ColunistasFórmula 1

Teste 1 – Ricciardo é o mais rápido com a Red Bull nesta manhã em Barcelona

A Fórmula 1 está cada vez mais perto de voltar às suas atividades regulares. Grande parte das equipes já haviam divulgado seus carros, no entanto só conhecemos a pintura oficial e definitiva da Red Bull hoje (26/02) quando ela finalmente foi para a pista. Também tivemos a confirmação do carro da Force India e da Toro Rosso, que eram as únicas equipes que ficaram de lançar o carro no primeiro dia de testes. As pinturas da Red Bull e Toro Rosso tiveram mudanças sutis com relação aos seus carros da temporada passada, por exemplo a Force India que tem algumas áreas no carro com a cor branca, mas o tom de rosa se mantém o mesmo.

lll Primeiro dia de Testes

Como esperado, as três grandes forças da temporada de 2017 voltaram a ocupar os três primeiros lugares na tabela de tempos, mas foi com Daniel Ricciardo que a Red Bull acabou ocupando o primeiro lugar, fazendo o uso dos pneus médios e marcando 1:20:179, completando 60 voltas na pista. Valtteri Bottas representando a Mercedes ficou o segundo lugar, registrando 1:20:349, seguido por Kimi Raikkonen com 1:20:506, o piloto da Red Bull acabou faturando o topo da tabela na reta final do primeiro dia de testes.

Saiba como foi a manhã de testes:

Brandon Hartley foi o primeiro a posicionar seu carro na saída dos boxes, o carro apresentava um ronco diferente, dada a utilização dos motores Honda nesta temporada, mas foi Kimi Raikkonen o primeiro piloto a registrar tempo, no entanto Valtteri Bottas superaria o piloto da Ferrari com 1:26:126.

Com a pista fria e fazendo o uso dos pneus médios, aos poucos os tempos foram melhorando e Bottas saltou para 1:22:952.

Aos poucos outros pilotos começaram a deixar os boxes e os tempos seguiram evoluindo, Alonso com os pneus supermacios registrava 1:24:202, até que com pouco mais de meia hora de sessão realizada o espanhol rodava na última curva e ficava estacionado na brita, o motivo era que a sua roda traseira direita havia se soltado, causando a primeira bandeira vermelha do dia. Graças a Deus não foi o motor.

Assim que a pista voltou a ser liberada, as equipes começaram a retornar e cada uma investia em um tipo de teste, como a Renault que fazia uma verificação aerodinâmica do RS18, com Nico Hulkenberg na condução do carro.

As atividades na pista começaram a ficar disputadas, Ricciardo imprimia um ritmo forte, mas Nico Hulkenberg se aproximava do australiano quando retirou as grandes de medição da sua Renault e chegou a ocupar o primeiro lugar ao registrar 1:21:326 com os pneus médios, superando Bottas que também voltava para a pista com os mesmos jogos de penus. Stroll também era visto com a sua Williams ainda ocupando o oitavo lugar com 1:25:219.

A segunda bandeira vermelha foi causada por Nikita Mazepin da Force India que fazia a estreia do VJM 11, assim como Alonso, ele acabou estacionado na brita, mas desta vez na curva 4. E novamente quando a pista foi liberada, os carros retornavam para realizar mais algumas voltas, Lance Stroll acabou subindo para a quinta posição utilizando os pneus macios.

Restando apenas uma hora para o final dos testes da manhã, Raikkonen passou a ocupar a primeira posição rompendo a barreira do 1m e 21s, seguido por Nico Hulkenberg, os dois, então, passaram a brigar pela ponta, o finlandês só conseguiu superar o alemão depois de calçar os pneus macios e registar 1:20:506 com Hulkenberg registrando 1:20:547. Ricciardo também era visto desbancando Valtteri Bottas ao registrar 1:20:668, passando a ocupar o terceiro lugar. Alonso também era liberado pela McLaren para retornar a pista após realizarem a limpeza do carro para a remoção da brita.

Na reta final do treino, Bottas acabou superando o finlandês da Ferrari, mas Ricciardo tinha um ritmo melhor e registrava 1:20:179. Hulkenberg era o quarto colocado com Brandon Hartley fechando o top-5, finalizando a manhã de testes com o motor Honda sem nenhum problema e completando mais giros do que o primeiro dia de testes da pré-temporada 2017.

lll Fotos da Sessão

https://twitter.com/ForceIndiaF1/status/968108841773789184

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading