ColunistasFórmula EPost

TL1 em Diriyah: Nyck de Vries leva a Mercedes ao primeiro lugar na volta da Fórmula E

Todos os carros foram para a pista assim que autorizados. Depois de tanto tempo longe das pistas, havia pressa para coletar dados, conhecer o novo traçado e se habituar com a iluminação da primeira corrida noturna da categoria.

Como de praxe em todas as sessões de TL1, o teste de Full Course Yellow (bandeira amarela total) foi realizado bem no início da sessão. Os tempos ainda estavam bem altos. Buemi era o líder com 1:53.679, seguido por Da Costa e Vergne. 

Carros acelerando, tempos baixando. A dupla da NIO assumiu a ponta com Blomqvist marcando 1:40.327 e Turvey 1:42.840.

Com 10 minutos de treino, Buemi deslizou na pista e quase acertou o muro.

O revezamento de pilotos na liderança continuou com a dupla da Dragon assumindo a primeira posição. Nico Müller fez o tempo despencar ao fazer 1:13.935 e Sergio Sette Cãmara veio logo atrás com 1:14.104.

A posição dos dois não durou muito, pois Andre Lotterer marcou 1:13.228. Minutos depois o alemão foi superado por Rene Rast, 1:13.009.

A dupla da Techeetah apareceu para ocupar a ponta com da Costa, tendo Vergne em 3º e Alex Lynn entre os dois. Mas Pascal Wehrlein superou todos com 1:12.742..

Outros pilotos que experimentaram a liderança temporária foram Mitch Evans e Edoardo Mortara, o piloto da Venturi foi o primeiro a andar abaixo de 1.11 com 1:11.833.

Da Costa escapou na curva 18, a que dá acesso à zona de ativação do Modo Ataque, a mesma em que ele se envolveu em acidente com Buemi em 2019. O português voltou rapidamente à pista por causa da grande área de escape no local. 

Sette Câmara fez 1:11.469 e voltou ao top 5, ocupando a 3ª posição. 

Lucas di Grassi passou boa parte do tempo nos boxes, mas entrou nos últimos 20 minutos de sessão fazendo o 10º tempo, 1:11.735.

Da Costa errou a freada na mesma curva em que escapou da última vez, mas novamente conseguiu voltar para pista sem grandes problemas. 

Na frente, Lotterer era o líder com 1:10.369. Trazendo consigo a dupla da Nissan com Rowland e Buemi e a da Mercedes, com Vandoorne e de Vries fazendo o top 5. 

Oliver Turvey supreendeu e levou seu NIO ao 3º lugar com o tempo de 1:10.648.

Sergio Sette Câmara pulou para o primeiro lugar com 1:10.007. Enquanto a dupla da Virgin ocupava as duas últimas posições. 

Quando os tempos baixaram para a casa de 1:09, Mitch Evans assumiu a liderança com Nyck de Vries e Nico Müller logo atrás. Max Guenther era o 4º e Sette Câmara havia caído para a 5ª posição. 

Testando o Fanboost, Lucas di Grassi melhorou seu tempo para 1:10.072 e subiu para 7º. 

Buemi também travou roda na curva 2, por coincidência havia uma Techeetah atrás dele, dessa vez a de Vergne. 

Os dois pilotos da Dragon e Tom Blomqvist entraram em investigação por usar mais energia do regen que o permitido. E di Grassi, Mortara, Rast e Cassidy, por ultrapassarem o limite de velocidade durante a Full Course Yellow.

Nos dois últimos minutos, Nyck de Vries fez o super tempo de 1:08.693 e ficou com a ponta. Andre Lotterer chegou em segundo, 0.588 atrás do holandês. Lucas di Grassi apareceu no finalzinho para marcar o 3º tempo: 1:09.327.

Os dez primeiros terminaram dentro do mesmo segundo, Mortara e Rowland fecharam o top 5 com Venturi e Nissan, respectivamente.

Lynn, Evans, da Costa, Frijns e Guenther completaram o top 10 que foi composto por 10 equipes diferentes.

Sergio Sette Câmara não melhorou o tempo que o levou à liderança temporária e terminou em 18º, duas posições atrás de seu companheiro de equipe. 

O retorno da Fórmula E continua nesta sexta, com o segundo treino livre às 7h55 (horário de Brasília) que será transmitido com narração em português no site da TV Cultura.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading