ColunistasExtreme EPost

Valtteri Bottas, Sophia Floersch e Billy Monger participam de teste da Extreme E

A Extreme E é uma categoria de rali 100% elétrico que vai realizar sua etapa inaugural no ano que vem em Dakar, no Senegal. Até lá, testes e mais testes serão realizados para que tudo esteja pronto até o dia 23 de janeiro de 2021, principalmente o SUV a ser utilizado por todos os competidores, o ODYSSEY 21 E-SUV, que desta vez foi pilotado por Valtteri Bottas, Sophia Floersch e Billy Monger.

O teste aconteceu na semana passada, na semana de treinos mais intensa até agora, foram seis dias de longas atividades em Château de Lastours, no Sul da França. O circuito utilizado é conhecido por suas características off-road e permite que os carros sejam levados ao limite. 

Uma oportunidade única para a Spark Racing Technology, fabricante do ODYSSEY 21 E-SUV, que pode contar com o  feedback de alto nível dos pilotos participantes do teste.

Theophile Gouzin, diretor técnico da Spark, afirmou que “O feedback dos pilotos tem sido realmente útil. Um grande detalhe sobre este carro é que ele é adaptável e temos sido capazes de fazer pequenos ajustes aqui e ali para atender diferentes estilos de pilotagem, o que prova que as equipes podem mexer no veículo e ver resultados imediatos. Um grande sinal para a capacidade competitiva deste campeonato”.

O resultado do teste também foi comemorado por Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E: “Esta semana foi crucial para a Extreme E. Cada milha na pista de teste oferece oportunidades críticas de aprendizado e, neste caso, decidimos convidar alguns dos maiores e mais respeitados nomes do esporte para vir e colocar o ODYSSEY 21 para rodar e nos dar seu feedback honesto”.

“O fato de todos eles terem tido tais reações positivas proporcionou um enorme aumento de confiança para a categoria. Meus parabéns e gratidão à equipe da Spark Racing Technology por seu trabalho árduo diante de nossos testes mais intensivos até agora. Posso dizer com segurança que foi um enorme sucesso”, completou Agag.

VALTTERI BOTTAS, SOPHIA FLOERSCH, BILLY MONGER

A participação do piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, só foi revelada quando a sessão acabou. Assim como ele, outros pilotos também testaram em segredo e ainda não tiveram seus nomes publicados. 

Já os jovens talentos Sophia Floersch e Billy Monger se mostraram bem animados com o novo desafio. Sophia revelou ter adorado sua estreia: “A Extreme E é uma grande novidade e o carro era algo novo para mim. Minha primeira vez fazendo off-road e a primeira vez pilotando um carro de corrida de SUV tão grande, mas foi divertido, e bom. Algo diferente em comparação com o que estou acostumada normalmente. No off-road você pega as curvas mais lateralmente do que reto e isso é totalmente diferente, mas muito divertido”.

Billy Monger, que já está inscrito no programa de pilotos da categoria, mostrou interesse em entrar a equipe de Lewis Hamilton: “A Extreme E significa muitas das coisas que eu faço, então é definitivamente algo que estou procurando explorar. Qualquer um que conheça Lewis Hamilton estará envolvido sabe que ele vai querer ganhar e montar uma equipe muito boa, então eu acho que qualquer piloto interessado em competir aqui vai estar definitivamente interessado em ter aquele assento. Claro, eu adoraria ser escolhido, mas teremos que esperar para ver”.

CATIE MUNNINGS, JEROME D’AMBROSIO, JEAN-ERIC VERGNE

Catie Munnings é uma das primeiras mulheres oficialmente confirmadas na competição. Ela será companheira de equipe de Timmy Hansen, campeão do Mundial de Rali. Os dois serão pilotos da Andretti United. 

A piloto britânica revelou que foi a primeira vez que encontrou Hansen e que a primeira impressão dos dois sobre o ODYSSEY 21 foi bem semelhante, o que é bom um sinal, já que ele possui mais experiência de rali do que ela. Munnings também afirmou que vai aprender ao máximo com Timmy Hansen.

Ela ainda comemorou o fato de as duplas de pilotos serem obrigatoriamente compostas por um homem e uma mulher: “Inicialmente fui atraída pela aventura e viagem do Extreme E, pilotar um carro elétrico e a divisão de gênero foi a cereja no bolo para mim. É um privilégio e dará a mais mulheres a oportunidade de experimentar o automobilismo”. É claro que as mulheres podem competir no automobilismo no momento, mas este é outro nível de igualdade e dá o exemplo certo para as gerações futuras na base do automobilismo”.

Direto da Fórmula E, o experiente Jerome D’Ambrosio, foi outro que gostou muito da novidade: “Testar o carro Extreme E hoje foi uma experiência totalmente nova para mim. Eu piloto carros elétricos, já estou acostumado a essa potência instantânea, mas esta foi a primeira vez que saí de estrada e isso requer um estilo de direção totalmente diferente. Mas foi uma experiência realmente divertida e eu já podia sentir grandes melhorias no pouco tempo que tinha na pista. Grande carro, e fiquei muito satisfeito em fazer parte desta semana de testes e checar as possibilidades”.

“Eu adorei! Uma experiência muito, muito boa. Fiquei muito satisfeito com a força do carro, é totalmente impressionante” – estas foram as primeiras palavras de Jean-Eric Vergne após o teste.

O bicampeão da Fórmula E possui uma ligação especial com a Extreme E, ele é um dos fundadores da Veloce Racing, junto com Adrian Newey, mesmo assim ainda não sabe se é ele quem vai assumir o volante da equipe: “Esta categoria vai ser muito divertida e mal posso esperar para pilotar novamente e ver ainda mais melhorias. Se eu mesmo serei piloto ou não, não está decidido. Quero que a Veloce Racing vença, é claro, então escolherei o piloto mais adequado para o trabalho. O que eu sei é que estamos construindo uma entrada séria na equipe e mal podemos esperar pela primeira temporada para começar”.

O Boletim do Paddock fez um #BPCast bem legal sobre a Extreme E, você pode conferi-lo abaixo:

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo