ColunistasExtreme EFórmula E

Nico Rosberg também terá equipe própria na Extreme E

A Extreme E anunciou no fim desta quarta-feira (21) que Nico Rosberg entrará na categoria off-road de sua própria equipe, a Rosberg Xtreme Racing (RXR). A competição terá início em janeiro de 2021.

O Campeão Mundial de Fórmula 1 de 2016 e empreendedor de sustentabilidade, Nico Rosberg, apresenta a equipe como uma evolução da Equipe Rosberg, fundada em 1994 pelo pai de Nico e Campeão Mundial de Fórmula 1 de 1982, Keke Rosberg. 

A RXR se baseia no sucesso da equipe no DTM (Touring Car Masters alemão), bem como na carreira de Nico Rosberg pós-F1 como empresário no campo da mobilidade sustentável.

Desde que se aposentou da Fórmula 1, Rosberg investiu em inúmeras empresas de sucesso na área de sustentabilidade e foi também um dos primeiros investidores e acionistas da Fórmula E. Foi ele quem apresentou o Gen2 publicamente no ePrix de Berlim na temporada 4.

Com seu compromisso empresarial, Rosberg apóia empresas que oferecem soluções inovadoras para a construção de uma sociedade sustentável. Em 2019, Rosberg fundou o GREENTECH FESTIVAL, uma plataforma global para mostrar as tecnologias verdes pioneiras.

RXR e Extreme E compartilham o compromisso de educar e inspirar o público a agir na luta contra a mudança climática, tanto internacionalmente quanto localmente, através do calendário de cinco etapas que abrange quatro continentes. 

O compromisso da equipe se estende a atividades e projetos fora da pista com instituições e iniciativas de alto nível que geram um impacto social e ambiental mensurável nos locais remotos que o Extreme E está programado para visitar. 

Um dos primeiros projetos que a RXR apoiará em sua temporada de abertura é uma iniciativa da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco, que trabalha com comunidades rurais no Senegal para monitorar os recursos hídricos disponíveis e a situação da vegetação.

LEIA TAMBÉM:  Lewis Hamilton surpreende e anuncia equipe própria na Extreme E

Sobre o anúncio da equipe, Nico Rosberg disse: “Estamos entusiasmados em revelar a Rosberg Xtreme Racing como a mais recente adição à Extreme E. A série representa uma oportunidade incrível não apenas para promover a conscientização, mas também para inspirar ações na luta contra a mudança climática – a maior ameaça ao nosso planeta hoje”.

“Desde que me aposentei da F1, tenho dedicado minha carreira às tecnologias sustentáveis para poder combinar estes esforços com minha paixão por corridas é incrivelmente gratificante”. 

Não foi divulgado se o alemão será um dos pilotos da equipe ou suas atribuições nela.

Alejandro Agag, Fundador e CEO da Extreme E, disse: “Estamos extasiados por finalmente anunciar que Rosberg Xtreme Racing se juntará à nossa equipe para a primeira temporada da Extreme E”. 

“Estamos falando sobre este projeto há muitos meses e estamos entusiasmados por ele ter escolhido Extreme E para seu retorno formal ao automobilismo como Fundador e CEO de sua própria equipe de corrida. Há claramente uma grande sinergia entre os esforços de Nico no campo da sustentabilidade e os objetivos do Extreme E, portanto, sua equipe é uma adição extremamente bem-vinda à série”, completou Agag.

RXR é a nona equipe a assinar o Extreme E, que vai correr no início de 2021 em cinco locais remotos; ártico, deserto, floresta tropical, geleira e costeira; que já estão danificados ou severamente ameaçados pela mudança climática de uma série de questões sérias, incluindo o derretimento das calotas de gelo, desmatamento, desertificação e elevação do nível do mar.

As equipes correrão num SUV elétrico chamado ODYSSEY 21, que pode ir de 0-100km/h em 4,5 segundos, em desníveis de até 130 por cento. Ele é fabricado pela Spark Racing Technology, com uma bateria produzida pela Williams Advanced Engineering, uma estrutura tubular de liga de aço reforçada com nióbio, e pneus projetados pela Continental Tyres, que são os mais extremos que a empresa já produziu.

Coincidindo com a entrada da equipe em Extreme E, fabricante líder de catamarãs de luxo ecológico Sunreef Yachts e o presidente da empresa, Francis Lapp, ampliaram sua parceria com Nico Rosberg e agora também são parceiros oficiais da equipe Rosberg Xtreme Racing. Outros parceiros serão anunciados nos próximos meses.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo