ColunistasDestaquesPostRallySertões

Rally dos Sertões volta a sediar em 2020 uma etapa do Mundial de Cross Country

O SERTÕES 2020, marcado para 14 a 23 de agosto, será a quarta etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIM – Federação Internacional de Motociclismo. A homologação vale para as modalidades moto, UTV e quadriciclo. A prova larga de São Paulo e chega no Ceará, com um percurso de cerca de 5 mil km. É mais uma conquista de um grande projeto que visa ser o maior rally do mundo até 2022, ano de comemoração dos 30 anos do Sertões e 200 anos da Independência do Brasil.

No Cross Country foram eleitas cinco provas: Abu Dabhi, Sil Way, Cazaquistão, Sertões e Marrocos, durante seminário realizado em Genebra/Suiça, com a presença dos promotores de provas de rally Cross Country e Baja e comissários da FIM – Federação Internacional de Motociclismo, com o objetivo de definir o calendário e as mudanças que virão.

A última vez que o Sertões sediou o Mundial FIM foi em 2014. 

Estou extremamente feliz que o Sertões vai regressar ao Rally Todo Terreno. Eu já estive lá há alguns anos, levado pelo piloto Paulo Gonçalves, que não está mais entre nós, e tenho certeza que será um sucesso. A prova é fantástica – Julio Viegas – Presidente da FIM

Ricardo Leizerv (Divulgação)

 

Independente do Sertões ser Mundial, mas agora mais do que nunca, o nosso maior desafio é montar uma prova completa, que seja prazerosa e extremamente técnica.  Queremos que os competidores tenham prazer, mas que também sintam as dificuldades, cheguem ao final e digam: caramba eu venci esse desafio!. Assim, o nosso desafio vai ser montar essa prova e o deles terminar esse desafio. Para isso, teremos de alinhar o nosso regulamento técnico com o da FIM, chegar num denominador comum. Mas o mais difícil nós já conquistamos – Edgar Fabre – Diretor Técnico do Sertões

Quads também disputam mundial (Foto: Marcelo Machado Melo)

 

Estamos muito orgulhosos por essa conquista. Nos dedicamos a isso porque queremos muito que o mundo, e principalmente o brasileiro, conheça esse enorme e fascinante país que vai muito além das grandes cidades – Joaquim Monteiro – CEO do Sertões

UTVs também farão parte do mundial (Foto: Victor Eleutério)

lll Calendário do Mundial de Rally Cross Country FIM:      

20 a 26/03/2020 –  Abu Dhabi Desert Challenge (UAE)  

24 a 29/05/2020 – Rally do Cazaquistão              

03 a 16/07/2020 – Silk Way Rally (Rússia-Cazaquistão-China)    

14 a 23/08/2020 –   Sertões – Brasil         

08 a 13/10/2020 – Rally do Marrocos

Sertões se prepara para receber mundial de motos, UTVs e quads (Foto: Victor Eleuterio)

lll Contexto

Após cinco anos, o Sertões volta a sediar o mundial de rally cross country da FIM – Federação Internacional de Motociclismo. A oficialização se deu logo após seminário realizado na última sexta feira (14/2), no Hotel Starling, em Genebra/Suiça. Para 2021, a organização do Sertões planeja voltar a integrar o calendário da FIA – Federação Internacional de Automobilismo. O Sertões tem o plano de se tornar o maior rally do mundo até 2022.

lll Sertões

No ano da sua 28ª Edição, o Sertões traz muitas novidades. O maior rally das Américas projeta o futuro em três dimensões: Esporte, Social e Turismo. O lado competitivo da prova evolui com novos desafios. O lado social, também conhecido pelo trabalho do S.A.S. (Saúde e Alegria nos Sertões), praticamente dobra a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa. Cidades remotas com população carente. A dimensão Turismo revela lugares que pouca gente conhece e, agora, tem uma estrutura capaz de levar turistas para acompanhar a prova e todas as atrações do entorno. Mais ainda, as “expedições Sertões” são agora uma opção de viagens aberta o ano inteiro.

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.
Botão Voltar ao topo