Sarneyland, 24 de março!
Daqui a cinco horas teremos luzes verdes para o GP da Austrália de 2018 e na corrida, mais respostas. Mas 1 pergunta foi respondida: Honda ou Renault?

Mas, mesmo que digam que apenas no GP de Barcelona teremos respostas concretas, não acredite. Aqui, como já disse antes, sou ansioso e gosto de tirar conclusões – e até as erradas me animam.
Um ano atrás, a melhor McLaren do grid na Austrália foi Fernando Alonso. O espanhol virou 1min25.425s. Ontem, Alonso continuou sendo a McLaren mais à frente com 1min23.692’s. A McLaren foi 1.733s mais rápida.
Eu já disse que a briga da McLaren não será com a Toro Rosso em 2018. Mas como muita gente insistiu na comparação durante os testes de Barcelona: em 2017, a melhor Toro Rosso girou 1min24.487s e ontem, 1min24.532s. A Toro Rosso Honda foi 0.045s mais lenta! Mesmo com todo viés de melhoria de tempos em função de pneus e do aumento do fluxo de combustível.
Digo aqui, um pouquinho mais, apenas a Sauber – que pulou de uma PU 2016 para uma 2018 – melhorou mais o seu tempo em relação ao ano passado do que a McLaren:
Equipe |
AUS 2017 (s) |
AUS 2018 (s) |
Diferença (s) |
Diferença % |
Mercedes |
82,188 |
81,164 |
-1,024 |
-1,25% |
Ferrari |
82,456 |
81,828 |
-0,628 |
-0,76% |
Red Bull |
83,485 |
81,879 |
-1,606 |
-1,92% |
Haas |
84,074 |
83,187 |
-0,887 |
-1,06% |
Renault |
85,091 |
83,532 |
-1,559 |
-1,83% |
McLaren |
85,425 |
83,692 |
-1,733 |
-2,03% |
Force India |
85,081 |
84,005 |
-1,076 |
-1,26% |
Williams |
84,443 |
84,230 |
-0,213 |
-0,25% |
Toro Rosso |
84,487 |
84,532 |
0,045 |
0,05% |
Sauber |
86,465 |
84,556 |
-1,909 |
-2,21% |
Ou seja, vamos acabar com essa brincadeira de falar que “o problema da McLaren não era a Honda”. Meus amigos, a McLaren ainda tem 99 problems e provavelmente nem terminará a prova de daqui a pouco com os 2 carros, mas o maior problema de Woking disse adeus.
Sayonara!