ColunistasDestaquesFórmula 1

TL2 Bélgica – Charles Leclerc confirmou a boa performance da Ferrari, superando a Mercedes por 0s8

A Ferrari dominou a sexta-feira (30) de treinos livres, a equipe italiana liderou a primeira sessão com Sebastian Vettel e acabou repetindo o feito com Charles Leclerc. Os pilotos se mostravam velozes no circuito e foi difícil para os outros pilotos se aproximarem.

O monegasco anotou 1:44:123, conseguindo superar o alemão por 0s630, assim que eles instalaram os pneus macios, mas Leclerc já se mostrava forte desde o início, conseguindo superar Vettel, sempre que o alemão concluía uma volta rápida.

A dupla da Mercedes veio logo atrás, Valtteri Bottas ficou com a terceira posição, separado por 0s846 do líder. Lewis Hamilton foi o quarto colocado ao anotar 1:45:015, o inglês enfrentou problemas com o capacete o que dificultou o seu rendimento, pois precisou retornar algumas vezes aos boxes.

Surpresa mesmo ficou para os carros da Racing Point, Sergio Pérez superou Max Verstappen, ficando com a quinta posição, enquanto Lance Stroll foi o oitavo. O holandês da Red Bull enfrentou perda de potência logo após fechar uma volta rápida no início da sessão e assim acabou perdendo alguns minutos nos boxes para realizar uma verificação no carro.

Kimi Raikkonen completou o grid com a Alfa Romeo em sétimo, assim como Daniel Ricciardo com a Renault em nono. Desta vez Alexander Albon foi apenas o décimo colocado.

A Fórmula 1 retorna amanhã às 7h pelo horário de Brasília para a realização da terceira sessão de treinos livres e classificação logo depois.

lll Saiba tudo o que aconteceu no Segundo Treino Livre

Na pista a temperatura estava na casa dos 40°C, com 24°C no ambiente.

Logo que os boxes foram liberados Kevin Magnussen e Romain Grosjean se encaminharam para a pista; em ambos os carros, os pneus médios foram instalados. A dupla da Haas registrou a primeira volta cronometrada, o dinamarquês era o líder com 1:48:500, seguido pelo francês que tinha 1:49:031

Sebastian Vettel extravasou os limites de pista na curva 12, mesmo assim o alemão conseguia anotar 1:46:069. Aos poucos outros pilotos completavam o primeiro giro e assim Leclerc assumiu a ponta com 1:45:377. Pérez e Stroll eram vistos na terceira e quartas posições respectivamente, também com os pneus médios instalados.

A dupla da Williams era a única de pneus macios, mas não conseguiam superar os demais times e assim rapidamente eram lançados para o final da tabela.

Restando cerca de 12 minutos para a conclusão da primeira meia hora, Hamilton havia fechado a sua primeira volta na segunda posição após anotar 1:45:621, com Bottas no terceiro lugar ao cravar 1:45:781.

Max Verstappen demorou para ser liberado, mas logo em sua primeira volta cronometrada o piloto da Red Bull, conseguiu superar o segundo setor de Charles Leclerc, mas ao concluir o giro ficou com a segunda posição, atrás do monegasco com 1:45:394, contra 1:45:377.

Após uma volta incrível, Max Verstappen passou a enfrentar uma perda de potência no motor e logo depois precisou se dirigir para os boxes, para realizar uma verificação.

Com a conclusão da primeira meia hora, as posições eram: Leclerc, Verstappen, Hamilton, Bottas, Vettel, Pérez, Hulkenberg, Albon, Ricciardo e Giovinazzi.

Após uma breve pausa nos boxes, os pilotos da Haas passaram a ocupar a pista, desta vez utilizando os pneus macios, Grosjean e Magnussen ocupavam a décima sexta e décima sétima posições respectivamente. Ao concluírem as suas voltas, Grosjean ficou com a décima segunda posição, mas Magnussen foi empurrado para décimo oitavo. 

 Sebastian Vettel passou para a primeira posição com 1:44:753, seguido de perto por Valtteri Bottas com 1:44:969 e Sergio Pérez com a Racing Point, anotando 1:45:117. Ao concluir o giro, Hamilton se encaixou na terceira posição com 1:45:015.

Charles Leclerc que estava em abertura de volta rápida, assumiu a primeira posição ao anotar 1:44:123, também utilizando os pneus macios. O time italiano seguia dominando as sessões de treinos livres, assim como TL1.

Kimi Raikkonen havia subido para a sétima posição, ficando entre a dupla da Red Bull com 1:45:708.

Restando 42 minutos para o término da sessão, as posições eram: Leclerc, Vettel, Bottas, Hamilton, Pérez, Verstappen, Raikkonen, Stroll, Ricciardo e Albon. Carlos Sainz era o décimo primeiro com o carro da McLaren e Lando Norris era visto em décimo quinto em sua segunda volta com os pneus macios.

Quando adentraram aos últimos quarenta minutos de sessão, a atividade na pista diminuiu, pois as equipes passavam a focar nos treinos em modo de simulação de corrida, com os carros mais cheios de combustível e testando o desgaste dos pneus. Está é a pista mais longa do calendário e como a segunda sessão é realizada no mesmo horário da classificação e corrida as equipes acabam se dedicando mais para esta atividade.

Restando cerca de quatro minutos para o término da sessão, o carro de Sergio Pérez começou a pegar fogo e o piloto da Racing Point precisou encostar o carro. Lance Stroll também havia reclamado do sobreaquecimento do carro, muito antes do carro do companheiro de equipe apresentar algum defeito. A sessão foi encerrada em regime de bandeira vermelha, já com pouca movimentação na pista.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading