ColunistasFórmula EPost

Mercedes retorna ao prata e permanece com Vandoorne e De Vries para a 8ª temporada da Fórmula E

Um dia antes dos testes de pré-temporada, a Mercedes confirmou a sua dupla de pilotos, Nyck De Vries terá a oportunidade de defender o título adquirido na 7ª temporada, enquanto Stoffel Vandoorne terá a chance de obter outros bons resultados.

Está será a última temporada do time alemão na Fórmula E, portanto, eles vão mais uma vez focar na conquista de um novo título, fazer o melhor possível dentro de uma categoria que é tão competitiva.

Nesta temporada a Mercedes volta a utilizar o layout prata no carro que ganhou o nome de Mercedes-EQ Silver Arrow 02. Os carros foram homologados para a 8ª temporada, mas os pilotos vão contar com uma potência extra por conta das mudanças de regras. Para a corrida eles vão trabalhar com 220 kW, enquanto vão contar com 250 kW de potência no Modo Ataque.

LEIA MAIS: Mercedes confirma saída da Fórmula E em 2022, mas reafirma foco na Fórmula 1
Mercedes está usando mais uma vez o prata. De Vries e Vandoorne permanecem na Mercedes por mais uma temporada – Foto: reprodução

Não será um problema para a Mercedes lidar com essas mudanças, faz parte da sua equipe pensar no desenvolvimento. Eles vão usar o mesmo hardware na próxima temporada, mas podendo usar a potência extra na busca por ter mais exito em suas conquistas.

“Isso fez parte do nosso trabalho quando optamos por uma plataforma homologada por duas temporadas”, disse Pierre Godof, que faz parte da área de Powertrains da Mercedes. “Parte dos nossos testes de durabilidade incluiu o ciclo de trabalho para a 8ª temporada, que vemos como a segunda metade de uma longa temporada para todos os efeitos. É por isso que, desde o início, projetamos um powertrain para que também pudesse ser usado na 8ª temporada” 

Ainda será uma longa temporada de desenvolvimento, aperfeiçoando o software, além de aumentar a compreensão dos pneus para tirar mais proveito do equipamento. É o último ano com o Gen2 antes da introdução dos novos carros da categoria.

A Mercedes esteve nesta manhã em Valência realizando os primeiros testes da pré-temporada – Foto: reprodução Mercedes

“O carro está homologado. Então sua geometria básica é fixa, mas ainda há algum trabalho que pode ser feito no que diz respeito ao acerto mecânico do carro. Podemos fazer mais desenvolvimentos para configurar conforme nossa compreensão aumenta. É no que estamos trabalhando em particular para a 8ª temporada, mas também estamos olhando para o mapeamento da unidade de potência, em como integramos esses sistemas ao carro e como podemos desenvolver o software e aumentar a nossa compreensão dos pneus para que possamos tirar ainda mais proveito dele”, disse o diretor técnico da equipe, Nick Chester.

Está será a terceira temporada da Mercedes com Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries, mesmo com a demora para confirmar os pilotos, seria mais sensato para o time permanecer com a dupla por mais um ano.

O time liderado por Ian James definiu que os objetivos da Mercedes são os mesmos para este ano: “Estamos entrando na 8ª temporada cheios de entusiasmo e expectativas. Estamos todos ansiosos para começar de novo, mas não acho que a nossa abordagem esteja prestes a mudar agora, em termos de deixar de ser caçador para ser a caça. Continuamos enfrentando os mesmos desafios dos anos anteriores e o fato de termos ganhado o campeonato no ano passado, não significa nada neste novo momento. Sabemos que os nossos adversários são fortes, será uma outra batalha.”

Os testes de pré-temporada tiveram início nesta segunda-feira. A primeira corrida que dará início da temporada 2021/22 será disputada na Arábia Saudita entre os dias 28 e 29 de janeiro.

Escute o nosso podcast sobre Frank Williams! 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo