de Wayne Taylor, que reformulou o time para 2021, trocando a Cadillac pela Acura e trazendo integrantes da Penske, que foram campeões da IMSA, além da presença do experiente português.

Albuquerque destacou que o fato dos pilotos da equipe já se conhecer foi importante para a melhor adaptação às mudanças, e salientou que a facilidade da língua em conversar com Hélio foi um fator a mais que contribuiu com o compartilhamento de informações sobre os ajustes do carro para este ano.

Pilotos destacaram o trabalho em equipe como chave para a vitória (Michael Levitt/IMSA)

Por sua vez, Hélio agradeceu a todos na equipe pelo trabalho duro e enalteceu a dedicação da equipe: “Foi uma emoção muito grande. Todos aqui apresentaram um trabalho impressionante na prova e, sem dúvida foi um dia muito especial!”, comentou.

A corrida na DPi

A vitória foi suada, já que os carros da classe DPi estavam em um nível muito próximo por boa parte da prova e a liderança mudou de mãos bastante, conforme as estratégias eram postas à mesa.

Há de se ressaltar também o baixo número de problemas mecânicos, com apenas 11 abandonos entre os 49 inscritos em todas as divisões. Dos sete inscritos na divisão principal, apenas um não terminou a prova e outro teve problemas mais sérios.

O carro que teve mais problemas foi justamente o Cadillac número 31 da Action Express, dos brasileiros Felipe Nasr e Pipo Derani, além do inglês Mike Conway e do americano Chase Elliott, que largou na pole e era um dos carros mais rápidos, mas sofreu com um problema de câmbio na segunda metade da prova e perdeu mais de 20 voltas nos boxes, ficando fora da briga pela vitória.

Com problema de câmbio, Cadillac 31 ficou fora da disputa (Michael Levitt/IMSA)

A contenda teve várias mudanças de posições, à medida em que as bandeiras amarelas surgiam, com cada equipe fazendo sua aposta para a parte final. Faltando cerca de meia hora para o fim, o Acura número 10, com Filipe Albuquerque ao volante, assumiu a ponta, com uma tática de uma sequência mais longa na pista.

Um oponente que surgiu com força foi o Cadillac número 01 da Chip Ganassi, com Kevin Magnussen, Scott Dixon e o holandês Renger van der Zande vindo mais rápido na parte final. O neerlandês vinha tirando a diferença do português, chegando a ficar na cola por algumas voltas. Mas faltando sete minutos para o fim, o pneu do Cadillac furou e forçou à parada nos boxes, tirando a Ganassi da disputa e deixando o caminho livre para a vitória da Wayne Taylor Racing.

Com Kamui Kobayashi, o Cadillac 48 apareceu bastante na corrida (Jake Galstad/IMSA)

No segundo lugar, veio o Cadillac número 48 da Action Express, com o heptacampeão da NASCAR Jimmie Johnson, o francês Simon Pagenaud, o alemão Mike Rockenfeller e o japonês Kamui Kobayashi, que foi um dos grandes nomes da corrida.

Koba-san foi um dos nomes que mais apareceu, nas disputas por posição, com manobras ousadas e com um ritmo muito rápido. Faltando cinco minutos para o fim, o nipônico deixou para trás o Mazda número 55 para garantir o segundo posto na classificação. Assim, o carro da marca japonesa terminou em terceiro tendo a bordo o trio Harry Tincknell, Oliver Jarvis e Jonathan Bomarito.

Nas outras classes

Pela LMP2, a vitória ficou com o Oreca número 18 da Era Motorsport, com os britânicos Ryan Dalziel e Kyle Tilley, em conjunto com estadunidense Dwight Merriman e o francês Paul-Loup Chatin.

Na divisão LMP3 (que fez sua estreia nesta corrida), muitos problemas com vários competidores, dada a novidade de regulamento, com a melhor equipe sendo a Riley Motorsports, com os americanos Spencer Pigot, Oliver Askew e Gar Robinson, além do australiano Scott Andrews, vencendo a bordo de um Ligier.

Nos GT Le Mans, a Corvette levou a melhor fazendo a dobradinha, tendo o carro 3 como vencedor, com Jordan Taylor (irmão de Ricky, um dos vencedores da DPi), o neerlandês Nicky Catsburg e o espanhol Antonio Garcia como vencedores.

Inclusive um susto com a equipe vencedora: Garcia foi tirado da corrida ainda no começo depois que um teste de PCR identificou que o piloto estava com Covid-19. O espanhol foi isolado e o caso foi contactado à direção da IMSA, que decidiu por deixar a equipe correndo após avaliar as condições sanitárias, com o time se comprometendo a seguir os protocolos entre os membros que entraram em contato com os participantes.

Representante brasileiro na divisão, Augusto Farfus terminou em terceiro com o BMW número 24, na companhia do alemão Marco Wittmann, do americano John Edwards e do finlandês Jesse Krohn.

BMW de Augusto Farfus foi ao pódio na GTLM (Jake Galstad/IMSA)

Já a classe GT Daytona teve um deja vu para fãs da Fórmula 1: afinal foi uma dobradinha de carros Mercedes, com a vitória do carro 57 da Winward Racing, com o alemão Maro Engel, o americano Russell Ward, o tcheco Phillip Ellis e o neerlandês Indy Dontje.

Os brasileiros que competiram na classe não tiveram muita sorte: Daniel Serra, com a Ferrari da AF Corse número 21 teve vários problemas ao longo da prova, e sua equipe terminou em oitavo na divisão e 29º geral. Já a Ferrari da Scuderia Corsa número 63, que teve Marcos Gomes como um dos tripulantes, acabou abandonando faltando duas horas para o fim.

Classificação final das 24 Horas de Daytona 2020

A próxima etapa da IMSA Weathertech Sportcars será dos dias 17 a 20 de março, com as tradicionais 12 Horas de Sebring.

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