ColunistasFórmula EPost

Porsche também assina com a Fórmula E para a era Gen3

A Porsche anunciou na sexta-feira (26) seu compromisso com a era Gen3 do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E. Os novos carros da categoria chegarão às pistas na temporada 9 (2022/23).

O compromisso da Porsche com o Gen3 reforça sua confiança na Fórmula E e no papel do campeonato como seu parceiro na formação de soluções futuras de mobilidade através do desenvolvimento de veículos de corrida movidos a eletricidade.

A fabricante alemã entrou para o grid da Fórmula E para a Temporada 6 (2019/20), e atualmente é a 9ª colocada no campeonato de construtores com os 11 pontos obtidos por Pascal Wehrlein. Seu compatriota, Andre Lotterer, ainda não marcou pontos nesta temporada.

Além da Porsche, outras três equipes já confirmaram presença na quando a nova geração de carros chegar à categoria: Mahindra, Techeetah e Nissan.

LEIA MAIS: Nissan se compromete com a era Gen3 da Fórmula E 

A “era Gen3” está sendo desenvolvida em conjunto pela Fórmula E e pela FIA.

O objetivo é entregar uma nova geração que represente progresso tanto na área esportiva quanto no futuro da mobilidade elétrica. Os Gen3 terão melhor desempenho e eficiência por serem carros mais potentes e leves, com controles de carregamento mais rápidos.

Tudo isso deve se refletir nas corridas altamente competitivas e imprevisíveis que os fãs associam à Fórmula E.

Jean Todt, presidente da FIA, disse: “Antes de mais um importante marco técnico para o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, estou feliz que a Porsche tenha se comprometido com a próxima era. 

Sendo mais leve, mais potente, com carregamento mais rápido, o carro de corrida Gen3 estabelecerá ainda mais a disciplina como o auge das corridas elétricas. É também a confirmação de que a Fórmula E é a plataforma certa para promover a expertise dos fabricantes em eletrificação e demonstrar nosso compromisso compartilhado com soluções de mobilidade mais sustentáveis.”

Andre Lotterer, Tag Heuer Porsche Formula E Team. Foto: divulgação.

Para Jamie Reigle, diretor executivo da Fórmula E, a permanência da Porsche na categoria “é imensa e eles demonstraram que serão uma força motriz em nosso desenvolvimento. Estamos ansiosos para colaborar na Gen3, com o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E permanecendo um campo de provas para sua próxima geração de tecnologia de veículos elétricos de corrida para estrada.”

O vice-presidente da Porsche Motorsport e vice-presidente sênior do Grupo Volkswagen AG, Fritz Enzinger, disse: “A nova geração de carros de corrida Gen3 abre o próximo capítulo da história de sucesso da Fórmula E e queremos fazer parte disso. 

LEIA MAIS: Fórmula E fará rodada dupla em Roma

“Com nossa entrada em 2019, fizemos um compromisso claro com a Fórmula E. Do nosso ponto de vista, [a categoria] oferece o ambiente mais competitivo para avançar no desenvolvimento de veículos de alta performance com foco em ecoconsciência, eficiência energética e sustentabilidade. A temporada anterior confirmou isso, apesar da série de restrições relacionadas à pandemia. 

“Os sucessos em nossa temporada de estreia com dois pódios e uma pole position são apenas o começo. Foi importante para nós que o DNA da Fórmula E, que fez o campeonato tão bem sucedido, fosse preservado. Isso já aconteceu. Ao mesmo tempo, vemos potencial para levar a Fórmula E ao próximo nível do ponto de vista esportivo e tecnológico.

“Por isso, consideramos como um desafio interessante moldar ativamente o futuro bem-sucedido do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA e, assim, dar à mobilidade elétrica outro impulso em nível global. Estamos ansiosos pela nova era da Fórmula E”, concluiu Enzinger.

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo