ColunistasDestaquesFórmula 1
Tendência

MORENO: O Rei das Nanicas

Vencer pilotando um carro de ponta é tarefa aparentemente fácil, agora fazer milagres com carros horríveis de equipes nanicas não é para qualquer um.

Roberto Moreno foi um daqueles pilotos que perambulou por várias equipes que de tão nanicas fariam a Caterham e HRT parecerem times grandes.

A saga do brasileiro começa em 1987 na AGS, disputou 2 provas Japão e Austrália e conseguiu o milagre de pontuar em Adelaide chegando em 6º lugar com um carro que nada mais era que um F-3000 adaptado para a F1.

A aventura continuou em 1989, mesmo após o título da F-3000 no ano anterior, teve que se contentar com a italiana Coloni, conseguindo classificar o sofrível carro para apenas 4 etapas não completando nenhuma e tendo como melhor lembrança o 15º lugar no grid em Portugal, nada mal para um bólido que sofria para passar da pré-classificação.

1990 na Eurobrun conseguiu a proeza de classificar-se a frente da Ferrari de Nigel Mansell com a 16ª posição no grid da abertura do campeonato em Phoenix, claro que Mansell teve problemas na sexta-feira e no sábado choveu, mas largar de Eurobrun à frente de uma Ferrari é feito digno de nota. Após isso conseguiu colocar o carro no grid apenas em Imola.

Após passagens pela Benetton, Jordan e Minardi entre 1990 e 1991, chegou a uma das equipes mais sofríveis da categoria em 1992, a Andrea Moda. O milagre da vez foi colocar o carro no grid em Mônaco, única vez que um carro da equipe largou em um GP.

Fechando a saga nas equipes nanicas disputou toda a temporada de 1995 pela Forti Corse, e como não havia mais pré-classificação passou a lutar contra o limite de 107% do tempo do pole, melhor posição de largada 20º lugar na Austrália, melhor posição em corrida 14º lugar na Bélgica.

Chegava ao fim a aventura do persistente Moreno na F1, sem dúvida um batalhador.

lll As nanicas defendidas por Moreno:

lll AGS

AGS JH22 – Fonte: Cristiano Seixas

lll Coloni

Coloni FC188B- Fonte: Cristiano Seixas
Coloni FC188B – Fonte: StatsF1.com
Coloni FC189 – Fonte: StatsF1.com

lll Eurobrun

ER189B – Fonte: Cristiano Seixas
Eurobrun ER189B – Fonte: StatsF1.com

lll Andrea Moda

Andrea Moda S921 – Fonte: StatsF1.com

lll Forti Corse

Forti FG01-95 – Fonte: Cristiano Seixas
Forti FG01-95 – Fonte: StatsF1.com
Mostrar mais

Cristiano Seixas

Wikipédia da Fórmula 1, um dos maiores intelectuais do automobilismo, Cristiano Seixas é um dos mais antigos apoiadores dos produtores de conteúdo e deixa aqui no BP uma pequena porção do seu conhecimento para as futuras gerações!

Um Comentário

  1. Se o cara tivesse corrido por uma Minardi ou até mesmo uma Larrousse, teria sido campeão.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading