ColunistasFórmula 1

TL1 Azerbaijão – Bottas lidera a sessão ao superar a Red Bull, Ferrari ocupa a décima posição com Vettel

A primeira sessão de treinos livres não foi nada convencional, já começando pela temperatura que está um pouco mais baixa por conta da época do ano em que a prova decidiu ser posicionada no calendário, no ano passado ela fora realizada no início do verão.

Valtteri Bottas passou a liderar a sessão ao registrar 1:44:242 enquanto a ponta era disputada por ele e Daniel Ricciardo. Na terceira posição Pérez apareceu superando Lewis Hamilton com a sua Force India nos minutos finais da sessão após registrar 1:45:075.

Dessa vez os carros da Ferrari tiveram muita dificuldade no circuito, passando grande parte do TL1 no final da tabela de tempos. A equipe utilizou apenas jogos de compostos ultramacios com os seus dois pilotos. Sebastian Vettel nos minutos finais da sessão, enquanto era o último colocado, retornou para a pista e conseguiu evoluir um pouco, mas ficou apenas com a décima posição enquanto Raikkonen ocupava o décimo quinto tempo.

Max Verstappen teve problemas, a caixa de câmbio da sua Red Bull dava sinais de que havia quebrado e o piloto holandês deu de encontro com o muro, precisando ser guinchado para os boxes da equipe. Se a troca for necessária Verstappen será punido com a perda de 5 posições no grid de largada. Assim que o piloto se chocou no muro a cara de decepção nos boxes era nítida, mas ele informou que havia perdido o controle de direção do carro. Verstappen ainda ficou com a sexta posição ao final do TL1.

Para uma primeira sessão além de ver os dois carros da Force India bem colocados, tivemos a presença dos carros da Williams, mas apenas Sirotkin conseguiu se manter entre os 10, ocupando a oitava posição, Stroll acabou sendo superado por Gasly e Vettel.

lll Saiba como a primeira Sessão de Treinos Livres

Stoffel Vandoorne foi o primeiro piloto a puxar a fila da saída dos boxes com direção ao circuito de Baku, com ele Ericsson, Vettel e Magnussen também seguiam para a pista. Os pilotos realizavam apenas a volta de instalação e com isso outros nomes eram vistos dando a sua primeira volta.  

Daniel Ricciardo foi mandado para a pista com as grades de aferição aerodinâmica, mas a grande preocupação do piloto da Red Bull era sobre a potência do seu motor Renault.

O primeiro tempo registrado veio de Valtteri Bottas com 1:49:762, seguido por Lewis Hamilton com 1:52:006 utilizando os pneus supermacios.

Aos poucos Bottas começava a evoluir na pista e na sua segunda volta cronometrada o piloto da Mercedes tinha 1:48:100 e logo depois era superado pelo companheiro de equipe que registrava 1:47:563.

Uma bandeira amarela era acionada na subida do castelo por conta de Brendon Hartley que passava direto pela área de escape localizada naquela área, mas o piloto da Toro Rosso conseguia retornar para a pista sem maiores transtornos.

Hamilton conseguia melhorar a sua volta para 1:46:465, seguido por Bottas com 1:46:796, Pérez aparecia em terceiro com 1:48:704 e Brendon Hartley era o quarto com 1:53:660. A pista começava a evoluir à medida em que mais carros entravam nela e começavam a fazer o seu emborrachamento. 

Verstappen deixava os boxes com os pneus macios e se tornava o terceiro colocado com 1:47:343. Não existia um padrão na escolha dos compostos nessa fase do treino, a Force India utilizava os compostos ultramacios, enquanto a Williams estava com os supermacios.

Restando 6 minutos para a conclusão da primeira meia hora da sessão, Verstappen passava a liderar a sessão com 1:46:399 e o seu companheiro de equipe era o oitavo colocado com 1:48:720, mas duas voltas depois o australiano saltava para a segunda posição com 1:46:336 e o holandês tinha 1:46:267.

Assim que a primeira meia hora da sessão se completava, era possível ver todos os pilotos na pista, Raikkonen e Vettel ocupavam a décima quarta e décima quinta posição, respectivamente, e os pilotos utilizavam os pneus ultramacios.

Hamilton que havia retornado para a pista registrava 1:45:629 e ocupava a segunda posição, pois Verstappen conseguia melhorar a sua marca para 1:45:559.

Fernando Alonso era o oitavo colocado com 1:48:304, enquanto Stoffel Vandoorne buscava registrar a sua primeira marca.

Daniel Ricciardo conseguia superar o companheiro de equipe ao registrar 1:45:369 e pouco tempo depois Verstappen era mostrado um pouco antes da curva 1 (setor 5) parado, após bater no muro de contenção quando a barra de câmbio ficava travada. Um Safety Car virtual era ativo para conter a velocidade dos carros e o trator entrava na pista para a remoção do carro da Red Bull do holandês.

Mesmo após a liberação da pista com a ”saída’’ Safety Car virtual os pilotos levaram um pouco mais de tempo para retornarem para a pista. Vandoorne que tinha o último tempo registrado era o primeiro a deixar os boxes da McLaren utilizando um jogo de pneus ultramacios novos. Fernando Alonso também se encaminhava para a pista assim como Raikkonen.

Stoffel Vandoorne passava a ocupar a décima sexta posição com 1:49:545 enquanto Alonso era o sexto colocado com 1:47:436. Novamente a pista passava a ser ocupada por mais pilotos e um novo stint com compostos novos começava.

Raikkonen com os seus novos ultramacios passava a ocupar a quinta posição com 1:46:861. Brendon Hartley com os pneus supermacios tinha 1:47:430 e ocupava a oitava posição.

Restava pouco mais de meia hora para o término da sessão, Hamilton era mais um piloto a passar direto pela área de escape da pista e Carlos Sainz era visto fritando as rodas.

Pérez passava a ocupar a quarta posição com 1:46:003, seguido por Ocon pouco tempo depois que registrava 1:46:143 e Sirotkin era o sétimo colocado com 1:46:749. Hamilton era o líder da sessão com 1:45:200.

Daniel Ricciardo conseguia superar Lewis Hamilton utilizando os compostos supermacios ao registrar 1:45:150.

A ponta passava a ser um lugar disputado e Bottas conseguia registrar 1:44:242. Ricciardo melhorava o seu tempo para 1:44:638, mas não fora possível superar o finlandês da Mercedes na volta seguinte.

Restando 25 minutos para o término da sessão, Vettel retornava para a pista com os pneus ultramacios novos e o alemão da Ferrari ocupava apenas o último lugar na tabela de tempos, enquanto Raikkonen ocupava apenas a décima primeira posição.

Ricciardo seguia se aproximando da marca de Bottas e era separado por apenas 0s035, pois conseguia melhorar para 1:44:277.

Sebastian Vettel passava a ocupar a décima primeira posição com 1:46:840. A Ferrari era superada nesta primeira sessão por Force India e Williams, já que Ocon ocupava a quinta posição seguido por Pérez em sexto e Sirotkin era o oitavo com Stroll em nono.

Restando pouco mais de 13 minutos para o término da sessão, Fernando Alonso era mais um dos pilotos a passar direto pela área de escape da pista.

Lewis Hamilton retornava para a pista utilizando os seus pneus ultramacios já desgastados para fazer os últimos minutos da sessão com simulação de corrida.

A sessão terminava com um grande tráfego de carros na pista. Sebastian Vettel conseguia melhorar para a nona posição ao registrar 1:46:513.

Pérez que se mantinha na quinta colocação e melhorava a sua marca para 1:45:422. Grosjean depois de dar uma encostada no muro registrava 1:46:963 e era o décimo quinto colocado.

Pérez conseguia subir para a terceira posição com 1:45:075. Sebastian Vettel era o décimo colocado com 1:46:513 na sua última tentativa por uma melhora na volta. 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo