Sarneyland, Fevereiro/2018
Falamos anteriormente sobre benchmarking (inserir hiperlink da postagem passada please!) e sei que algumas vezes essa conversa acaba sendo muito vaga ou subjetiva. Principalmente por que acabamos fazendo análises separadas de Aero e PU’s, o que torna quase impossível comparar resultados entre equipes com fornecedores de motor diferente. Daí a grande mudança para a Mclaren em 2018, será comparada com Red Bull e Renault. A própria Renault já afirmou que acredita que ficará – inicialmente – um pouco para trás em relação a Red Bull e McLaren, deixando a comparação Red Bull x McLaren ainda mais suculenta.
Como bons ansiosos que somos…demos uma forçada na barra e calculamos qual o déficit da Mclaren em relação a sua principal base de comparação para este ano: a Red Bull.
Utilizei a classificação para a base dessa avaliação, e já expliquei aqui: PAPAYA BP: Em Time Que Está Perdendoo porquê disso.
A McLaren teve, em 2017, como melhor posição média de largada o 11º lugar, já a Red Bull oscilou entre 5º e 6º na maioria das pistas.
Mas a diferença média entre a melhor volta lançada da Red Bull e a da McLaren, foi de apenas 9 décimos, isso representa 1,06% do tempo de volta médio. Eu esperava muito mais.
Melhor Volta Lançada (Classificação 2017) | |||
Pista |
Red Bull |
McLaren |
Diff |
AUS |
83,989 |
85,425 |
-1,71% |
CHN |
93,546 |
94,372 |
-0,88% |
BAH |
90,904 |
92,054 |
-1,27% |
RUS |
95,221 |
96,353 |
-1,19% |
SPA |
79,706 |
81,048 |
-1,68% |
MON |
72,697 |
73,249 |
-0,76% |
CAN |
72,751 |
73,693 |
-1,29% |
AZE |
104,334 |
102,544 |
1,72% |
AUT |
64,948 |
65,602 |
-1,01% |
GBR |
68,130 |
69,418 |
-1,89% |
HUN |
76,797 |
77,549 |
-0,98% |
BEL |
103,940 |
105,090 |
-1,11% |
ITA |
96,113 |
97,471 |
-1,41% |
SIN |
99,814 |
101,227 |
-1,42% |
MAL |
90,541 |
91,582 |
-1,15% |
JAP |
88,935 |
89,749 |
-0,92% |
USA |
93,577 |
95,007 |
-1,53% |
MEX |
77,630 |
77,710 |
-0,10% |
BRA |
68,925 |
69,593 |
-0,97% |
ABD |
96,959 |
98,636 |
-1,73% |
Média |
85,97 |
86,87 |
-1,06% |
Utilizamos os tempos da fase da prova de classificação em que a equipe fez sua melhor volta
Isso quer dizer que se a deficiência de motor for tão grande como se falou – nossa estimativa era de que no final de 2015, a RA615H devia 94 hp para a PU francesa – e se os números da BBC estiverem corretos e cada HP equivaler em média a 0,016s de tempo de volta, da diferença de 0,9s obtida dos nossos cálculos, 6 décimos se devem a potência e 3 décimos a aerodinâmica.
Senhores, tudo indica que a McLaren mira em 2018 um alvo que achou que alcançaria em 2016.
lll Papaya Drops:
– Mercedes considera McLaren e Renault como ameaças em 2018:
“Nós consideramos Ferrari, Red Bull, McLaren e Renault como sérias ameaças. A Formula 1 é o pináculo do esporte a motor e você precisa respeitar cada time e cada grande piloto“ Toto Wolff.
– MCL33 fire up: