ColunistasFórmula 1Post

Os dez times da Fórmula 1, concordaram em assinar o Pacto de Concórdia

O Pacto de Concórdia foi fechado entre a Fórmula 1, FIA e os dez times que pretendem disputar o Campeonato de F1. O acordo foi assinado pela primeira vez em 1981 e vem sendo renovado desde então, pensando no esporte.

Ele é um acordo entre as partes, um documento comercial que define o prêmio que será dividido entre as equipes, além das receitas televisivas da F1. Todas as equipes que desejam participar da categoria precisam assinar o acordo.

O último acordo tem o prazo de duração de cinco anos (2021 até 2025) e é o primeiro desde que a Liberty Media assumiu o comando da categoria. No entanto, a Williams optou por fechar o acordo mas a equipe está passando por uma fase de “venda” e um acordo longo pode dificultar negociações futuras.

O Futuro

O pacto busca garantir um futuro sólido pensando realmente em longo prazo. A categoria vai implementar novos regulamentos técnicos, além de novas regras e um teto orçamentário. Além disso, o novo acordo comercial quer reduzir a disparidade financeira entre os times e nivelar a competitividade.

“Todos os nossos fãs querem ver corridas mais próximas, disputas roda com roda e todas as equipes tendo a chance de subir ao pódio”, disse Chase Carey, presidente e CEO da F1.

Em 1981 a Fórmula 1 quase rachou a categoria. Em 2020, uma nova necessidade de fortalecer o esporte surgiu, por conta da pandemia de Covid-19, alguns acordos pontos precisavam ser mudados, mas tudo que envolve dinheiro, acaba dificultando as negociações.

A Haas era a equipe que mais ameaçava deixar a competição, principalmente por conta da disparidade entre os times, mas agora o time se compromete a permanecer por mais cinco anos e é a oportunidade para se desenvolver, justamente por pensar no longo prazo.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo