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Preview GP do Bahrein de Fórmula 1 temporada de 2018: entre dunas e asfaltos, eis uma prova que pode trazer algumas respostas

O Grande Prêmio do Bahrein começou a ser disputado no ano de 2004, no autódromo de Sakhir ao sul da capital, Manama. Nos anos de 2006 e 2010 o circuito foi palco da abertura do campeonato. Em 2010 ele ganhou 887 metros de traçado, devido ao grid mais longo da Fórmula 1, mas com inúmeras reclamações dos pilotos que acharam o aumento desnecessário e as curvas menos interessantes na hora das ultrapassagens, ele acabou voltando ao seu traçado antigo no ano seguinte.

Já foram disputadas 12 provas no Bahrein, porém em 2011 a prova ficou fora do calendário. Ela seria realizada em 13 de março daquele ano, mas devido a problemas civis, tentaram reordenar o calendário e transferi-la para 30 de outubro, adiando outras provas. Com o novo arranjo, a finalização do campeonato aconteceria tardiamente, prevista para 11 de dezembro e acarretaria em problemas para as equipes, engenheiros e investidores, então decidiram manter a prova, fora do calendário de 2011.

As principais características do circuito são as suas grandes áreas de escape, protagonizando várias escapadas, e passeios de pilotos para fora da pista, áreas que também são responsáveis em evitar a invasão da areia. Composta por quatro retas, os motores dos carros são muito exigidos, mas as curvas também não são nada fáceis, entre elas a 10, que está localizada em uma descida, e as curvas 11 e 12 que são as mais longas do circuito, acabam exigindo muita potência dos carros. Os pneus com maior durabilidade que vêm desde o ano passado podem ocasionar um menor número de ultrapassagens, pois a necessidade de paradas nos boxes diminui. O desgaste dos compostos é mais abrasivo enquanto a prova é realizada na luz do dia, à medida em que vai anoitecendo, a temperatura abaixa e a degradação também diminui.

A escolha pelos pneus supermacios (faixa vermelha), macios (faixa amarela) e médios (faixa branca) foram mantidas com relação ao ano passado, no entanto a Ferrari que foi a equipe que venceu a corrida na temporada passada optou por realizar uma prova com duas paradas. Na verdade, esta foi a escolha de grande parte das equipes, começando com os supermacios, fazendo um trecho da prova com os macios e logo depois retornando para os supermacios quando a pista já estava mais fria e poderia dar uma durabilidade maior para os compostos.

 

O primeiro vencedor do circuito foi o alemão Michael Schumacher da Ferrari. E na temporada de 2016 o seu conterrâneo Nico Rosberg da Mercedes (hoje já aposentado), somava 50 pontos com a segunda vitória do ano. Durante a temporada passada o Bahrein foi colocado como segundo circuito do calendário.

lll Saiba como foi a corrida de 2017

O Grande Prêmio do Bahrein foi a terceira corrida disputada na temporada de 2017 e contou com a vitória de Sebastian Vettel pela Ferrari. O alemão assumiu a segunda posição ainda na largada, com Bottas puxando o pelotão e Hamilton como o terceiro.

Os líderes travavam uma boa disputa e a briga entre eles fez com que Max Verstappen se aproximasse do pelotão, no entanto o holandês acabou abandonando a prova ainda na primeira parada dos boxes, quando a sua Red Bull teve um problema nos freios e acabou indo direto para o muro de contenção. Na época algumas pessoas falaram até que era bruxaria, já que no sábado Verstappen disse que a sua classificação fora arruinada por Felipe Massa e deixou está frase no ar ”Bom, ele é brasileiro, então não há muito o que falar”.

Foi mais uma corrida onde os pilotos tinham muita dificuldade de realizar ultrapassagens e entre os 10 primeiros colocados o ritmo imprimido era bem parecido.

Sebastian Vettel acabou assumindo a ponta por ser o primeiro piloto a realizar a parada nos boxes e pouco depois um Safety Car foi acionado com o abandono de Lance Stroll e Carlos Sainz na saída dos boxes.

Hamilton que fora para os boxes realizar a sua troca de pneus, acabou segurando Ricciardo, o australiano reclamou e a manobra entrou em investigação, com isso o piloto da Mercedes acabou punido e o plano da equipe de realizar uma prova com apenas uma parada foi completamente perdido.

O mais prejudicado da história foi Vatteri Bottas, já que a Mercedes em um ato para não perder o pódio pediu para que Lewis Hamilton se aproximasse o máximo possível do seu companheiro de equipe e tentasse realizar uma ultrapassagem para minimizar os efeitos da punição.

boletimdopaddock.com.br/vettel-vence-dentro-planejado-e-todos-ouvem-os-fratelli-no-gp-bahrein-de-f1-de-2017/7438

No pódio de fato Bottas estava com cara de poucos amigos, o piloto que havia largado em primeiro, finalizava a prova na terceira posição.

A escolha dos pneus macios no final da corrida ainda foi a melhor opção, já que os supermacios mostravam uma alta degradação com o calor que fazia no Bahrein naquele domingo.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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