ColunistasFórmula 1Post

Max Verstappen supera dupla da Mercedes e lidera TL2 na França

Para encerrar as atividades da Fórmula 1 nesta sexta-feira, Max Verstappen superou a dupla da Mercedes em Paul Ricard para ficar com a liderança da sessão. Durante o TL2 os pilotos se dividiram para testar principalmente os pneus médios e macios estabelecendo as voltas rápidas e já se preparando para a classificação, mas também estavam verificando a durabilidade dos compostos para a utilização na corrida.

O holandês que está em disputa direta com Lewis Hamilton anotou 1m32s872 para garantir a ponta. Valtteri Bottas liderou boa parte da sessão, mas fechou o dia com 1m32s880 no segundo lugar. Enquanto Lewis Hamilton foi o terceiro colocado com 1m33s125.

Fernando Alonso e a Alpine são a grande surpresa neste início, o espanhol ficou com o quarto lugar e Esteban Ocon fechou o dia em sexto. A Alpine ainda é uma incógnita em desempenho, mas neste retorno ao autódromo está chamando muita atenção, principalmente por manter a performance do TL1.

A dupla da Ferrari apareceu entre os dez, Charles Leclerc ficou com a quinta posição, enquanto Carlos Sainz foi o oitavo colocado. Superaram a dupla da McLaren, equipe com quem estão travando uma briga importante. Lando Norris ficou com o décimo lugar, enquanto Daniel Ricciardo foi apenas o décimo quarto lugar.

LEIA MAIS: Mercedes domina ponta no TL1, com Valtteri Bottas ocupando a primeira posição em Paul Ricard

Kimi Raikkonen foi o nono colocado, a Alfa Romeo também está tentando ficar entre os dez. Mas vale dizer que nesta sequência não tivemos Sergio Pérez no Top-10.

A grande questão da sessão está ligada as lombadas que foram colocadas em alguns trechos da pista e alguns pilotos pegaram elas durante os dois treinos de sexta-feira. As equipes estão pressionando a FIA por mudanças, pois os danos nos carros acabam gerando custos.

Saiba como foi o Segundo Treino Livre em Paul Ricard

Quando a atividade começou, a temperatura na pista estava na casa dos 48°C, com 27°C no ambiente. As temperaturas se elevaram com relação a primeira sessão.

Nesta segunda atividade George Russell retomou o assento na Williams, após Roy Nissany testar no TL1.

Os pilotos que deixavam os boxes estavam principalmente usando os pneus médios, enquanto apenas a dupla da Aston Martin estava com os pneus macios. Alonso e Latifi foram liberados com os pneus duros.

Bottas logo assumiu a liderança da sessão ao anotar 1m32s880, seguido por Max Verstappen com 1m33s882 e Sergio Pérez com 1m34s125. Mas pouco tempo depois Hamilton superou a dupla da Red Bull e ficou com o segundo lugar ao anotar 1m33s289.

Com menos de quinze minutos de atividade, Max Verstappen passou por uma zebra e danificou o carro, desta forma o holandês retornou para os boxes. Durante a transmissão os rádios entre a FIA e as equipes estão ganhando destaque, principalmente após os danos que os carros estão sofrendo por conta das alterações feitas no circuito.

Em vinte minutos de atividade, os dez primeiros eram: Bottas, Hamilton, Verstappen, Pérez, Ocon, Gasly, Alonso, Leclerc, Norris e Sainz. A dupla da Ferrari estava um pouco mais apagada nestas atividades, mas a dupla estava no Top-10.

Se aproximando da conclusão da primeira meia hora, Bottas, Pérez e Ocon instalaram os pneus macios para completar mais algumas voltas. O piloto da Alpine estava na terceira posição, melhorando o seu tempo para 1m33s821.

Grande parte do grid partiu para a utilização dos pneus macios. Hamilton permaneceu na segunda posição, mas anotou 1m33s125. Nesta última meia hora de atividade, Alonso respondeu para assumir a terceira posição, seguido por Kimi Raikkonen e Esteban Ocon. No entanto, Max Verstappen após completar a volta de saída dos boxes com os pneus macios, apareceu bem veloz na pista, dominou o primeiro setor, melhorou o segundo e mesmo com um terceiro setor não tão bom, pegou a ponta quando cravou 1m32s872.

Restando 20 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Bottas, Hamilton, Alonso, Leclerc, Ocon, Gasly, Sainz, Raikkonen e Norris. Fernando Alonso estava separado por menos de 0s468 do líder da atividade, garantindo o quarto lugar. 

E aos poucos a Ferrari foi aparecendo na pista Leclerc assumiu o quarto lugar, com Carlos Sainz em oitavo.

Nos últimos minutos de sessão os pilotos aproveitaram para realizar a simulação de corrida, aproveitando para aproveitar a pista no mesmo horário que será a classificação e a largada da prova.

A aderência da pista ainda é uma questão, tanto nas voltas rápidas, quanto nos giros em modo de simulação de corrida, os pilotos perdiam um pouco da traseira dos carros e extravasavam os limites de pista. 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

  1. Olá, pessoal do BP! Sim, ouvi na transmissão que a Red Bull poderia gastar 100 mil dólares só para consertar esses danos de hoje no carro do Vespa. Esses obstáculos tem que ser repensados.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo