ColunistasFórmula 1

Preview para o GP de Abu Dhabi, a temporada 2018 já está deixando saudades

O Grande Prêmio de Abu Dhabi é o último circuito da temporada, mas entre 2011 e 2013 a festa de encerramento da categoria foi alternada entre ele o Grande Prêmio do Brasil.

 

Faz parte dos circuitos mais novos da Fórmula 1 e apenas foi introduzido na temporada de 2009, seu anúncio ocorreu ainda em 28 de junho de 2008 como a 19ª etapa do ano seguinte e, consequentemente, a corrida de encerramento. Foi também a primeira disputa noturna, iniciada às 17h do horário local. Os holofotes precisaram ser ligados para a corrida e ela trazia a perfeita sintonia da mudança da luz natural, para a escuridão do anoitecer.

 

O circuito já recebeu algumas disputas de títulos, como em 2010 com o líder do campeonato Fernando Alonso perdendo a corrida para Sebastian Vettel, que conquistava a sua segunda vitória nesta pista. Em 2016 viu outra disputa de título sendo decidida, a briga era entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton, o inglês venceu a prova, mas bastou o alemão estar em segundo para garantir o campeonato. Também viu a Red Bull conquistar o seu quarto campeonato de construtores em 2013.

lll Pneus

A superfície da pista é extremamente lista, o que permite a escolha dos compostos mais macios para essa etapa, no entanto o calor é um agravante nessa época do ano e acaba ajudando na degradação dos compostos no início da corrida e à medida que a prova vai se estendendo noite a dentro, as temperaturas vão amenizando.

Os primeiros dois setores são rápidos, pois é onde estão situadas as duas maiores retas da pista. Assim como no Brasil, a prova é realizada em sentido anti-horário.

 

Diferente da temporada anterior, os compostos escolhidos para a etapa de 2018 são os pneus com a goma mais macia do ano, em uma configuração com supermacios (faixa vermelha), ultramacios (faixa roxa) e hipermacios (faixa rosa). Vale lembrar que mesmo supermacios e ultramacios são um passo mais ”macio” do que se comparados com a goma utilizada em 2017 e o hipermacio, dois passos mais macio que o de faixa roxa.

 

lll Corrida de 2017

Valtteri Bottas venceu a última corrida da temporada e a terceira na sua carreira. O piloto finlandês dava a sensação de trazer um campeonato em 2018 mais disputado, principalmente entre ele e o companheiro de equipe, mas não foi o que aconteceu exatamente nesta temporada. Vimos Bottas, várias vezes durante o ano, com um desempenho muito atrás, se comparado ao de Lewis Hamilton.

 

Lewis Hamilton deu mais um show de pilotagem, nesta última prova fez de tudo para conseguir ultrapassar o companheiro de equipe e conquistar mais uma vitória no ano. Estendeu sua parada nos boxes para conseguir uma vantagem, no entanto não foi possível ganhar o primeiro lugar desta forma. Seguiu a sua aproximação, mas acabou se encontrando com os retardatários na pista que conseguiram adiar sua ultrapassagem.

Bom, no fim da corrida o inglês acabou desistindo da disputa, mas foi legal ver essa briga. Abu Dhabi foi aquela prova em que muita coisa já estava definida e os pilotos só estavam correndo pelo simples prazer de correr.

Bottas, além de vencer, também foi considerado o melhor piloto da corrida. Justo, largou na primeira posição, não repetiu o erro do Grande Prêmio do Brasil, de ser ultrapassado na primeira volta, e teve carro para se manter na frente defendendo sua posição dos ataques do companheiro de equipe. Levando o sentimento bom de vitória para uma temporada que ainda não começou, mas já está sendo muito comentada.

A prova foi meio apática, algumas disputas esporádicas na pista, uma largada sem maiores incidentes e mais de 10 posições mantidas da mesma forma após a conclusão da primeira volta. Os shows à parte ficaram por conta de Magnussen que acabou rodando sozinho, e pouco tempo depois da primeira volta, Hulkenberg fora investigado por ganhar vantagem na pista para se manter na frente de Sergio Pérez. O piloto da Renault foi punido.

 

Uma corrida com dois abandonos: Daniel Ricciardo, com problemas hidráulicos, e Calos Sainz que foi liberado da sua parada com a roda dianteira esquerda solta.

Zonas de DRS — Foto: F1 e Globo.com
Abu Dhabi — Foto: Editoria de Arte da Globo.com

Fonte das imagens: GloboEsporte.globo.com/GP-de-Abu-Dhabi-tera-anuncio-de-Kubica-zonas-maiores-de-asa-movel-e-coletiva-com-Max-e-Ocon

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo