ColunistasPostStock Car

Stock Car retorna pós pandemia com novidades e promessa de um campeonato mais nivelado

Stock Car que teve as suas atividades suspensas em decorrência a pandemia do COVID-19 fará a sua estreia em Goiânia no dia 26/07, mesmo palco que a Stock Car teria realizado a sua já tradicional prova de duplas na abertura regular em março deste ano.

Dos Prolegômenos

A maior novidade deste ano fica por conta da troca do carro será a substituição dos antigos carros bolha pelos carros de chassis monobloco, o mesmo que utilizamos no dia a dia.

Outra novidade que além do modelo Chevrolet Cruze, temos a introdução do Toyota Corolla, fazendo com a categoria deixe de ser monomarca e comece a rumar para uma categoria multimarca e mais plural.

Rubens Barrichello nos testes da Stock Car a borda do Toyota Corolla da equipe Full Time - Foto: Luis França
Rubens Barrichello nos testes da Stock Car a borda do Toyota Corolla da equipe Full Time – Foto: Luis França

Nos meses que antecederam o início da pandemia foram realizados testes no autódromo do Velo Cittá.

Nesta fase foram realizados testes específicos para a categoria com a presença de pilotos e chefes de equipes, com a flexibilização das regras sanitárias as equipes fizeram testes coletivos e individuais com os carros já prontos para a competição.

Infelizmente os testes não forma divulgados para mídia assim não foi possível apurar um balanço de forças no campeonato.

O que se sabe é que o carro será um pouco mais lento que o seu antecessor porém poderá, essa é a ideia, nivelar o desempenho das equipes e pilotos mantendo assim a tradicional marca da categoria, a alta competitividade.

Pilotos que devem ser destaques

Este ano devemos manter os olhos nos pilotos que disputaram o título até a final do campeonato, mas podemos esperar muito dos pilotos da KTF equipe que vem em uma crescente e se mostrou bem organizada para se inserir em meio as tradicionais equipes. Este ano contando com Guilherme Salas atual campeão da Stock Light.

Cacá Bueno continua na Crown e pode surpreender juntamente com Rubinho Barrichello que são apostas certas pela experiência e capacidade de adaptação as novas regras, dois veteranos que prometem reacender a chama de campeões da categoria.

Rossi nos testes a borda do Toyota Corolla da equipe Full Time - Foto: Luis França
Rossi nos testes a borda do Toyota Corolla da equipe Full Time – Foto: Luis França

Dos mais jovens juntamente com Guilherme Salas que retorna a categoria, temos Gabriel Casagrande que se mostrou um piloto forte e aguerrido na temporada passada acumulando pódios e excelentes atuações na pista.

Bruno Baptista que depois do seu debut em 2019 trará uma  experiência forte do ótimo desempenho que teve na categoria no segundo semestre.

Dos Postulantes ao Título

Não podemos esquecer do pilotos que disputaram o título diretamente até a ultima curva na Super Final em Interlagos no verão passado.

Daniel Serra e Ricardo Maurício buscam a liderança da equipe Eurofarma R.C. e assim o domínio do campeonato, a dupla protagonizou um trabalho de equipe fortíssimo em 2019 e vai repetir a dose em 2020.

Thiago Camilo segue com mais vontade do que nunca, com um carro rápido de classificação, porém com baixo desempenho em ritmo de corrida, principalmente nas segunda provas nas etapas do campeonato.

Camilo busca o tão sonhado título para consagrar a sua vitoriosa carreira na categoria.

Nelsinho Piquet nos testes a borda do Toyota Corolla da equipe Full Time - Foto: Luis França
Nelsinho Piquet nos testes a borda do Toyota Corolla da equipe Full Time – Foto: Luis França

Contamos com a estreia no campeonato do argentino Matías Rossi que defenderá a Toyota pelos boxes da Full Time.

O experiente piloto argentino faz parte do projeto que a Stock Car quer realizar com a Toyota e assim mostrar a outras montadoras as inúmeras possibilidades da categoria.

Outros pilotos que podem ser destaque: Rafael Suzuki, Nelsinho Piquet, Júlio Campos, Cesar Ramos, Gaetano di Mauro, Átila Abreu, Ricardo Zonta e Vitor Baptista.

Lembrando que tudo pode acontecer na temporada de 2020, carro novo, modelos diferentes e muitas novidades na pista, regras do distanciamento social pode pautar a disputa nesse retorno as pistas.

Capa: Luis França
Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading