ColunistasFórmula 1Post

Preview – História e estatísticas do GP do Bahrein

O primeiro Grande Prêmio do Bahrein foi disputado pela primeira vez no dia 4 de abril de 2004 no autódromo do Sakhir, marcando a chegada da F1 ao Oriente Médio e a corrida ficou conhecida pela “melhor organização” já realizada até aquele momento. O projeto nasceu em 2002, já que o interesse começou a aflorar, principalmente para estimular os pilotos do Bahrein. O Príncipe Sheikh Salman bin Hamad Khalifa é um entusiasta do automobilismo e era ligado ao Bahrain Motor Federation, despertando o seu desejo de levar a F1 para seu reino.

Nos anos de 2006 e 2010 o circuito foi palco da abertura do campeonato da F1. O traçado é do designer e arquiteto de circuitos Hermann Tilke, onde existem cinco configurações possíveis para a utilização da pista. Por conta destas possibilidades, em 2010 o traçado ganhou 887 metros, mas por conta das inúmeras reclamações dos pilotos não só em decorrência do aumento, mas por conta das curvas que foram adicionadas e que não auxiliavam nas ultrapassagens, retomaram a configuração inicial.

O traçado utilizado em 2010 para o GP do Bahrein – Foto: reprodução F1 Stats

Já foram disputadas 15 provas no Bahrein, mas em 2011 a corrida ficou fora do calendário, por conta de protestos contra o governo. A corrida foi remarcada para o final da temporada, mesmo assim os diretores e times não se sentiram confortáveis e questionaram a segurança da corrida naquele comento que o país estava passando. Por conta dos conflitos violentos no país, optaram pela não realização da prova e ela foi cancelada. Em 2012 a prova retornou para o calendário.

Confira: GP do Bahrein – Os pneus escolhidos para a 15ª rodada da temporada 2020

O traçado utilizado atualmente tem 5.412 KM, as principais características do circuito são as suas grandes áreas de escape, então é inevitável ver algumas saídas de pista, daqueles pilotos que abusam em suas voltas. Estas áreas que também são responsáveis em evitar a invasão da areia, comum na região.

O traçado utilizado atualmente para o GP do Bahrein – Foto: reprodução F1 Stats

Composta por quatro retas, os motores dos carros são muito exigidos, mas as curvas também não são nada fáceis, entre elas a 10, que está localizada em uma descida, e as curvas 11 e 12, que são as mais longas do circuito, acabam exigindo muita potência dos carros.

O circuito possuí três zonas de DRS que são uma oportunidade para que os pilotos possam tentar as suas ultrapassagens.

Em 2020 após um atraso no início da temporada por conta do Covid-19, o GP do Bahrein foi adiado, mas com a revisão do calendário conseguiram encaixar duas provas no circuito do Sakhir. Com a possibilidade de utilizar outra configuração do autódromo, vamos observar duas corridas distintas, o GP do Bahrein fica com o circuito convencional, enquanto o GP do Sakhir será realizado no anel externo, um traçado muito veloz e desafiador que contém 3.543 KM.

O traçado que será utilizado no GP de Skahir – Foto: reprodução F1 Stats

Nesta segunda prova, a pole pode ficar abaixo de um minuto, atualmente o recorde de pole mais rápida é de Niki Lauda, com 0m58s79, crava no circuito de Dijon, durante o GP da França em 1974. A volta da corrida também está ameaçada, neste mesmo GP, Jody Scheckter com a Tyrrell cravou 1m00s00 e que também pode ser batido nesta prova.

As estátisticas do GP do Bahrein

Vitórias | Pilotos
1. Sebastian Vettel – 4
2. Fernando Alonso – 3
3. Lewis Hamilton – 3
4. Felipe Massa – 2
5. Michael Schumacher – 1
6. Jenson Button – 1
7. Nico Rosberg – 1

Vitórias | Construtores
1. Ferrari – 6
2. Mercedes – 4
3. Renault – 2
4. Red Bull – 2
5. Brawn GP – 1

Vitórias | Motores
1. Ferrari – 6
2. Mercedes – 5
3. Renault – 4

Poles | Pilotos
1. Sebastian Vettel – 3
2. Michael Schumacher – 2
3. Nico Rosberg – 2
4. Lewis Hamilton – 2
5. Fernando Alonso – 1
6. Felipe Massa – 1
7. Robert Kubica – 1
8. Jarno Trulli – 1
9. Valtteri Bottas – 1
10. Charles Leclerc – 1

Poles | Construtores
1. Mercedes – 5
2. Ferrari – 5
3. Red Bull – 2
4. Renault – 1
5. BMW Sauber – 1
6. Tayota – 1

Poles | Motores
1. Mercedes – 5
2. Ferrari – 5
3. Renault – 3
4. BMW – 1
5. Toyota – 1

Melhores Voltas | Pilotos
1. Nico Rosberg – 3
2. Sebastian Vettel – 2
3. Michael Schumacher – 1
4. Pedro de La Rosa – 1
5. Felipe Massa – 1
6. Heikki Kovalainen – 1
7. Jarno Trulli – 1
8. Fernando Alonso – 1
9. Kimi Raikkonen – 1
10. Lewis Hamilton – 1
11. Valtteri Bottas – 1
12. Charles Leclerc – 1

Melhores Voltas | Construtores
1. Ferrari – 5
2. Mercedes – 4
3. McLaren – 2
4. Red Bull – 2
5. Williams – 1
6. Toyota – 1

Melhores Voltas | Motores
1. Mercedes – 6
2. Ferrari – 5
3. Renault – 2
4. Cosworth – 1
5. Toyota

Pódios | Pilotos
1. Kimi Raikkonen – 8
2. Lewis Hamilton – 8
3. Sebastian Vettel – 5
4. Felipe Massa – 3
5. Fernando Alonso – 3
6. Nico Rosberg – 3
7. Valtteri Bottas – 3
8. Michael Schumacher – 2
9. Jenson Button – 2
10. Jarno Trulli – 2
11. Romain Grosjean – 2
12. Rubens Barrichello – 1
13. Robert Kubica – 1
14. Sergio Pérez – 1
15. Charles Leclerc – 1

Pódios | Construtores
1. Ferrari – 14
2. Mercedes – 12
3. McLaren – 4
4. Lotus – 4
5. Red Bull – 3
6. Renault – 2
7. Toyota – 2
8. BAR – 1
9. BMW Sauber – 1
10. Brawn GP – 1
11. Force India – 1

Pódios | Motores
1. Mercedes – 18
2. Ferrari – 14
3. Renault – 9
4. Toyota – 2
5. Honda – 1
6. BMW – 1

Voltas Na Liderança | Pilotos
1. Sebastian Vettel – 237
2. Lewis Hamilton – 131
3. Felipe Massa – 102
4. Fernando Alonso – 96
5. Michael Schumacher – 77
6. Nico Rosberg – 62
7. Charles Leclerc – 41
8. Jenson Button – 38
9. Valtteri Bottas – 16
10. Kimi Raikkonen – 12

Voltas Na Liderança | Construtores
1.Ferrari – 344
2. Mercedes – 205
3. Red Bull – 146
4. Renault – 80
5. Brawn GP – 36
6. Toyota – 14
7. McLaren – 8
8. BMW Sauber – 6
9. Force India – 4
10. Lotus – 2
11. BAR – 1
12. Honda – 1

Voltas Na Liderança | Motores
1. Ferrari – 344
2. Mercedes – 253
3. Renault – 228
4. Toyota – 14
5. BMW – 6
6. Honda

Voltas Percorridas | Pilotos
1. Felipe Massa – 728
2. Fernando Alonso – 728
3. Kimi Raikkonen -726

Voltas Percorridas | Construtores
1. Ferrari – 1568
2. Williams – 1561
3. McLaren 1439

Voltas Percorridas | Motores
1. Mercedes – 4027
2. Ferrari – 3478
3. Renault – 3161

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo