ColunistasGirls On TrackPost

Maya Weug conquista vaga na Academia de Pilotos Ferrari, pelo programa #GirlsOnTrack

Nesta sexta-feira (22) a academia de jovens piloto Ferrari, junto com a FIA, realizou o anúncio da pilota que foi selecionada a partir do programa #GirlsOnTrack, após passarem por diversos testes e avaliações, eles vão seguir o programa com Maya Weug, de 16 anos, filha de pai holandês e mãe belga, ela teve a maior pontuação em desempenho de todos os tempos da Academia.

Weug terá o suporte para competir no campeonato de Fórmula 4 na Europa, assim como o contrato de um ano com a academia de jovens pilotos Ferrari, desfrutando de todo o seu programa de treinamento, ela é a primeira mulher a fazer parte da academia de jovens pilotos da Ferrari. É um momento muito esperado, já que vemos uma manobra de mudar a base e dar mais oportunidade para as meninas, tornando o automobilismo uma opção para as garotas que desejarem participar deste esporte.

A seleção começou ainda em 2020, vinte meninas de cinco continentes foram convidadas para uma primeira seleção que ocorreu em Paul Ricard, na França. Depois desta avaliação, doze pilotas seguiram no programa para mais uma bateria de testes, que estavam além do treinamento físico, elas precisaram desenvolver diversas áreas importantes para o automobilismo, como psicológico, nutrição e atividades com a mídia. O programa seguiu com as garotas que apresentaram o melhor desempenho

A última fase que foi adiada para o início de 2021 para não prejudicar as avaliações, após uma das competidoras ser contaminada com o Covid-19. A seletiva final contou com quatro finalistas, Antonella Bassani, Doriane Pin, Julia Ayoub e Maya Weug. Estas garotas passaram por uma nova bateria de testes na academia de jovens pilotos Ferrari, em Maranello, conhecendo a pista de Fiorano e após a análise destes dados chegaram ao resultado anunciado hoje. Weug apresentou bons números nesta avaliação.

Maya Weug conquista vaga na Academia de Pilotos Ferrari – Foto: FIA

É um momento histórico, ainda que o caminho até a Fórmula 1 seja longo. O programa testou as meninas como pilotas, buscando explorar o seu potencial máximo e desta forma entendemos que a trajetória também precisa ser mudada.

As brasileiras Julia Ayoub, de 15 anos, e Antonella Bassani, de 14, foram até a última fase da seletiva com muita determinação. As gatoras estavam empolgadas com o programa e a oportunidade de participar das atividades. Mesmo não conseguindo a vaga, participar de um programa assim pode abrir muitas portas. 

O programa segue em 2021, a ideia é que uma nova seletiva aconteça neste ano para que outra menina também possa ter a chance de participar da academia da jovens pilotos da Ferrari e assim a base ganhar ainda mais força.

Confira a nossa primeira conversa com as brasileiras que participaram do #GirlsOnTrack

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo