ColunistasFórmula 1Post

Sem arco-íris, Fórmula 1 apresenta novo plano de ação para o #WeRaceAsOne

Em 2020 a Fórmula 1 apresentou a campanha #WeRaceAsOne, a hashtag estampou os carros, além do arco-íris que fez parte do movimento. Com o andamento da temporada alguns espectadores sentiram que a campanha só deu as caras como um adesivo e uma hashtag, pois pouca coisa mudou no esporte. Além disso, em um primeiro momento eles decidiram abordar o apoio aos profissionais da saúde que estavam batalhando contra o Covid-19, mas também pretendiam abordar a diversidade e a inclusão com a mesma campanha.

Para 2021 a categoria informou nesta quarta-feira (10) que vai continuar com a iniciativa, mas ela agora atuará em três pilares: sustentabilidade, diversidade e inclusão e comunidade.

“Ao longo da temporada [2020], prestamos homenagem às pessoas em todo o mundo pela incrível força e resistência demonstradas contra a pandemia global. O arco-íris foi escolhido pela Fórmula 1 para ficar ao lado do #WeRaceAsOne, pois se tornou um símbolo usado internacionalmente para reunir comunidades. Da mesma forma, usamos nosso reinício para mostrar que nós, como comunidade esportiva, estamos unidos contra o racismo e estamos fazendo mais para enfrentar a desigualdade e a diversidade na Fórmula 1.”

A utilização do símbolo do arco-íris, para uma luta que englobava outra abordagem da categoria foi muito criticado na época, principalmente por conta da expansividade que em alguns momentos não dizia nada. O #WeRaceAsOne ainda é questionado até hoje, a discussão tomou mais força após a contratação de Nikita Mazepin na Haas, e o episódio de assédio cometido pelo piloto.

“Nesta temporada, o arco-íris não aparecerá mais ao lado da plataforma #WeRaceAsOne. Embora a pandemia COVID-19 ainda seja uma batalha em andamento, estamos focando a plataforma nos três pilares principais de nossa estratégia ESG (Governança Social e Corporativa): sustentabilidade, diversidade e inclusão e comunidade.”

Foto: reprodução F1

“Em 2019, a Fórmula 1 definiu sua estratégia ambiciosa de sustentabilidade, diversidade e inclusão para melhorar o futuro de nosso esporte a longo prazo. Isso incluiu nosso compromisso de ser carbono zero até 2030 e criar uma cultura mais inclusiva e diversa em toda a Fórmula 1, atraindo talentos mais diversos em funções técnicas, comerciais, corporativas e no ar.”

No ano passado, o racismo foi muito discutido, principalmente por conta dos abusos da polícia e os grupos extremistas. Lewis Hamilton foi muito escutado e questionado em 2020, falando várias vezes sobre a necessidade do esporte ser mais diverso e dar mais oportunidades. Ainda na última temporada, o inglês criou a comissão Hamilton, para ajudar a aumentar a diversidade no esporte e realmente dar oportunidade aos jovens.

“Além disso, o plano, em parceria com a FIA, visa promover um fluxo diversificado de talentos dos pilotos, identificando e eliminando sistematicamente as barreiras à entrada do karting de base à Fórmula 1”, informou o comunicado da categoria.

Este novo compromisso verá a Fórmula 1, a FIA e as equipes se concentrarem principalmente em nove áreas principais:

  • Criar um caminho claro para motores híbridos com combustível sustentável, algo que será de importância significativa não apenas para o esporte, mas também para o setor automotivo.
  • Reduzir a quantidade de garrafas plásticas e de resíduos alimentares nos pits e no paddock.
  • Criação de estágios e aprendizagens dentro da Fórmula 1 para grupos subrepresentados para fornecer acesso a uma carreira promissora no esporte.
  • Bolsas de financiamento para estudantes de engenharia com origens diversas e de pouco privilégio com experiência de trabalho na F1 e nas equipes durante seus estudos.
  • Crescer F1 In Schools – F1 nas Escolas
  • Trabalhar com nossos promotores ao redor do mundo para estabelecer e entregar programas que deixem um impacto positivo e duradouro na comunidade.
  • Ajudar a aumentar a conscientização e o apoio à W Series e às jovens e talentosas mulheres pilotas.
  • Avançar para novos métodos de frete por meio da adaptação de contêineres para uso em aeronaves modernas e outros modos de transporte.
  • Continuar a desenvolver nossas capacidades de operações remotas onde as ações até agora já eliminaram cerca de 70 toneladas de carga transportada para cada corrida.

A categoria mais uma vez apresenta um plano de ação grande na expectativa de mudar várias áreas. No ano passado a F1 havia se comprometido a abordar várias lutas, aproveitando cada GP para promover uma temática, mas pouco se viu sobre o assunto.

Por outro lado, Stefano Domenicali, novo presidente e CEO da Fórmula 1 disse: Nossa plataforma We Race As One foi muito eficaz em aumentar a conscientização sobre questões socialmente importantes e nosso compromisso constante para fazer uma mudança positiva. Estamos muito orgulhosos disso e as equipes abraçaram totalmente a causa.”

“Embora nosso compromisso por meio de palavras para lidar com questões como sustentabilidade e diversidade em nosso esporte seja importante, são nossas ações que serão avaliadas. Já fizemos um bom progresso em nossos planos de sustentabilidade e você verá fortes ações sendo executadas este ano em todos os três pilares.”

“Sabemos que devemos continuar avançando nessas questões e todo o esporte está unido para fazer isso nos próximos meses e anos.”

O esporte precisa sofrer alterações, se tornar um ambiente acolhedor e onde as pessoas se sintam respeitadas. O comunicado é um passo, mas são realmente as atitudes que devem ser avaliadas. O publico deve seguir cobrando mudanças principalmente com áreas que ainda possuem um déficit grade.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo