ColunistasFórmula 1Post

Quais as chances de Max Verstappen ser campeão da F1 em Jeddah

A temporada de Fórmula 1 mais equilibrada dos últimos anos chega à sua penúltima prova com um duelo que já pode ser classificado como histórico entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. O piloto da Red Bull lidera o campeonato com oito pontos de vantagem, no entanto, o heptacampeão mundial está em grande fase, vindo de duas importantes vitórias em Interlagos e Losail, e aparenta estar mais forte para as últimas etapas.

Contudo, Verstappen ainda tem para si a vantagem em pontos no campeonato e pode sair da Arábia Saudita como campeão da temporada, além de carregar a vantagem no número de vitórias. Com isso, o neerlandês precisa aumentar a diferença de pontos para seu rival de 8 para 26 pontos, o que seria o suficiente para se sagrar campeão.

Com o cenário atual, essas são as possibilidades que o piloto da Red Bull tem para ser campeão:

  • Se Verstappen vencer e fizer a volta mais rápida, será campeão se Hamilton terminar de sexto para baixo;
  • Se Verstappen vencer, mas não fizer a melhor volta, será campeão se Hamilton terminar de sétimo para baixo;
  • Se Verstappen terminar em segundo e fizer a volta mais rápido, será campeão se Hamilton terminar de décimo para baixo;
  • Se Verstappen terminar em segundo, mas não fizer a melhor volta, será campeão se Hamilton não pontuar.
Para Verstappen ser Campeão em Jeddah – Foto: reprodução F1

A possibilidade do título ser decidido nesta corrida é muito pequena, já que Hamilton precisaria ter um resultado muito abaixo do que costuma ter ao longo do ano. Entretanto, a combinação que favorece a vitória de Verstappen já ocorreu uma vez nesta temporada.

Foi no GP de Mônaco, no qual o piloto da Red Bull foi o vencedor, enquanto o heptacampeão foi apenas o sétimo colocado. Todavia, a possibilidade deste resultado específico se repetir em Jeddah é muito difícil, primeiro por ser um circuito bem diferente de Monte Carlo, pois apesar de ser uma pista de rua, possui longas retas e curvas de alta. 

Esta combinação acaba também ajudando a Mercedes, que possui um carro mais competitivo neste momento da temporada, além do fato de Hamilton estar em um momento bem favorável nas pistas, como as vitórias nas duas últimas etapas.

Embora saibamos que a corrida só termina na linha de chegada, é mais provável que a decisão do campeonato seja mesmo em Abu Dhabi. Será que teremos alguma reviravolta? Deixe sua opinião nos nossos canais!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo