ColunistasFórmula 1Post

Mercedes erra feio no pit-stop após confusão no rádio

A Mercedes não é o tipo de time que comete erros, na realidade ao logo dos finais de semana a equipe se destaca com o tipo de leitura feita durante as provas e a tomada de decisão certeiras, mas desta vez no GP de Sakhir as coisas saíram um pouco do controle.

George Russell e Valtteri Bottas estavam dominando a prova, foram a única dupla entre os dez primeiros que conseguiu se classificar com os pneus médios. O time alongou o primeiro stint, dando sinal que só realizaria uma parada pois estavam confortáveis na pista. Na volta 45, a Mercedes trabalhou com o pit-stop de Russell, quando Bottas parou pouco depois, neste momento a dupla passou a utilizar os pneus duros, indicando que não realizariam uma segunda parada.

No entanto Jack Aitken bateu e a asa dianteira do seu carro ficou pela pista provocando a entrada do Safety Car. A Mercedes optou por realizar outra parada e foi quando a confusão se deu nos boxes da equipe. Uma falha no rádio fez com que o lado de Russell nos boxes não preparasse os pneus para a troca, mas o lado de Bottas trabalhou normalmente.

Confira: Volta por Volta – Pérez conquista vitória e Russell garante os primeiros pontos em Sakhir

Os carros estavam perto da entrada dos boxes quando o Safety Car foi acionado e a decisão de parar mais uma vez foi tomada. Os pneus não estavam preparados, Russell entrou e eles tinham os pneus dele para a parte traseira, mas os mecânicos da frente estavam só com os compostos de Bottas preparados.

O time percebeu a confusão imediatamente com Bottas, o piloto que realizaria a troca para os pneus médios, teve os compostos duros reinstalados e ele foi até o fim da corrida com eles. Russell precisou retornar mais uma vez para os boxes para voltar trabalhar com a configuração correta. A FIA entendeu a confusão e multou a equipe com € 20.000, escapando de uma penalização mais rígida onde seria possível optarem pela desclassificação.

Após as explicações os comissários entenderam a falha no rádio, a Mercedes resolveu o problema em uma volta e o resultado dos dois pilotos foi comprometido. O artigo que fala sobre a troca dos pneus deve ser revisto pois como uma situação assim não tinha acontecido ainda perceberam que existe uma brecha neste regulamento.

Confira: GP do Bahrein – Estratégias no pit-stop das equipes e a troca ‘fantasma’ de Bottas

Na corrida passada no Bahrein, a Mercedes não realizou a troca total dos compostos do piloto, mas como nesta ocasião o time instalou pneus da mesma especificação no carro de Bottas e o regulamento prevê este tipo de troca, eles não foram contestados.

Confira o nosso podcast sobre a corrida! 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading