ColunistasFórmula EPost

Preview ePrix de Valência – Rodada dupla no circuito Ricardo Tormo

A Fórmula E vai disputar neste fim de semana a 5ª e a 6ª etapa da temporada 2020/21. O circuito Ricardo Tormo normalmente é utilizado para a realização da pré-temporada da categoria, agora eles retornam para Valência para disputar as duas próximas etapas.

O circuito foi inaugurado em 1999 e recebe o nome do bicampeão mundial de motociclismo, Ricardo Tormo, que faleceu em 1998 por conta da leucemia.

Por conta da pandemia, a categoria optou por realizar uma rodada dupla na Espanha e nesta quinta-feira (22) a FIA e a Fórmula E confirmaram o restante do calendário, optando por rodadas duplas no México, Estados Unidos, Londres e Berlim, dando continuidade ao campeonato após a sétima rodada ser realizada em Mônaco no dia 08 de maio.

Ele já é um circuito conhecido pelos pilotos, mas sofreu algumas mudanças para receber a etapa da Fórmula E. Os últimos testes foram realizados entre novembro e dezembro, contando com Maximilian Guenther da BMW i Andretti Motorsport liderando a tabela de tempos, mas naquela ocasião as equipes tiveram resultados bem próximos, acentuando a competitividade. No entanto, os testes realizados pela Fórmula E são mais complexos, com cada time utilizando o seu tempo para desenvolver e configurar o software.

Os 24 pilotos vão enfrentar 3.376 km um dos circuitos mais longos da Fórmula E, assim como o novo traçado de Roma, a prova será disputada em sentido anti-horário. Ele conta com 15 curvas, sendo 9 para à esquerda e 6 para à direita. O modo ataque foi instalado na curva 8.

Traçado de Valência para a disputa da 5ª e 6ª etapa da Fórmula E – Foto: reprodução Fórmula E

É esperado uma diferença mínima entre os competidores, não só pelas referências da última pré-temporada, mas pelas características do autódromo. O desgaste dos pneus é acentuado, principalmente por conta das curvas rápidas. A sua configuração permite boas ultrapassagens.

LEIA MAIS: Fórmula E e FIA divulgam calendário completo da temporada 2020/21

Ao mesmo tempo que as equipes conhecem o traçado, as mudanças que foram realizadas para um layout único ser utilizado pela categoria, as equipes vão precisar se atentar a uma abordagem diferente para as configurações do carro, pois o traçado do autódromo de Valência é bem diferente da maioria dos locais onde a FE realiza suas provas.

Para ficar ligado!

A Jaguar deixou Roma liderando os construtores e o campeonato de pilotos, o time conta com 82 pontos, enquanto Sam Bird é responsável pela conquista de 43 pontos.

É importante ficar atento ao desempenho de Robin Frijns da Envision Virgin que conta com 34 pontos, contra os 39 conquistados por Mitch Evans. Stoffel Vandoorne também está na disputa, com 33, seguido de perto por Nyck De Vries, seu companheiro de equipe que tem 32 pontos.

Para os brasileiros, Roma não deixou as melhores lembranças, mas em Valência eles podem aproveitar a aproximação, para obter um bom resultado.

Agenda para eProx de Valência, disputa da 5ª e 6ª da Fórmula E – Foto: BP

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo