ColunistasFórmula EPost

Mercedes começa 8ª temporada da Fórmula E na liderança

A Mercedes abriu a temporada na liderança, o primeiro ePrix do ano contou com uma dobradinha do time alemão. De Vries aproveita o momento para iniciar a defesa do título que conquistou na temporada passada, o piloto superou Jake Dennis e Stoffel Vandoorne para vencer em Diriyah.

A classificação da dupla foi muito forte, apenas por conta de um pequeno erro, De Vries ficou impossibilitado de duelar pela pole. O piloto holandês fez uma boa largada, começou a corrida da terceira posição, depois partiu para o ataque de Dennis, se estabelecendo no segundo lugar. Enquanto isso, Vandoorne liderava a corrida, coordenando o ritmo para evitar os ataques do companheiro de equipe.

Vandoorne comprometeu a sua própria corrida quando não conseguiu ativar o segundo modo ataque. O belga liderava a prova, mas De Vries passou por ele depois que a tentativa de obter a potência extra foi frustrada, com a distância estabelecida, Vandoorne não pode recuperar a posição. Seria a sua terceira vitória na Fórmula E.

“Eu só tenho que lamentar. Eu pratico isso nas sessões de treinos livres, e sempre consegui pegar em todos. Então, obviamente na corrida não entendi. A culpa é minha e foi aí que perdi a corrida hoje.”

A dupla da Mercedes conseguiu estabelecer uma distância confortável para o terceiro colocado, administrando o restante da corrida, para cumprir a prova. A dupla que recebeu o fanboost por votação popular, fez o acionamento juntos, para que não fosse possível um duelo ocorrer entre eles.

De Vries e Vandoorne se enfrentaram desde a classificação, quando tiveram que disputar a semifinal um contra o outro. O belga infelizmente é um pouco azarado, mas começou o ano muito bem. A próxima disputa em Diriyah pode ser bem interessante para o time, mas eles precisam fazer uma boa classificação e evitar erros se chegarem nas voltas lançadas.

A prova contou com pouco mais de 50 minutos de duração, em decorrência do Safety Car provocado por uma batida entre Oliver Rowland e Robin Frijns.

Os pilotos não tiveram nenhum problema para gerenciar as baterias, mesmo com o tempo extra de prova, algo que foi até mesmo mencionado por De Vries ao final da corrida. No passado parte da energia era debitada depois de um período em Safety Car, agora um tempo de prova é adicionado, para que o público possa ver mais ação na pista.

Os líderes têm um pouco mais de vantagem nessa coordenação para gerenciar as baterias, pois são eles que vão ditar o ritmo da prova. Nesta primeira etapa em Diriyah vimos muitas disputas, principalmente aquelas travas no pelotão intermediário.

LEIA MAIS: De Vries abre 8ª temporada da Fórmula E com vitória em Diriyah

A Mercedes abre o campeonato com 46 pontos, De Vries é o atual líder com 25 pontos, contra 21 de Vandoorne e 15 de Jake Dennis. É apenas o início da temporada e sabemos que a Fórmula E é bem competitiva, mas nada melhor do que começar um campeonato vencendo, após encerrar o outro na liderança.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading