ColunistasFórmula EPost

Preview Fórmula E – A sétima etapa será disputada em Mônaco

A Fórmula E vai realizar a sétima etapa do campeonato em Mônaco, por conta da autonomia da bateria, a categoria optou por utilizar o mesmo traçado que é adotado para as corridas de Fórmula 1, a prova será disputada neste sábado 08 de maio.

Doze equipes e 24 pilotos vão dar continuidade ao campeonato, Mônaco está no calendário da categoria elétrica desde 2015, mas a prova só aparece no calendário a cada dois anos, então todas as provas acabam se tornando especiais, além de um grande desafio.

A pista não é muito boa para ultrapassagens, então obter uma boa classificação, pode ajudar em um bom resultado na prova. Mas por ser um traçado de rua, os primeiros grupos que vão disputar a classificação, acabam com desvantagem, pois a pista vai evoluindo, teoricamente o último grupo é o que pegará a pista com a melhor condição.

Traçado de Mônaco para disputa da 7ª temporada da Fórmula E – Foto: reprodução FE

O circuito tem 3.32 KM, composto por 19 curvas, onde 7 delas são para à esquerda e 12 para à direita. Os pilotos vão enfrentar uma situação totalmente diferente de Valência, por ser um traçado de rua são esperados bumps, mas também nada parecido com o ePrix de Roma.

O modo ataque está posicionado na curva 4, pelo lado de fora. Sobre a gestão da energia, é mais fácil controlar ela em circuitos de rua, onde eles conseguem mais pontos para recuperar a energia, bem diferente do que ocorreu em Valência. Mas por ser um circuito estreito, acidentes podem ocorrer, principalmente pós largada, já que é um dos momentos mais críticos da prova.

Como está o campeonato antes da sétima etapa?

Nyck De Vries é o líder do campeonato, acompanhado por Stoffel Vandoorne, a Mercedes vive um grande momento na Fórmula E. Após seis disputas, o time alemão conta com três vitórias, desta forma eles são fortes candidatos para a etapa, onde será disputada uma rodada única.

Sam Bird ocupa a terceira posição do campeonato com a Jaguar Racing, enquanto Robin Frijns, piloto da Envision Virgin é o quarto colocado.

Sébastien Buemi venceu duas vezes em Mônaco – Foto: reprodução Fórmula E

Todos os pilotos do grid sonham em ganhar em Mônaco, por conta de toda a importância que este traçado tem para o automobilismo. Sébastien Buemi é conhecido como o ‘Rei elétrico de Mônaco’, pois o piloto venceu em 2015 e 2017, enquanto Jean-Eric Vergne foi o vencedor da prova de 2019. Buemi não está entregando o melhor desempenho nas últimas corridas, o piloto da Nissan e.Dams conta com 11 pontos, ocupando apenas o 22º lugar no campeonato.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo