ColunistasFórmula 1Post

TL3 Toscana – Valtteri Bottas permanece na liderança e segue como favorito para a pole

Valtteri Bottas segue forte e é um bom candidato a pole neste fim de semana, pois o finlandês liderou todos os treinos livres até o momento. Bottas anotou 1m16s530 com os pneus macios e desta vez Max Verstappen e Lewis Hamilton acompanharam o piloto ao conseguirem rodar em 1m16s.

Outro piloto que se mostra forte é Max Verstappen que segue marcando a Mercedes, com as suas voltas rápidas. A Racing Point parece que melhorou no circuito de Mugello e fechou o TL3 com Lance Stroll na quarta posição, enquanto Sergio Pérez foi o sexto. Pierre Gasly permaneceu entre os dez com a quinta posição, enquanto Daniil Kvyat viu a oportunidade para encaixar uma boa volta com a AlphaTauri e ocupar a nona posição.

Certamente a torcida tifosi está de olho no desempenho de Charles Leclerc que levou a Ferrari para a sétima posição, enquanto Sebastian Vettel foi o décimo oitavo. Alexander Albon se recuperou após uma volta rápida e ficou com o oitavo lugar, já que a Red Bull optou por realizar outros tipos de testes com o tailandês, que passou grande parte da sessão com os pneus médios instalados. O top-10 contou com a posição de Romain Grosjean, com a Haas, enquanto a dupla da Renault esteve um pouco apagada, Esteban Ocon ficou com o décimo primeiro lugar, mas Daniel Ricciardo foi o décimo sétimo.

A Fórmula 1 retorna às 10h pelo horário de Brasília para a realização da classificação.  

Saiba como foi o Terceiro Treino Livre em Mugello

Na pista a temperatura estava na casa dos 40°C, com 28°C no ambiente.

Quando os boxes foram liberados, os pilotos começaram a ocupar a pista mais ainda estavam realizando as voltas de instalação. Mas com quase dez minutos de sessão, Valtteri Bottas anotou 1:17.437 com os pneus macios instalados se tornando o primeiro tempo do dia a ser registrado na pista.

Mas foi apenas com 40 minutos que outros carros passaram a registrar voltas rápidas no circuito. Primeiro foi a dupla da Alfa Romeo e logo outros pilotos foram registrando as suas voltas rápidas dando preferência para os pneus médios e macios. Lewis Hamilton assumiu a ponta com 1:17.415.

Pouco depois Bottas saltou para a ponta, acompanhado por Max Verstappen, o piloto da Red Bull estava utilizando os pneus médios. A luta pela ponta seguiu até que o holandês obteve a liderança. 

Nos últimos 20 minutos, os pilotos seguiam virando voltas rápidas, enquanto a Mercedes permanecia utilizando os pneus macios, Valtteri Bottas conseguiu retornar para a ponta com 1:16.530, batendo o tempo de Lewis Hamilton com 1:16.613.

Seguindo o ritmo de classificação Lance Stroll melhorou o seu tempo e conseguiu bater a marca estabelecida por Max Verstappen e assim assumiu a terceira posição com 1:17.112, enquanto Sergio Pérez ocupava o sexto lugar com 1:17.341.

A dupla da Renault era vista apenas em décimo sétimo com Daniel Ricciardo, enquanto Esteban Ocon era o décimo oitavo, mas próximo do encerramento da sessão, o francês anotou 1:17.746 e saltou para o décimo lugar. Neste últimos minutos quase todos os pilotos estavam utilizando os pneus macios, exceto Alexander Albon que era o décimo sétimo e seguia com os compostos médios instalados.

Charles Leclerc foi o sétimo colocado com a Ferrari, conseguindo surpreender mais uma vez, além de levantar expectativas quanto ao desempenho que a equipe terá na classificação. Com o cronometro zerado, Albon melhorou a sua marca para 1:17.538, assumindo assim a oitava posição, quando instalou os pneus macios para os últimos minutos de atividade.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo