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TL2 Espanha – Hamilton mantém Mercedes na liderança

A segunda sessão de treinos livres realizada hoje (11), contou com a liderança de Lewis Hamilton, seguido por Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Novamente a Mercedes apareceu dando as cartas, mas se Bottas havia liderado o TL1, desta vez ficou mais discreto, ocupando o quinto lugar.

Os carros apresentaram um melhor desempenho enquanto utilizaram os compostos médios e macios, quando foram comparados aos supermacios e Hamilton ainda apontou o desgaste elevado do composto mais veloz escolhido para o final de semana.

A Ferrari mesmo ocupando o quarto lugar com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen em sexto, tiveram problemas com o carro do finlandês que viu o seu motor perdendo potência e fora obrigado a retornar aos boxes da equipe devagar.

Os carros da Haas mostraram um melhor desempenho e mesmo com Grosjean cometendo um erro no início da sessão, o suiço conseguiu retornar para a pista e superar o companheiro de equipe ao registar 1:19:579 e assumir o sétimo lugar.

Ainda é estranho ver os carros da Renault ocupando o décimo terceiro lugar com Hulkenberg e o décimo sétimo com Carlos Sainz e ainda fica difícil afirmar se é um mau desempenho do carro na pista catalã ou se o time está apenas escondendo o jogo.

Vamos aguardar até a terceira sessão de treinos livres onde existe a possibilidade de observar os carros por mais uma hora na pista, mas vale lembrar que o seu potencial efetivo só deve aparecer na sessão de classificação que acontece neste sábado às 10h pelo horário de Brasília.  

lll Saiba como foi a segunda sessão de Treinos Livres

Assim que a sessão foi liberada Grosjean foi o primeiro a deixar os boxes utilizando pneus médios, sendo seguido pelo companheiro de equipe que estava com os pneus macios. Sergey Sirotkin voltava a assumir o comando do carro da Williams no lugar de Robert Kubica e mais uma vez a equipe de Grove utilizava os pneus supermacios.

Grosjean registrava o primeiro tempo e tinha 1:21:454, mas pouco depois era superado por Magnussen com 1:21:164. Sirotikin era o terceiro na primeira rodada de voltas cronometradas com 1:24:326.

Na terceira volta do francês da Haas perdia a traseira do seu carro e rodava, ficando atolado na brita, na curva 7, com isso a direção de prova acionava o virtual Safety Car e o guincho entrava na pista para a remoção do carro.

Hulkenberg, que estava na pista, registrou a sua marca de 1:22:280 passando a ficar na terceira posição antes do incidente com Grosjean acontecer. Ericsson era o quinto com 1:27:489.

A pista fora liberada rapidamente e dessa forma os pilotos não perderam tanto tempo para retornar a ela. A maioria utilizava os pneus macios, mas Hulkenberg, Hartley, Leclerc, Bottas e Stroll estavam com os compostos médios.

A ponta da tabela logo passou a ser disputada, Ricciardo registrava 1:20:408, mas fora superado por Vettel com 1:19:421. Logo em seguida Hamilton encaixava o carro da Mercedes entre o alemão da Ferrari e o australiano da Red Bull ao registrar 1:20:042 e Verstappen se tornava o primeiro com 1:19:050. Pouco depois, ainda na mesma volta dos demais Bottas superava Vettel para se tornar o segundo com 1:19:2016.

Fernando Alonso era o sexto colocado com 1:20:515, seguido por Gasly com 1:20:653, Ericsson 1:20:907, Ocon 1:21:101 e Magnussen em décimo com 1:21:164.

O holandês da Red Bull conseguia se manter na ponta com 1:18:699, Bottas assumia a segunda posição com os pneus médios ao registrar 1:18:882, contra o 1:18:886 do companheiro de equipe e na volta seguinte os dois ponteiros da sessão se encaminhavam para os boxes.

A primeira fase era realmente para abusar da velocidade e conhecer os novas atualizações dos carros, Hamilton que seguia na pista tomava a ponta de Verstappen com 1:18:259. Com a primeira meia hora de sessão prestes a ser concluída, alguns pilotos retornavam para os boxes, para realizar uma troca de pneus para o novo stint.

Raikkonen na sétima volta do pneu macio saltava para a terceira posição com 1:18:829. Minutos depois do tempo do finlandês da Ferrari ser aferido, os pilotos da Red Bull que seguiram na pista, passavam na sua frente, Ricciardo com 11 voltas do macio registrava 1:18:392, seguido por Verstappen com 1:18:699.

Assim que a primeira meia hora havia acabado, já era possível ver os pilotos retornando para a pista com os pneus supermacios, assim como Bottas, Hamilton e Ericsson. O finlandês da Mercedes pulava para a terceira posição no novo stint que começava, com 1:18:644. Alonso ainda com os médios velhos de 9 voltas, era o nono colocado com 1:20:035.

Bottas que seguia na terceira posição, melhorava a sua marca para 1:18:611, mas após registrar cinco voltas com os supermacios o piloto retornava para os boxes, assim como Hamilton que tinha apenas três voltas com os compostos.

O que chamava a atenção eram os carros da Sauber na frente de equipes como Toro Rosso e Renault. Ericsson tinha a décima segunda posição, seguido por Leclerc. Vandoorne com os macios era o sétimo colocado com 1:19:742 e depois de registrar mais um giro, retornou aos boxes.

Verstappen retomava a terceira posição, com os supermacios e tinha 1:18:553. Ricciardo havia demorado um pouco mais para começar o novo stint, mas utilizava os mesmos compostos que o do companheiro de equipe.

Magnussen, que era o único piloto na pista defendendo o time da Haas depois do incidente com Grosjean, passava a ser o sétimo colocado com 1:19:643. Hulkenberg após abandonar os médios e colocar os pneus com a faixa vermelha evoluía para a décima primeira posição com a sua Renault.

Restando pouco mais de 40 minutos para o término da sessão as posições eram: Hamilton, Ricciardo, Verstappen, Vettel, Bottas, Raikkonen, Magnussen, Vandoorne, Pérez e Ocon.

Vettel evoluía a sua marca para 1:18:585, enquanto Raikkonen era mostrado escapando na curva 4, o finlandês já havia registrado 5 voltas com o composto.

Duas voltas depois, Raikkonen era chamado para os boxes da equipe, assim que o seu motor apresentou problemas, a Ferrari pediu que o finlandês parasse o carro, mas ele ainda conseguiu leva-lo aos boxes.

Com pouco mais de meia hora de sessão as equipes ponteiras passavam a investir em simulação de corrida utilizando ainda os compostos supermacios, mas McLaren e Haas ainda tentavam uma melhora em suas marcas.

A Haas conseguia enviar Grosjean mais uma vez para a pista e o francês conseguia superar o companheiro de equipe ao registrar 1:19:579 ocupando a sétima posição, com Magnussen em oitavo.

Restando pouco mais de 10 minutos para o término do segundo treino livre, Sergio Pérez teve problemas com a roda dianteira esquerda que se soltou enquanto ele fazia a sua volta, o mexicano foi obrigado a encostar o carro que seria encaminhado aos boxes. O Virtual Safety Car teve que ser ativado.

Algumas equipes começaram suas simulações de corrida com os supermacios e depois retomaram o uso dos macios.

Ao final da sessão ainda fora possível ver alguns pilotos como Max Verstappen e Sebastian Vettel escapando na pista.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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