ColunistasFórmula 1Post

Para reduzir os custos, F2 e F3 adotam rodadas triplas para 2021

A Fórmula 1 e Fórmula 3 vão mudar o formato do fim de semana, agora as categorias vão passar a realizar três corridas em 2021, até está temporada as categorias de base realizavam duas provas por fim de semana.

O plano aparece dentro de um pacote de mudanças programados para as categorias, com a intenção de conter os seus gastos, os novos acordos vão reduzir os custos com a locação dos motores e a reposição de algumas peças já para a próxima temporada. Os custos também estão ligados com a logística e fretes que também serão cortados para o próximo ano.

Foto: Fórmula 3

As categorias optaram por trabalhar com especificações de carros que só vão ser trocadas após um ciclo de três anos. O novo ciclo deve começar em 2022, mas até lá o desenvolvimento dos carros será congelado.

O formato dos eventos

A F2 e a F3 pretendem realizar menos eventos, para economizar no deslocamento, mas o número de provas não será reduzido, desta forma será adotado o fim de semana com três corridas. A F2 pretende realizar 8 eventos, com 24 corridas, enquanto a F3 contará com 7 eventos e 21 corridas.

O formato do fim de semana será ajustado, a F2 e a F3 não vão conseguir realizar eventos juntas, pois seis corridas comprometem uma parte bem importante do fim de semana, além disso elas funcionam como suporte aos eventos de Fórmula 1 e o encaixe destas corridas será pensado dentro do calendário da categoria principal.

O CEO da Fórmula 2 e ​​Fórmula 3 Bruno Michel, disse: “Um dos nossos valores fundamentais desde o lançamento da Série GP2 em 2005 tem sido o controle de custos. Hoje, mais do que nunca, deve ser o centro de nossa estratégia.”

Foto: Fórmula 2

“As medidas que anunciamos aqui são cruciais porque têm impacto na forma como os dois campeonatos funcionam, mas também no calendário e nos horários dos fins de semana de corrida, daí os regulamentos desportivos.”

“Além disso, as equipes que atualmente competem nos dois campeonatos terão a possibilidade de compartilhar parte do seu pessoal entre as duas categorias para economizar custos adicionais.”

“Acreditamos fortemente que isso deve ser feito e implementado o mais rápido possível para garantir a estabilidade de ambos os campeonatos nos próximos anos.”

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo